O PEDAGOGO EM ÂMBITOS NÃO ESCOLARES

Mary Joice de Castro Machado

Resumo

O presente artigo vem abordar a experiência de estágio realizada na área da Assistência Social mais diretamente o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, nessa instituição o pedagogo tem papel de acolher as famílias, elaborar projetos, e também participar de grupos sócio-educativas, palestras e reuniões com gestantes, alunos que recebem o bolsa escola, que fazem parte do grupo Peti (Programa de erradicação do trabalho infantil) e também aqueles que recebem o bolsa família.

Palavras-Chave: Assistência Social. Pedagogo não escolar. Práticas Educativas.

 

Introdução

 

Este artigo tem por objetivo relatar a experiência de estágio do curso de pedagogia, na área da assistência social. Para realizarmos esse trabalho primeiramente foi feita uma pesquisa bibliográfica através de dados coletados em documentos eletrônico, foi também realizado uma leitura, para se obter dados de documentos escritos disponibilizado pela pedagoga que atende no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social no município de Naviraí – MS.

Esse Trabalho foi desenvolvido na disciplina de Estágio obrigatório em Trabalho e Educação que foi orientado pelas Professoras Maria das Graças Reis e Anderléia Damke, e tinha como o objetivo obter informações sobre as diversas áreas em que o pedagogo pode estar atuando além dos muros escolares.

 Diante do estágio realizado na instituição tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho do pedagogo em âmbito não escolar, pois é uma área nova tanto para nós como para os demais.

  Até o momento de começarmos o estágio não sabíamos que o pedagogo atuava na área da Assistência social e a importância do papel dele dentro dessa instituição.

O pedagogo tem ampliado a sua atuação na área social, junto com suas equipes e gestores, e também na produção do diagnóstico social. O pedagogo ajuda no planejamento, na coordenação, realizações de projetos, palestras e reuniões com as famílias de baixa renda que são cadastradas no CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social, e auxilia também a assistente social em outras atividades.

Nosso trabalho foi realizado no CRAS II do município de Naviraí – MS, onde foi realizamos uma entrevista com a pedagoga que atua neste CRAS há 2 anos e meio, juntamente com o auxilio de uma psicóloga e uma assistente social.

 O Pedagogo nessa instituição tem a função de analisar o problema apresentado pelo indivíduo, ou pela comunidade e depois de realizado o cadastro, eles fazem um diagnóstico, e também realizam visitas nas casas das pessoas, depois de realizado esse processo, eles estabelecem o tipo de intervenção mais adequada para as situações que se apresentam. Levam em consideração as famílias em estado de vulnerabilidade tendo como base o lugar onde vivem e o tipo de proteção que necessitam.