O PAULISTÃO SÉRIE A PODE SER COMPARADO AO BRASILEIRÃO SÉRIE B?

 

Eu já ouvi apaixonado por futebol dizer que o Campeonato Paulista Série A, por sua pompa, pode ser comparado ao Campeonato Brasileiro Série B.

Pode?

Bem, é correto dizer que o Estado de São Paulo é a Unidade mais rica da nossa Federação, mas é incorreto dizer que, com efeito, em tudo São Paulo é superior aos demais Estados.

É incorreto dizer porquanto não é superior mesmo!

Ora, não obstante o Paulistão Série A ostentar abastados patrocinadores e ampla cobertura midiática, o que lhe confere sobejo status, eu vejo a cobiçada comparação ser malograda por, no mínimo, quatro importantes fatores:

Primeiro: O Brasileirão Série B, bem como os Brasileirões Séries A, C e D, segundo suas próprias designações, são Brasileirões, portanto nacionais; e nacional é superior a estadual.

Segundo: Nenhum campeão estadual goza da prerrogativa de disputar o Brasileirão Série A. Para disputá-lo, mister se faz passar pelas Séries D, C e B.

Terceiro: Não tenho conhecimento de que um campeão estadual receba da CBF, maior entidade do nosso futebol, ao menos um ponto em seu ranking, ao passo que o campeão brasileiro Série B recebe, da referida entidade, excelentes 400 pontos.

Quarto: Para não delongarmos, consideremos apenas os anos de 2001 para cá, ou seja, o presente século (o século do futebol evoluído mundialmente – Alemanha/Holanda 10 a 1), e verificaremos que, dos muitos times paulistas profissionais (atualmente 212), minguados 21 times conseguiram disputar o Brasileirão Série B. Em 2016, participarão o Bragantino e o Oeste.

Diante de todo o exposto, respondendo à pergunta que encima este artigo, exclamo: Não! Não pode ser comparado!

Lázaro Justo Jacinto