INSTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR – IAESB

FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS – FASB

CURSO DE ENFERMAGEM

 

 

Adilson Rodrigues da Silva

Daize de Souza Rodrigues

Danielle Ullmann

Edmilson Rodrigues da Silva

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O perfil dos usuários do programa de hiperdia em uma unidade de saúde da família.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BARREIRAS

 2013


Adilson Rodrigues da Silva

Daize de Souza Rodrigues

Danielle Ullmann

Edmilson Rodrigues da Silva

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O perfil dos usuários do programa de hiperdia em uma unidade de saúde da família.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BARREIRAS

2013

SUMÁRIO

1 – Introdução.............................................................................................................04

2 – Objetivo Geral.......................................................................................................08

3 – Objetivos Específicos...........................................................................................08

4 – Justificativa do Projeto..........................................................................................08

5 – Folha de Rosto (anexo)........................................................................................09

6 – Metodologia da Pesquisa.....................................................................................09

6.1 - Tipo de Estudo...................................................................................................09

6.2 - População..........................................................................................................10

6.3 - Sujeitos da Pesquisa (Amostra).........................................................................10

6.4 - Instrumento de Coleta dos Dados (anexar ao projeto)......................................11

6.5 - Descrição da Coleta dos Dados.........................................................................11

6.6 - Descrição da Análise dos Dados.......................................................................11

6.7 - Critérios de Inclusão dos Sujeitos......................................................................11

6.8 - Critérios de Exclusão dos Sujeitos.....................................................................11

6.9 - Retorno dos Benefícios para a População.........................................................12

7 - Ética em Pesquisa com Seres Humanos (Res. 196/96) ......................................12

8 - Resultados Esperados..........................................................................................12

9 - Considerações......................................................................................................12

9.1 - Autorização da Instituição (Carta de Aceite Institucional) .................................12

9.2 - Análise crítica de riscos e benefícios dos sujeitos.............................................12

9.3 - Duração total da pesquisa (cronograma)...........................................................13

9.4 - Explicitação dos critérios para suspender ou encerrar a pesquisa....................13

9.5 - Declaração de publicidade dos dados da pesquisa sejam eles favoráveis ou não..............................................................................................................................14

9.6 - Orçamento financeiro detalhado........................................................................14 Referências Bibliográficas..........................................................................................16

1-    Introdução:

HIPERDIA é um Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à hipertensão arterial e ao Diabetes Mellitus, em todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde, gerando informações para os gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde (BRASIL, 2012).

O sistema Hiperdia foi desenvolvido com objetivos principais de permitir o monitoramento dos pacientes atendidos e cadastrados na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde (SUS) e gerar informações para a aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de maneira sistemática, a estes pacientes (FERREIRA; FERREIRA apud SES).

Além do cadastro, o Sistema permite o acompanhamento, a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos, ao mesmo tempo que, a médio prazo, poderá ser definido o perfil epidemiológico desta população, e o consequente desencadeamento de estratégias de saúde pública que levarão à modificação do quadro atual, a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e a redução do custo social (BRASIL, 2012).

A base de dados do sistema hiperdia é extensa e permite realizar um diagnostico da população acometida por diabetes e hipertensão arterial, estratificada por estado e cidade. Entretanto, pode-se verificar que as unidades básicas de saúde, muitas vezes, não tem conhecimento do perfil de seus usuários e, por esse motivo, não abordam esta população com efetividade (LIMA; SCHWARTZ; MUNIZ; ZILLMER; LUDTKE, 2011).

A doença cardiovascular representa hoje no Brasil a maior causa de mortes; o número estimado de portadores de Diabetes e de Hipertensão é de 23.000.000; cerca de 1.700.000 pessoas têm Doença Renal Crônica (DRC), sendo o diabetes e a hipertensão arterial responsável por 62,1% do diagnóstico primário dos submetidos à diálise (BRASIL, 2006).

