O pedagogo como instrumento de educação na empresa tem capacidade e os conhecimentos necessários para identificar, selecionar e desenvolver pessoas para o âmbito empresarial. Este profissional tem como pressuposto principal a filosofia e a política com competências necessárias para trabalhar na área de recursos humanos.

A pedagogia vive a procura de estratégias e métodos para realização de algo novo que garantem uma melhor aprendizagem, adequação de conhecimentos, tendo como alvo principal gerar mudanças no comportamento das pessoas de modo que estas melhorem tanto a qualidade da sua atuação profissional quanto no âmbito pessoal.

Na empresa, pedagogia, busca idealizar ideias e propósitos predeterminados com a intenção de promover mudanças nos comportamentos das pessoas. Esse processo de mudanças que se dá no comportamento humano em direção a um alvo que podemos chamar de projeto voltado para educação e aprendizagem, essa é justamente a especialidade da pedagogia.

Portanto em função de toda a mudança, ocorre à necessidade do pedagogo se tornar uma pessoa critica e visionária capaz de se adaptar a mudanças, oferecendo o suporte nas mesmas quando necessário que estão relacionadas ao aumento e adquiri conhecimento no espaço organizacional. O pedagogo promover a reforma de conceitos básicos, como talento, capaz de produzir melhor.

Vejamos que é necessário trabalharmos dentro da empresa as questões humanas e buscar naquelas pessoas que ocupam os variados cargos e funções o que elas têm de melhor para oferecer. E ensiná-las a colocar este potencial a serviço delas próprias e da empresa na qual elas trabalham.

No modo geral, podemos afirmar que a pedagogia empresarial tem como objetivo primordial desenvolver programas de qualificação, ampliando o conhecimento, montando estratégias e métodos que asseguram uma melhor aprendizagem dos colaboradores, neste caso cabe à pedagogia empresarial, valorizar o potencial de cada colaborador, respeitando sempre o limite de aprendizagem de cada um.

O maior patrimônio da empresa é o ser humano por este motivo o foco maior é a gestão de pessoas. Nesses últimos tempos os lideres estão mais prudentes e dando mais valor aos seus colaboradores e a empresa.

Observamos que o pedagogo empresarial cumpre um importante papel dentro das empresas, um deles são as mudanças comportamentais que promove junto às pessoas envolvidas, favorecendo os dois lados: o funcionário que quando motivado e por dentro dos conhecimentos necessários, sente-se melhor e produz mais e a empresa que quando se matem com pessoas qualificadas obtém melhores resultados.

Portanto, o pedagogo e a empresa fazem uma ótima parceria, pois em tempos atuais ambos têm o mesmo objetivo de formar cidadãos críticos com competências para exercer a função.

Podemos entender que as organizações são espaços importantes para a aprendizagem no âmbito profissional e pessoal, a atuação do pedagogo está completamente relacionada com as atividades de planejamento, gestão, controle e avaliação de aprendizagem de modo que se promova a melhoria da qualidade dos diferentes processos organizacionais.

Sobre o autor: Kelly Vieira Costa Santos é formada em Administração com ênfase em Recursos Humanos, pós-graduada em Metodologia do ensino superior e Gestão Pública. Estudante de Pedagogia.