Ter um passaporte de um local que não seja o local do nascimento poderá ser interessante para aqueles que buscam levar a cidadania em dobro. Vários parentes de poloneses poderão requerer o passaporte polonês por apresentarem parentesco de forma direta com pessoas da Polônia.

Na Polônia, o mais valorizado é que haja esse laço de sangue para que alguém, mesmo tendo nascido em outro local possa fazer o pedido e busque o direito ao passaporte polones. Aquele que desejar que isso aconteça deveria em primeiro lugar se dirigir ao Consulado da Polônia e pedir a cidadania da Polônia.

Por meio da busca e acesso a diversificados papéis, a pessoa que possua laço consanguíneo com cidadão da Polônia poderia requerer a cidadania. Esse é um procedimento um pouco complicado e precisa de paciência porque não é um procedimento rápido, nem barato. Se o cidadão que está tirando a cidadania polonesa não tiver cada um dos papéis necessários, ele irá pedir de forma direta para os locais na Polônia, e para isto vai exigir levar documentos pelos Correios, desenvolver pesquisas na Polônia, entrar em contato com pessoas.

Se o cidadão não mostrar meios ou não souber que maneira fazer para poder ter seu passaporte polones e superar cada uma das etapas, ele deve se comunicar com agências especializadas por aqui em nosso país.

Esses agências fazem uma pesquisa em detalhes, de tudo o que é necessário para o passaporte polones. Eles têm o poder para cumprirem cada um dos passos essenciais desse passo. Eles sabem exatamente da maneira como tem que agir, que lugares devem visitar, que papéis são essenciais para ter sucesso na busca.

Este procedimento, ao ser buscado, igualmente não é algo simples, pelo trabalho que deverá ser desenvolvido e em que termos acontece. O passaporte polones pode ser retirado quando a cidadania for aceita. Dessa forma, o indivíduo vai ter a cidadania em dobro, e depois o passaporte polones, que concederá que ele demonstre entrar à vontade na Polônia e pela totalidade da Europa e seja visto exatamente como um cidadão da Polônia, ficando relegados aos atos de direito e igualmente aos atos de dever relacionados ao país em questão.

Desde o intervalo em que se toma a decisão de requerer o passaporte polones até que ele fique preparado a pessoa deverá saber que haverá uma excessiva espera. Este não é um processo veloz, ainda que o indivíduo possua toda a papelada exigida, pelo fato de que os papéis passam pelo Consulado que poderá verificar a seriedade de cada um deles na Polônia, o que é é um fato que denotará tempo. Caso seja específico seguir à requisição da papelada, a espera poderia ser bastante extensa por causa da dificuldade do processo. Isso tudo deve ser observado, no entanto, não pode desanimar aqueles que desejam obter o passaporte polones.