O PERU DO VELHO, E A GALINHA DA VELHA

 

          Zecão estava nos seus 80 anos de idade. Era viúvo, os filhos moravam longe, netos pertos não existiam, de modo que ele estava completamente só. Como  fora  sempre  uma pessoa muito saudável, ainda parecia estar bastante forte. Criava porcos  e fazia uma    pequena rocinha. Detestava galinha  porque, segundo ele, ciscava  tudo  e   comia  todas  as plantações . Criava apenas um peru a que deu o nome de Gigolô.

 

          Ali  perto também morava uma velha.Também não tinha ninguém por ela, de maneira que ela também vivia sozinha. Ao contrário do velho, Zenilda (era o nome da velha) gostava de criar galinhas. As galinhas ficavam soltas na rua e enchiam o saco de todos  os  vizinhos. De todas as galinhas uma lhe era muito especial. Era uma galinha branca, bem grande, bem viçosa. Era o xodó da velha. Ela vendia qualquer galinha e matava qualquer uma, mas aquela, ela não dispunha por dinheiro algum. Deu até um nome para esta galinha:Comadre.

 

          De vez em quando as galinhas de Zenilda escapavam e iam atormentar os   vizinhos. O corre-corre atrás das galinhas era quase todos os  dias. O velho    faltava  ficar  doido quando aparecia uma galinha da Zenilda na casa  dele. Ele só gostava  de galinha no prato. Por outro lado o Peru do Zecão de vez em quando escapava  e  ia atormentar  as  galinhas da Zenilda. E assim os dois vizinhos viviam brigando.O Peru gostava mesmo era de atacar a galinha Comadre. A coitada morria de medo do Peru do   velho.  Bastava  ele  apontar a

cabeça  vermelha na porta que ela caía fora.

 

          Este lenga-lenga demorou alguns anos. Até que um dia um fato extraordinário  aconteceu: O Peru do velho adentrou a casa da velha, bateu no   galo até matar, depois  foi  batendo em todas as galinhas que fossem aparecendo. Até a Comadre apanhou   muito. Zenilda não teve jeito: matou o Peru do velho e comeu  durante a semana inteira.Comia o Peru do velho com o maior desejo. Até chupava os ossinhos do bicho.

 

          Zecão pressentiu logo a falta do Peru. Procurou de um lado e outro e nada. Ninguém sabia dele. Ele prejulgou que  poderia  ser    Zenilda,  pois  era  a  única   pessoa  que  não gostava do Peru dele, mas sem prova não poderia fazer nada. O jeito  foi ficar sem o Peru.

 

 

          Passado alguns dias ele viu as penas do Peru no fundo do quintal  de  Zenilda. Teve então a certeza de que tinha sido ela  que  dera  fim no  seu Peru, mas já era tarde. Ele prometeu fazer a vingança.

 

          Não demorou muito tempo e a Comadre escapou  do quintal  de Zenilda e   passou para a casa do Zecão. Foi o quanto bastou. Zecão correu atrás da galinha da   Zenilda, matou-a e comeu-a todinha. A mulher tinha uma galinha tão saborosa que Zecão comeu tudo de uma só vez, chupou até o caldinho, depois ainda lambeu os ossinhos.

 

          Zenilda sentiu a falta da galinha no final da tarde. Pressentiu que só poderia ter sido  Zecão que dera fim na Galinha dela e foi lá tomar  satisfação. A  velha falou, falou, gritou, gritou e disse que só poderia ter sido ele que matara a sua galinha. Zecão ouviu tudo e disse que tinha sido ele mesmo, que tinha comido a galinha dela no almoço, do mesmo modo que ela comera o Peru dele e ele tinha prova disto. A briga foi feia com os dois  vizinhos e acabou indo para o juiz do município para julgar o ocorrido.

 

          O juiz não deu conta de resolver o problema  sozinho e  convocou um júri  popular para fazer o julgamento. Quem teria razão: Zenilda que comeu o Peru do Zecão ou Zecão que comera a galinha da Zenilda. Reflita bem o leitor e tire a conclusão final.