O pedagogo em diversos espaços sociais
 
O pedagogo em diversos espaços sociais
 


PROJETO DE PESQUISA

1. TEMA: O pedagogo em diversos espaços

Resumo:Partindo do pressuposto dos problemas decorrentes da questão social, este projeto visa apresentar estratégias relevantes para a consolidação da inserção do profissional pedagogo em diferentes espaços sociais. Neste trabalho será citado o atendimento de crianças e adolescentes no CRAS- Centro de Referência da Assistência Social. Visto que, a política de assistência social é pouco conhecida e o pedagogo é um profissional de grande importância para esta política. O Projeto EU QUERO está voltado às crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, para que haja inserção dos mesmos na rede de proteção social .

2. PROBLEMA

Neste sentido o projeto em questão faz-se necessário para uma pequena demonstração da atuação do pedagogo em áreas que ultrapassem as unidades escolares:

Ï A escola está pronta para suprir as situações decorrentes das transformações sociais?
Ï A escola é o único meio de combater a desigualdade?
Ï Existe a necessidade do trabalho em rede?






3. JUSTIFICATIVA

O motivo que levou a escolha do tema foi o de dar mais amplitude ao trabalho do pedagogo, resultando na valorização deste profissional e fazendo com que este, além de compreender sua capacidade de atuação na sociedade, direcione uma nova forma de ensino-aprendizagem e que atendam as demandas decorrentes transformações sociais além do o âmbito escolar.


4. OBJETIVOS

4.1 Objetivo geral

Dar ênfase ao trabalho do pedagogo na elaboração de projetos e atuação em espaços que ultrapassem as unidades escolares.

4.2 Objetivos específicos

Ï Conscientizar a sociedade bem como, órgãos públicos a importância e a necessidade do pedagogo na sociedade contemporânea;
Ï Demonstrar que a aptidão do pedagogo vai muito além do que instruir crianças;
Ï Fazer com que o profissional se reconheça;
Ï Evidenciar os campos de atuação e/ou formas de atuação do profissional;

5. METODOLOGIA

O presente estudo será realizado através de pesquisas bibliográficas e execução do projeto acima citado, para melhor entrosamento do tema em questão, tendo como finalidade explanar as dificuldades encontradas e sobretudo aprofundar conhecimentos.
O projeto que será desenvolvido entre outras ações deve desenvolver ações sócio-educativas, tais como, atividades lúdicas, artísticas e esportivas que contribuam para o desenvolvimento de competências e habilidades, ampliação do universo cultural e convivência em grupo na perspectiva de inclusão social. No qual sua execução será dividido por módulos, com os diferentes temas propostos.


REFERENCIAS

BRASIL. Lei nº 8.069/90, de 13 de julho de 1.990. Estatuto da Criança e do Adolescente.

BRASIL. Lei n° 9.394/96, de 20 de dezembro de 1.996.LDB

 
Avalie este artigo:
2 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Bárbara Dias Firmino Do Carmo
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Graduada em Pedagogia pela UCB Estudante do curso de Serviço Social
Membro desde dezembro de 2010
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: