“e quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse: Zaqueu, desce depressa, porque, hoje convém pousar em tua casa”. (Lc.19-5)

 Passando Jesus por Jericó caminho de Jerusalém multidões o seguiam. A fama de Jesus percorria toda Cidade. É inimaginável a atmosfera sobrenatural que permeava todo o ambiente. Jesus era apertado por todos os lados, o povo gritava o seu nome na tentativa de chamar à atenção do mestre. Lembrando que o momento histórico político era totalmente desfavorável para seu ministério – Fariseus, Saduceus e os mestres da Lei eram a pedra na sandália de Jesus que ainda assim foi fiel em todo tempo ao seu ministério com foco na missão como libertador. Jesus percorria quilômetros afim de tocar vidas e leva-las ao pleno conhecimento da verdade como está escrito.

Todos quantos gostariam de estar mais próximo ou até mesmo receber um grande milagre, procuravam acompanha-lo por toda parte. Ricos e pobres, crianças e adultos todos procuravam conhece-lo.  Se pudéssemos sondar o coração e a motivação destes milhares, possivelmente teríamos grandes surpresas. O que dizer do publicano rico Zaqueu, homem com boa posição social e econômica segundo relata a Bíblia. Zaqueu tinha o desejo de saber quem era Jesus e o fato de ser o menor em estatura decidiu subir na figueira, possibilitando uma vista privilegiada dos acontecimentos.

Zaqueu não imaginava ser visto por Jesus aquelas alturas no meio da multidão, quando subitamente ouviu – “Desce DEPRESSA, porque, hoje, me convém pousar em tua casa”. Não sei quantas vezes nos perguntamos o que Jesus viu em Zaqueu para “se convidar” para um encontro.  A resposta é a seguinte – Jesus enxergou um homem arrependido com muita vontade de corrigir o seu caminho. Um publicano rico que não se importou com sua condição, mas achou para si a verdadeira PAZ.

Zaqueu era Judeu e como publicano era sujeito as autoridades romanas, todavia Jesus fez questão de o chamar – Zaqueu filho de Abrãao! Os milagres de Jesus de que ouvira falar, acendeu em seu coração o desejo intenso de arrepender-se. Zaqueu, por certo recebeu o homem de Nazaré em sua própria casa, um encontro marcante para o resto de sua vida. Que lindo!

Se pudéssemos definir com poucas palavras a atitude de Zaqueu,  poderíamos dizer que foi um homem pequeno em estatura e gigante em humildade que atraiu sem palavras o favor do filho de Deus.