FACULDADE LEÃO SAMPAIO – FALS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

ROSANNY SOUSA BRITO

O PERFIL DOS CLIENTES MASCULINOS A PARTIR DE 50 ANOS QUE UTILIZAM O PROGRAMA DE SÁUDE DO HOMEM NO ESF CENTRO I EM BARBALHA-CE

JUAZEIRO DO NORTE – CE

2012 

ROSANNY SOUSA BRITO 

O PERFIL DOS CLIENTES MASCULINOS A PARTIR DE 50 ANOS QUE UTILIZAM O PROGRAMA DE SAÚDE DO HOMEM NO ESF CENTRO I EM BARBALHA-CE

JUAZEIRO DO NORTE – CE

2012

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO

2 OBJETIVOS

    2.1 Objetivo Geral

    2.2 Objetivos Específicos 

3 REFERENCIAL TEORICO

    3.1 Sistema Único de Saúde – SUS

        3.1.1 Lei nº. 8.080

        3.1.2 Lei nº. 8.142

        3.1.3 Doutrina e organização do SUS

    3.2 Estratégia de Saúde da Família

    3.3 Políticas publicas na saúde do homem

4 METODOLOGIA

    4.1 Tipo de estudo/ Objetivos

    4.2 Local de realização da pesquisa e período

    4.3 Sujeito da pesquisa/ População e Amostra

    4.4 Instrumento de coleta de dados e analise de dados

    4.5 Dimensão ética da pesquisa

1 INTRODUÇÃO

De acordo com o DATASUS (2008) o SUS durante 20 anos de existência, apresenta como uma das suas prioridades a implantação da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem (PNAISH), que pretende qualificar a saúde da população masculina para que a mesma possa ser compreendida e analisada de forma singular, visando ações e serviços de saúde que possam promover, prevenir, assistir e recuperar a saúde da população em questão, pois os estudos comparativos entre homens e mulheres demonstram que os homens são mais suscetíveis as doenças, especialmente enfermidades graves e crônicas, e que morrem mais precocemente que as mulheres. Isto ocorre devido a não procura do serviço de atenção primaria, que tem como intuito a preservação da saúde.

Porem esses estudos ainda estão sendo realizados sobre a implementação do programa; dessa forma busca-se conhecer o perfil dos homens a partir de 50 anos que utilizam o programa de saúde do homem em um ESF- Estratégia de Saúde da Família na cidade de Barbalha- Ce.

Com base nos estudos procura-se conhecer e analisar o perfil desses usuários, com o intuito de traçar um perfil sócio-cultural e sócio-econômico; verificar o fluxo de atendimento das unidades pesquisadas e fortalecer a atenção básica no cuidado com o homem.

            O estudo em questão é importante para a ciência, pois ira traduzir o anseio da sociedade em reconhecer que os agravos do sexo masculino constituem um serio problema de saúde publica, onde  torna-se  necessário a participação do enfermeiro para  informar sobre o programa de saúde do homem, para poder traçar e elucidar ações de interação entre usuários e a equipe de forma integral primando pela qualidade de vida de seus usuários. Já para os pesquisadores essa temática é importante, pois ajudara a identificar e analisar se o programa de saúde do homem oferecido para a população masculina, esta sendo eficaz ou ainda apresenta erros na sua execução e visa ampliar a percepção da população masculina em relação ao cuidado com a sua saúde.

 

           

   

 

3 REFERENCIAL TEÓRICO

    3.1 Sistema Único de Saúde – SUS.

            Segundo DATASUS, em 1988 o SUS foi criado e regulamentado através das leis de nº. 8.080 e nº. 8.142 com o objetivo de acabar com a desigualdade na saúde da população dando obrigatoriamente o direito de qualquer cidadão independente de classe social a usufruir dos serviços de saúde oferecidos.

            De acordo com DATASUS, fazem parte do SUS os postos e centros de saúde, hospitais inseridos os laboratórios, hemocentros, bancos de sangue além das instituições de pesquisa. Os cidadãos têm como direito, consultas exames, internações e tratamentos nas unidades de saúde que tem convenio com o SUS, sendo ela publica ou privada da esfera municipal, estadual e federal.

