O PEREGRINO
"O viajante interior"

A difícil jornada de um peregrino parece ser algo tão espetacular que não encontramos nos livros da escola. Para muitos, a jornada é apenas um jeito de jogar os problemas pro ar e viver uma vida sem responsabilidades. Mas, ao contrário disso, ser um peregrino é tomar para si a responsabilidade que o outro não tomou. Como? Pela incessante busca interior, o peregrino auto-avalia seu caráter, comportamento, defeitos, virtudes e o que pode fazer para viver em paz com seu semelhante.
Feito isso, ele que já possui a fagulha de sabedoria, tem a humildade de saber que se encontra apenas no umbral do conhecimento e que ainda resta-lhe muito a aprender. No entanto, após todas as etapas que ele precisou passar e os ensinamentos que obteve através de seus estudos e reflexões, ele resolve passar todo o seu conhecimento adiante, pois já é de sua índole deixar seu legado para os outros.
Do lado de cá, a vida vai passando... Mas alguns acordam para o fato de o peregrino está no caminho certo e o seguem, através do caminho que ele deixou, pelos livros que escreveu rabiscos ou palavras que foram ditas a "pé-de-ouvido" ? do seu chamado...
É óbvio que a essa altura haja quem pense que peregrino é um viajante religioso... Pois peregrino de fato é um viajante. Mas sua viagem é puramente espiritual-mental. E todo o seu conhecimento vem de Deus, o Grande Criador.
Como ele o obtém? Pois é, somente seguindo os seus passos para descobrir. Infelizmente, não são todos que conseguem ao menos ver o caminho, que dirá seguí-lo...
E como tudo o que é bom passa rápido, assim a nossa vida também o é. Então quando o seguidor passa a experimentar o bom sabor do conhecimento e da virtude, muitas vezes percebe o tempo que perdeu e tão pouco que ainda resta.
É exatamente nesse ponto, onde está a beleza do aprendizado, pois o peregrino também pensou nisso e deixou o seu aprendizado para aquela ocasião e quem o obtém, pouco se importa com os dias ou anos que lhe faltam, pois já tem a certeza de tê-lo realmente utilizado de forma correta e sabe o verdadeiro significado da morte.
Mas será que o caminho realmente existe? De fato, do lado de cá, somente poderemos enxergá-lo se um peregrino segurar a nossa mão e nos colocar na direção certa...
De outro modo, pode-se depender do acaso...
Se ainda assim o caminho não for visto, nesse ponto, a resposta nunca será respondida.

Luiz Leandro da Silva.