PROJETO DE PESQUISA

1. TEMA: O pedagogo em diversos espaços

Resumo:Partindo do pressuposto dos problemas decorrentes da questão social, este projeto visa apresentar estratégias relevantes para a consolidação da inserção do profissional pedagogo em diferentes espaços sociais. Neste trabalho será citado o atendimento de crianças e adolescentes no CRAS- Centro de Referência da Assistência Social. Visto que, a política de assistência social é pouco conhecida e o pedagogo é um profissional de grande importância para esta política. O Projeto EU QUERO está voltado às crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, para que haja inserção dos mesmos na rede de proteção social .

2. PROBLEMA

Neste sentido o projeto em questão faz-se necessário para uma pequena demonstração da atuação do pedagogo em áreas que ultrapassem as unidades escolares:

● A escola está pronta para suprir as situações decorrentes das transformações sociais?
● A escola é o único meio de combater a desigualdade?
● Existe a necessidade do trabalho em rede?






3. JUSTIFICATIVA

O motivo que levou a escolha do tema foi o de dar mais amplitude ao trabalho do pedagogo, resultando na valorização deste profissional e fazendo com que este, além de compreender sua capacidade de atuação na sociedade, direcione uma nova forma de ensino-aprendizagem e que atendam as demandas decorrentes transformações sociais além do o âmbito escolar.


4. OBJETIVOS

4.1 Objetivo geral

Dar ênfase ao trabalho do pedagogo na elaboração de projetos e atuação em espaços que ultrapassem as unidades escolares.

4.2 Objetivos específicos

● Conscientizar a sociedade bem como, órgãos públicos a importância e a necessidade do pedagogo na sociedade contemporânea;
● Demonstrar que a aptidão do pedagogo vai muito além do que instruir crianças;
● Fazer com que o profissional se reconheça;
● Evidenciar os campos de atuação e/ou formas de atuação do profissional;

5. METODOLOGIA

O presente estudo será realizado através de pesquisas bibliográficas e execução do projeto acima citado, para melhor entrosamento do tema em questão, tendo como finalidade explanar as dificuldades encontradas e sobretudo aprofundar conhecimentos.
O projeto que será desenvolvido entre outras ações deve desenvolver ações sócio-educativas, tais como, atividades lúdicas, artísticas e esportivas que contribuam para o desenvolvimento de competências e habilidades, ampliação do universo cultural e convivência em grupo na perspectiva de inclusão social. No qual sua execução será dividido por módulos, com os diferentes temas propostos.


REFERENCIAS

BRASIL. Lei nº 8.069/90, de 13 de julho de 1.990. Estatuto da Criança e do Adolescente.

BRASIL. Lei n° 9.394/96, de 20 de dezembro de 1.996.LDB