Menina escrevendo a escrever.

O presente artigo pretende discutir como o profissional da pedagogia, atua na educação não formal que é uma modalidade de educação que se amplia na sociedade atual, contribuindo para a integração social. Entretanto não há uma legislação específica que atribua legalidade para sua compreensão, o que abre precedentes para o entendimento deturpado no acompanhamento da convivência e em projetos sociais.

O Pedagogo e a Pedagogia Social

Assim, levando em consideração os diversos espaços que necessitam de conhecimentos e práticas, observa-se nas matrizes curriculares que a formação do profissional em Pedagogia ainda está direcionada para o contexto formal em espaços escolares. Historicamente, a Pedagogia em âmbito Social baseia-se na crença de que é possível direcionar e influenciar fatos sociais por meio da Educação. Assim, se considera que a educação quanto a pedagogia social tem orientação a contribuir para a formação integral do educando, voltada aos interesses e necessidades dos sujeitos do processo ensino aprendizagem em ambiente adaptado  quanto a metodologia e conteúdo para o meio social.

A importância da Educação no desenvolvimento social está na prática pedagógica no espaço escolar e para além deste espaço, abrindo possibilidades de inserção da pedagogia em diferentes campos do conhecimento. Sendo assim, a pedagogia social se manifesta com tendência de uma ciência de teoria e prática em uma realidade muito complexa, heterogênea e dinâmica abordando os problemas referentes à educação e sua importância no desenvolvimento da sociedade.

O contexto em que surgiu a Pedagogia Social no Brasil, pelas iniciativas de movimentos populares e organizações sem fins lucrativos que visam à mudança social, como transformadora de um sociedade classista e de segregação, pois possibilita que os cidadão sejam autônomos no exercício da cidadania  e sobre as ações de sua realidade contextualizada. na racionalização e análise objetiva da vida social. Refletem também os efeitos as primeiras experiências populares, de projetos socioeducativos experiências educacionais com classes de baixa renda. 

A conceituação de Pedagogia Social, não é acabada, porém vem questionar as vivências e concepções construídas a partir das práticas, então se amplia  as ações nas práticas educativas  no qual entendem que o objetivo  é  o bem estar do sujeito, desenvolvendo as suas capacidades de desenvolvimento progressivo de acordo coo estágio de desenvolvimento.

Os profissionais da educação como os pedagogos buscam fundamentar suas ações no que se chama de educação social, enfatizando o atendimento aos problemas da sociedade quanto ao social e cultural para uma educação permanente.

A pedagogia social envolve um diálogo entre as diversas áreas de formação profissional de saberes e conhecimentos como a psicologia, a sociologia e o serviço Social, como complementares na sua fundamentação na área da educação social.

Por fim, segundo fundamentos e pesquisas sobre a pedagogia social, é que o conceito de tem evoluído no transcorrer dos tempos e que o ambiente social criado merece relevância na relação entre Educação, social, cultural e o educando, o que propicia maior aproximação, com as expressões de sentimentos e emoções na prática educativa. Essa ação educativa, se assim pode-se considerar, é embasada no que se chama de Educação Social que, por referência, é conteúdo e objeto de estudo da Pedagogia Social.