A hipertensão caracteriza-se por elevação intermitente ou constante da pressão arterial diastólica ou sistólica. Aferições repetidas da pressão arterial indicando níveis acima de 140/90mmHg confirmam o diagnóstico de hipertensão (WILKINS; WILLIAMS, 2006)

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um problema grave de saúde publica no Brasil e no mundo. Ela é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais, sendo responsável por pelo menos 40% das mortes por acidente vascular cerebral, por 25% das mortes por doença arterial coronariana e, em combinação com o diabete, 50% dos casos de insuficiência renal terminal. Com o critério atual de diagnostico de hipertensão arterial (PA 140/90 mmHg), a prevalência na população urbana adulta brasileira varia de 22,3% a 43,9%, dependendo da cidade onde o estudo foi conduzido (BRASIL, 2006).

Segundo Lessa (2010), a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) silenciosa é a mais prevalente doença vascular no mundo e o mais potente fator de risco para doenças cerebrovasculares, predominante causa de morte no Brasil. Em 2008, 2.969 óbitos por doenças isquêmicas do coração; portanto, a importância social da HAS é incontestável.

O DM é uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. Caracteriza-se por hiperglicemia crônica com distúrbios do metabolismo dos carboidratos, lipídeos e proteínas. As consequências do DM, a longo prazo, incluem disfunção e falência de vários órgãos, especialmente rins, olhos, nervos, coração e vasos sanguíneos(BRASIL, 2002).

O diabetes tem sido classificado de diversas maneiras. Os diferentes tipos de Diabetes Melito variam segundo a etiologia, evolução clinica e tratamento. As principais classificações do diabetes são diabetes do tipo 1 e diabetes do tipo 2 (BRUNNER; SUDDARTH, 2009).

Segundo BRUNNER e SUDDARTH (2009), o diabetes do tipo 1 caracteriza-se pela destruição da células beta pancreáticas. Acredita-se que fatores genéticos, imunológicos e possivelmente ambientais (p. ex., virais) combinados contribuam para a destruição da célula beta. Embora os eventos que levam à destruição da célula beta não sejam compreendidos, em geral é aceito que uma suscetibilidade genética é um fator subjacente comum no desenvolvimento do diabetes do tipo 1. As pessoas não herdam o diabetes do tipo 1, mas sim possuem predisposição ou tendência genética para desenvolver o diabetes do tipo 1.

No diabetes do tipo 2, as pessoas apresentam sensibilidade diminuída à insulina (chamada de resistência à insulina) e funcionamento prejudicado das células beta, resultando em produção diminuída de insulina. O diabetes do tipo 2 afeta aproximadamente 90 a 95% das pessoas com a doença (BRUNNER e SUDDARTH, 2009).

Segundo Brasil (2006), o termo tipo 2 é usado para designar uma deficiência relativa de insulina. A administração de insulina nesses casos, quando efetuada, não visa evitar cetoacidose, mas alcançar controle do quadro hiperglicêmico. A cetoacidose é rara e, quando presente, é acompanhada de infecção ou estresse muito grave.

Para Saúde (2002), Resulta, em geral, de graus variáveis de resistência à insulina e de deficiência relativa de secreção de insulina. O DM tipo 2 é, hoje, considerado parte da chamada síndrome plurimetabólica ou de resistência à insulina e ocorre em 90% dos pacientes diabéticos.

O diabetes apresenta alta morbi-mortalidade, com perda importante na qualidade de vida. É uma das principais causas de mortalidade, insuficiência renal, amputação de membros inferiores, cegueira e doenças cardiovasculares. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou em 1997 que, após 15 anos de doença, 2% dos indivíduos acometidos estarão cegos e 10% terão deficiência visual grave. Além disso, estimou que, no mesmo período de doença, 30 a 45% terão algum grau de retinopatia, 10 a 20%, de nefropatia 10 a 35% terão desenvolvido doença cardiovascular (BRASIL, 2006).