            3.1.1 Lei nº. 8.080

            Aguiar (2011) diz que, a lei nº. 8.080 dispõem das condições para promover, proteger e recuperar a saúde e, além disso, regula as ações, a organização e o funcionamento do serviço de saúde. Essa lei tem como base principal a saúde e é entendida como direito básico do ser humano.

            Segundo Aguiar (2011), a lei nº. 8.080 inclui um conjunto de ações e serviços:

  • Serviço voltado para pessoa, individuais ou coletivamente, promovendo prevenção, diagnostico, tratamento e reabilitação;
  • Prestar serviços no âmbito ambulatorial, hospitalar, unidades de apoio e especialmente domiciliar;
  • Dando direitos a serviços de alta complexidade e custo, desde vacinas a cirurgias e transplantes.

3.1.2 Lei nº. 8.142

            De acordo com Aguiar (2011), a participação da população é de suma importância na gestão do SUS e de transferências intergovernamentais de recursos na saúde. A população participa deste controle através de conferencias. Todos os recursos do SUS são depositados na conta especial chamadas de fundo de saúde em cada esfera. 

             3.1.3 Doutrina e organização do SUS

            Aguiar (2011) afirma que, o SUS foi implantado a partir de princípios doutrinários e organizativos. Os princípios doutrinários são idéias filosóficas que ajudaram na criação do SUS e engloba um conceito ampliado e o direito a saúde. Os princípios organizativos é o funcionamento do sistema, de modo que complemente os princípios doutrinários.

            De acordo com Aguiar (2011), são três os princípios doutrinários do SUS:

  • Universalidade: é o direito de toda a população ao serviço do SUS sem preconceito e privilégios de qualquer espécie;
  • Equidade: prioriza os casos mais graves ou mais sensíveis como idosos e crianças;
  • Integralidade: assegura aos cidadãos que utilizam o SUS, a prevenção, a promoção a saúde e a recuperação no cuidado prestado.

Segundo Aguiar (2011), os princípios organizativos são três:

  • Descentralização: é uma distribuição de responsabilidade de acordo com serviços, ações e distribuição de verbas em níveis de governo federal, estadual e municipal;
  • Regionalização e hierarquização do sistema: é a organização dos sistemas de acordo com a população como, Hospital, ESF, Ambulatórios de especialidades e UBS;
  • Participação e controle social: é a participação da população no controle, formulação de políticas publicas e execução dos serviços do SUS. 

    3.2 Estratégia de Saúde da Família

DATASUS afirma que, o projeto bem sucedido pelo governo brasileiro chamado atualmente Estratégia de Saúde da Família (ESF), que no ano de 1993 nasceu com o nome de Programa de Saúde da Família (PSF), com intuito de ser direcionada ao “Mapa da Fome’’, que no inicio foi regido pelo governo de Brasília, e logo passou a ser comandado pelo os municípios. No ano de 2008, segundo o Ministério da Saúde, a ESF estava em mais de 90% dos municípios do Brasil e atendia mais de 90,0 milhões de brasileiros, obtendo resultados de vários indicadores epidemiológicos e consequentemente havendo um aumento do uso do programa Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo DATASUS, existe uma responsabilidade das equipes multidisciplinar de saúde, logo que os profissionais definir o território vão a busca de estratégias que chame atenção da população e forme um vínculo. O agente comunitário de saúde é importante na condução de informações e veicula eventos vindos dos postos de saúde para residências.

Segundo DATASUS, o programa de Estratégia de Saúde da Família é reconhecido legitimamente no Brasil como fundamental prioridade para Atenção Básica, uma unificação entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de saúde.

    3.3 Políticas publicas na saúde do homem

            Segundo Vieira (2011), a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), foi criado no Brasil, pelo médico José Gomes Temporão em março de 2008, quando ministro da saúde.

            De acordo com Vieira (2011), a política propõe qualificar a atuação a saúde da população masculina numa perspectiva de linhas de cuidado que resguardam a integridade da atenção, sendo assim, irá promover, prevenir e assistir os homens compreendendo suas particularidades.