Algumas das complicações mais frequentes decorrentes dessas patologias são: infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral, a insuficiência renal crônica, a insuficiência cardíaca, as amputações de pés e perna, a cegueira definitiva, os abortos e as mortes pré-natais (BRASIL, 2003).

Segundo Saúde (2002), para detectar, estabelecer diagnóstico, identificar lesões em órgãos-alvo e/ou complicações crônicas e efetuar tratamento adequado para a HAS e o DM caracterizam-se como um verdadeiro desafio para o Sistema Único de Saúde (SUS), as sociedades científicas e as associações de portadores, pois são situações que necessitam de intervenção imediata, pela alta prevalência na população brasileira e pelo grau de incapacidade que provocam .

Com base no exposto, compreende-se a necessidade do desenvolvimento de programas de atenção básica, destinados à prevenção, identificação e acompanhamento dos casos de hipertensão arterial e diabetes. Para tanto, o Ministério da Saúde desenvolveu o plano de reorganização da atenção à Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e ao Diabetes Melitos (DM), no ano de 2000, e com ele iniciou-se a inscrição nacional destes indivíduos no sistema de cadastramento e acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos (Hiperdia) e programa nacional de assistência farmacêutica pra a HAS e o DM (SAÚDE, 2006).

O presente estudo tem como objetivo descrever o perfil dos hipertensos e diabéticos cadastrados no programa hiperdia na USF-XI, no município de Barreiras-BA trata-se de um estudo do tipo quantitativo de natureza exploratória, transversal e descritivo, com análise documental, visto que esse tipo de pesquisa se adequa às necessidades impostas pelos objetivos da pesquisa.

2-    Objetivo Geral:

      Descrever o perfil dos hipertensos e diabéticos cadastrados no programa hiperdia na USF no município de Barreiras – BA.

3-    Objetivos Específicos:

 

      Identificar o nº de pacientes cadastrados no programa hiperdia;

      Classificar os pacientes hipertensos e os diabéticos e hipertensos/diabéticos;

      Caracterizar a faixa etária e gênero que apresenta maior incidência de hiperdia nos cadastrados;

      Traçar o perfil sociodemográfico e cultural dos hipertensos e diabéticos na amostra;

      Especificar quanto aos riscos cardiovascular.

 

4-    Justificativa:

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus (DM) fazem parte de uma classe de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), representando, de forma mútua, uma das principais causas de óbitos em todo o país. No caso do Brasil, existem fatores que dificultam a implantação de programas de prevenção e combate a estas enfermidades, como a desigualdade social, somada à dimensão continental do país. (ASSUNÇÃO; MALFATTI, 2011).

Diante do conhecimento da magnitude do problema no Brasil e na Bahia, através dos estudos apresentados por meio de comunicação e trabalhos acadêmicos científicos, levou-se ao questionamento sobre o perfil dos usuários do hiperdia, justificando a realização da pesquisa, em função dos grandes índices de pacientes diabéticos e hipertensos no Brasil.

O estudo tem como finalidade descrever o perfil dos pacientes cadastrados no Programa Hiperdia, o qual avalia os pacientes hipertensos e diabéticos de uma comunidade, sendo realizada em um USF da cidade de Barreiras, proporcionando uma maior adesão ao programa, por meio de educação em saúde.

            A importância do estudo se reflete à enfermagem, de forma a contribuir no desenvolvimento do programa e atingir o objetivo dos mesmos, assim ocasionando uma melhor qualidade de vida dos pacientes do programa, como forma de orientar os mesmos a seguirem os cuidados necessários para a própria saúde.

5-    Folha de Rosto (Anexo).

6-    Metodologia Da Pesquisa:

 

6.1- Tipo de Estudo:

 

Trata-se de um estudo do tipo quantitativo de natureza exploratória, transversal e descritivo, com análise documental, visto que esse tipo de pesquisa se adequa às necessidades impostas pelos objetivos da pesquisa.

Para Prestes (2002), o conceito de pesquisa cientifica: investigação feita com a finalidade de obter conhecimento específico e estruturado a respeito de determinado assunto, resultante da observação dos fatos, do registro de variáveis presumivelmente relevantes para futuras análises. Ela é um processo reflexivo, sistemático, controlado e critico que leva a descobrir novos fatos e a perceber as relações estabelecidas entre as leis que determinam o surgimento desses fatos ou a sua ausência.

Segundo Barros e Lehfeld (2000), em sentido amplo, pesquisar significa realizar empreendimentos para descobrir, para conhecer algo. A pesquisa constitui um ato dinâmico de questionamento, indagação e aprofundamento. Consiste na tentativa de desvelamento de determinados objetos. É a busca de uma resposta significativa a uma dúvida ou problema.

A abordagem quantitativa é examinada mais no contexto de uma linguagem. Sem particularizar para o campo da Saúde Pública, procura-se evidenciar a evolução das idéias associadas a esta abordagem na descrição e interpretação de fenômenos biológicos de um modo geral(Minayo; Sanches, 1993).

Para Prestes (2002), a pesquisa exploratória configura-se como a que acontece na fase preliminar, antes do planejamento formal do trabalho. Ela tem como objetivos proporcionar maiores informações sobre o assunto que vai ser investigado, facilitar a delimitação do tema a ser pesquisado, orientar a fixação dos objetivos e a formulação das hipóteses ou descobrir uma nova possibilidade de um enfoque para o assunto. 

            Segundo Cervo e Bervian (2002), o estudo exploratório, designado por alguns autores como pesquisa quase cientifica ou não cientifica é, normalmente, o passo inicial no processo de pesquisa pela experiência e um auxilio que traz a formulação de hipóteses significativas para posteriores pesquisas. A pesquisa exploratória realiza descrições precisas da situação e quer descobrir as relações existentes entre elementos componentes da mesma.

A pesquisa descritiva objetiva conhecer interpretar a realidade sem nela interferir para modificá-la. Ela está interessada em descobrir e observar fenômenos, procurando descrevê-los, classificá-los e interpretá-los. A pesquisa descritiva expõe as características da população alvo ou de determinado fenômeno, mas não tem o compromisso de explicar os fenômenos que descreve. Normalmente ela se baseia em amostras grandes e representativas. Um dos estudos mais utilizados e o transversal, que se baseia na coleta de informações somente uma vez no tempo, no caso da pesquisa, será no momento da analise documental das informações a serrem obtidas (BARROS, 2008).

Segundo Cervo e Bervian (2002), pesquisa documental: são investigados documentos a fim de se poder descrever e comparar usos e costumes, tendências, diferenças e outras características. Estuda a realidade presente, e não o passado, como ocorre com a pesquisa histórica.

6.2- População:

Todos os prontuários dos pacientes cadastrados no programa hiperdia em uma USF no município de Barreiras- BA, perfazendo um total de apróxidamente 60 fichas.

6.3 - Sujeitos da Pesquisa (Amostra):

Hipertensos e diabéticos cadastrados, que frequentaram o serviço de hiperdia no ano de 2010 e 2011, aproximadamente 60 fichas, correspondendo a 100% da população.

    

     6.4 - Instrumentos de Coleta dos Dados (Anexo):

A coleta de dados será realizada, através de um questionário semi-estruturado com perguntas fechadas as quais serão pesquisadas nos prontuários de todos os cadastrados no Programa de Hiperdiada USF XI.

 

      6.5 - Descrição da Coleta dos Dados:

A coleta de dados será iniciada após o projeto passar pela apreciação e aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Faculdade São Francisco de Barreiras. Logo após essa aprovação as pesquisadoras irão ao PSF XI, onde terão contato com a enfermeira, logo depois desarquivará os prontuários dos pacientes de cadastrados no Programa Hiperdia para a realização da pesquisa. A coleta de dados será realizada, através de um questionário semi-estruturado com perguntas fechadas as quais serão pesquisadas nos prontuários. Todo esse processo acontecerá nos meses de agosto e setembro de 2012.