            Para Sousa (2011), o programa de saúde do homem, tenta captar o homem precocemente em suas necessidades de saúde. educá-lo e orientá-lo para o auto-cuidado, com intuito de vencer seus preconceitos, motivando e promovendo a sua saúde.

            Segundo Vieira (2011), a visão do homem como um ser biopsicossocial exige um atendimento interdisciplinar que valorize as variáveis externas e externas no processo saúde-doença.

            De acordo com Vieira (2011), deve-se incentivar os estudos relacionados a população masculina, com intenção de superar os desafios encontrados na PNAISH, além de contribuir para a integração e ampliação das diversas políticas publicas de saúde do Brasil.   

 

 

 

 

 

 

4 METODOLOGIA

4.1 Tipo de pesquisa/ Objetivos

A pesquisa e de natureza qualitativa, descrita, bibliográfica e exploratória.

De acordo com Marconi e Lakatos (2010), estudo qualitativo é aquele que se desenvolve em uma situação natural; é rica em dados descritivos, apresenta um plano aberto e flexível e focaliza a realidade de forma complexa e contextualizada.

Como pretenderemos conhecer o perfil dos usuários masculinos, essa pesquisa se torna de caráter descritivo e bibliográfico, pois segundo Barros e Lehfeld (2007), a pesquisa descritiva irá descrever o objeto em estudo, procura descobrir a freqüência em que o fenômeno ocorre, sua natureza, características, etc.; é bibliográfica, pois adquirimos conhecimento, a partir de materiais gráficos, sonoros e informatizados, afim resolver o problema em estudo.

            De acordo co Cervo e Bervian (2002) é de caráter exploratório, pois descreve e obtém uma nova percepção, além de descobrir novas idéias e novas informações sobre o assunto estudado. Esse é o intuito de traçar o perfil, pois podemos conhecer e analisar de forma ampla e com uma maior percepção os fatores que influenciam a sua busca pelo atendimento básico.

4.2 Local de realização da pesquisa e período

A pesquisa será realizada no PSF-Centro I na cidade de Barbalha, que se localiza....

    4.3 Sujeito da pesquisa, população e amostra

A população da pesquisa será constituída pelos homens que utilizam o serviço do PSF-Centro I na cidade de Barbalha-Ce. A amostra será constituída por homens a partir de 50 anos que utilizam o serviço de saúde no PSF-Centro I.

    4.4 Instrumento de coleta de dados e analise dos dados

Como instrumento de coleta de dados, o escolhido foi o formulário, pois possibilita uma maior obtenção de dados sobre o objeto em estudo., o mesmo, apresentara perguntas objetivas e subjetivas,de linguagem clara e concisa.

Segundo Marconi e Lakatos (2005), e um sistema essencial para investigação social, onde possibilita obter informação diretamente do entrevistado.

Após a coleta os dados serão trabalhados do seguinte forma: transcritos para planilha, os dados serão analisados e tabulados conforme as informações e, posteriormente serão representados em forma de gráfico para melhor compreensão e exposição dos dados obtidos.

    4.5 Dimensão ética da pesquisa 

Dado que os sujeitos do estudo são seres humanos obedeceremos ao previsto na Resolução 196/96 do Ministério da Saúde do Brasil.

Posteriormente ao inicio da pesquisa, será enviado a Coordenação da atenção básica do município de Barbalha à solicitação para a realização da referida pesquisa. (anexo tal).
Para tanto, os participantes do estudo serão esclarecidos dos objetivos da pesquisa e receberão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (anexo tal), elaborado conforme as normas da Resolução 196/96, que versa sobre os aspectos éticos em pesquisas envolvendo seres humanos (Conselho Nacional de Saúde, 1996). Cada participante receberá uma cópia do citado termo, após sua assinatura.

Os pesquisadores procederão aos devidos esclarecimentos aos sujeitos da pesquisa sobre o objetivo deste estudo e verificará o seu interesse em participar do mesmo. Será garantido aos entrevistados, o sigilo das informações, a voluntariedade na participação e a possibilidade de interromper o preenchimento do instrumento a qualquer momento, sem penalidade alguma e sem prejuízo às suas atividades profissionais.