 

    6.6 - Descrição da Coleta Análise dos Dados:

 

A presente pesquisa será realizada no período de 01 a 31.08.12 no PSF XI, situado na rua Dr. Gileno de Sá Oliveira, no município de Barreiras, localizado na Rua Firmino Luiz Ribeiro, nº350 - Loteamento Rio Grande.

Após a coleta de dados nos prontuários selecionados, norteado por um roteiro, estes serão transcritos por categorização, agrupados e quantificados em gráficos e tabelas pelo programa de computação Excel, para posteriormente serem analisados e discutidos  pelas  pesquisadoras.

 

     6.7 - Critérios de Inclusão dos Sujeitos:

 

Serão incluídos na pesquisa todos os prontuários dos pacientes cadastros no programa de hiperdia na UFS – XI, que frequentaram o serviço no período de 2010 e 2011.

     6.8 - Critérios de Exclusão dos Sujeitos:

 

            Serão excluídos da pesquisa os prontuários dos pacientes que não foram cadastrados no programa hiperdia, os que foram cadastrados, mas que não frequentaram o serviço, os que foram cadastrados e tiveram erro no diagnósticos, e os que foram cadastrados fora do período de 2010 e 2011.

   

          6.9 - Retorno dos Benefícios para a População:   

 

Mediante o caráter da pesquisa, os benefícios serão garantidos a partir do momento que artigos serão escritos a partir dos mesmos, auxiliando futuros estudos e pesquisas sobre o assunto. Os dados obtidos serão apresentados na Secretaria Municipal de Saúde do município de Barreiras-BA e na Unidade de Saúde da Família, onde foram obtidos os dados, onde serviços poderão ser aprimorados em prol das pessoas que sofrem com estes agravos.

           7 - Ética em Pesquisa com Seres Humanos (Res. 196/96):

Dado que os sujeitos do estudo são seres humanos, obedeceremos ao previsto na Resolução 196/96 do Ministério da Saúde do Brasil, submetendo-o à análise e julgamento do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB/BA, que é reconhecido pelo Conselho Nacional de Pesquisa com Seres Humanos (CONEP); O presente estudo será também encaminhado para o consentimento da Secretaria Municipal de Saúde de Barreiras.

Após a apreciação e a anuência desses órgãos será iniciada a coleta de dados.

 8 - Resultados Esperados:

    Espera-se que está pesquisa possa delinear o perfil dos usuários do programa de hiperdia em uma unidade de saúde da família – USF do Município de Barreiras – Ba, e torne-se  fonte de literária para futuros pesquisadores.

 9-Considerações:

 

9.1 - Análise crítica de riscos e benefícios dos sujeitos:

 

Não existe risco primário, porém ainda existe o risco do pesquisador divulgar os dados das fichas, para isso a pesquisa será realizada de acordo com as normas da Resolução 196/96. Quando o pesquisador deverá obedecer aos preceitos éticos e legais, garantindo a não divulgação dos dados.

Quanto aos benefícios, os resultados da pesquisa deverão ser divulgados na Secretaria Municipal de Saúde para contribuir no aprimoramento do atendimento aos sujeitos da pesquisa.

    9.2 - Cronograma:

 

Especificação

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Seleção de tema e leitura inicial

X

                 

Definição do objeto de estudo

X

                 

Delimitação do problema

X

                 

Construção de objetivos

 

X

               

Revisão bibliográfica

 

X

X

X

X

X

X

X

X

 

Elaboração da introdução e justificativa

 

X

               

Elaboração da metodologia

 

X

               

Elaboração do termo de consentimento

   

X

             

Entrega do projeto de pesquisa

     

X

           

Encaminhamento do projeto de pesquisa ao Comitê de Ética para aprovação

     

X

           

Período para coleta de dados

         

X

       

Período para análise e interpretação dos dados

           

X

     

Conclusão da Monografia

             

X

X

 

Entrega da Monografia

               

X

 

9.3 - Explicitação dos critérios para suspender ou encerrar a pesquisa:

 

A coleta de dados será suspensa, caso haja qualquer intercorrência, ou até mesmo se o dia for inapropriado para a realização da pesquisa no USF-XI, ou até mesmo a indisponibilidade do local, por motivos particulares à Unidade de estudo.

 

9.4 - Declaração de publicidade dos dados da pesquisa sejam eles favoráveis ou não:

 

            Declaro o compromisso dos pesquisadores para com a unidade, no intuito de

retornar à mesma para a divulgação dos dados obtidos, através da pesquisa realizada no período correspondente a coleta de dados, através de tabelas e gráficos percentuais.

9.5 - Orçamento financeiro detalhado:

 

Quadro 1 – Materiais de consumo:

Especificação

Quantidade

Valor unitário(R$)

Valor(R$)

Caneta azul

02 unidades

0,50

R$ 1,00

Lápis                 

01 unidades

0,25

R$ 0,25

Borracha

01 unidade

0,30

R$ 0,30

Papel A4(resma)

01 unidade

12,00

R$ 12,00

Cartucho preto

01 unidade

40,00

R$ 40,00

Gasolina

25 litros

2,94

R$ 73,50

Subtotal

   

R$ 127,05

 

Quadro 2 – Materiais permanentes:

Especificação

Quantidade

Valor unitário(R$)

            Valor(R$)

Pen Drive

02 unidade

20,00

R$ 40,00

Notebook

02 unidade

1.500,00

R$ 3.000,00

Impressora HP

01 unidade

150,00

R$ 150,00

Subtotal

   

R$ 3.190,00

 

Quadro 3 - Serviços

Especificação

Quantidade

Valor unitário(R$)

Valor(R$)

Cópias

200 cópias

0,10

 R$ 20,00

Encadernação

04 unidades

2,50

R$ 10,00

 Subtotal

   

R$ 30,00

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências Bibliográficas:

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de Metodologia Científica: Guia Para a Iniciação Científica. 2ª Edição Ampliada. Editora Makron Book. São Paulo, 2000.

BRASIL, Ministério da Saúde. Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão arterial e ao Diabetes mellitus: Manual de Hipertensão arterial e Diabetes mellitus. Secretaria de Políticas de Saúde. Brasília, 2002.

BRASIL, Ministério da Saúde. Atenção à Saúde do Adulto Hipertensão e Diabetes: Saúde em casa.Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais,1ª Edição. Belo Horizonte, 2006.

 

 

BRASIL, Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica: Hipertensão Arterial Sistêmica. Secretaria de Atenção à Saúde – Departamento de atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica – n.º 15. Brasília, 2006.

BRASIL, Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica: Diabetes Mellitus. Secretaria de Atenção à Saúde – Departamento de atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica – n.º 16, Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília, 2006.

LESSA, Inês. Hipertensão Arterial Sistêmica no Brasil: Tendência Temporal. Cad. Saúde Publica. Rio de Janeiro, 26(8):1470-1471, Agosto, 2010.

MARCONI, Mariana de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico. Revista Ampliada. Editora Atlas, 7º Edição. São Paulo, 2010.

PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A Pesquisa e a Construção do Conhecimento Científico: Do Planejamento aos textos, da Escola à academia.1º Edição. Editora Respel. São Paulo, 2002.

SAÚDE, Organização Pan-Americana. Linhas de Cuidado:Hipertensão Arterial e Diabetes. Organização Mundial da Saúde – Representação Brasil. Brasília, 2010.

SMELTZER, Suzanne C.; BARE, Brenda G.; HINKLE, Janice L.; CHEEVER, Kerry H. Brunner & Suddarth: Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Décima Primeira Edição. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

SMELTZER, Suzanne C.; BARE, Brenda G. Brunner & Suddarth: Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. 10º Edição. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

WILKINS; WILLIAMS, Lippincott. Enfermagem Médico-cirúrgica, 4. ed. Editora LAB, Guanabara Koogan, 2006.