O paradoxo das mídias sociais

A inovação hoje é taxada no mercado como algo que trará sobrevivência e prosperidade para a empresa, porém existem poucas empresas no mundo que são consideradas de fato, inovadoras. Dar o primeiro passo é sempre mais difícil, no mundo dos negócios, antes de abraçar uma inovação os executivos, tomadores de decisão sempre esperam uma outra empresa testar para que ele lance a inovação.

Os pioneiros, que geralmente são aqueles que tem coragem de enfrentar desafios, aqueles que tem um acesso mais fácil a tecnologia, seja por oportunismo ou situação financeira estão inseridos em um contexto que os coloca em melhor posição dos concorrentes quando da adoção da inovação. Já os retardatários, quando veem que a outra empresa concorrente criou um blog, um grupo no Facebook, postou um concurso no Twitter, uma publicidade no YouTube. E então começa a perceber os clientes migrando, se mostrando insatisfeitos pelo relacionamento social da empresa, o primeiro intuito de um executivo é mandar o departamento de marketing é jogar a empresa nas mídias sociais.

O resultado disso tudo foi negativo, devido principalmente a falta de preparo e planejamento para entrar nas mídias sociais. O executivo simplesmente subestimou a complexidade da WEB 2.0.

Esse é o paradoxo das mídias sociais, pois as mesmas veem essa ferramenta apenas como meramente uma mídia e não como uma plataforma de interação, de relacionamento e diálogo entre fornecedor de produtos/serviços e consumidor desses produtos/serviços.

Segundo CIPRIANI (2011), a forma como a mídia social é vista e comunicada hoje nos passa uma ideia de que resultados rápidos, eficientes e sem esforço são inerentes a ela, mas a verdade é outra. O que muitos consideram ser regras de funcionamento das mídias sociais não passa de um engano natural promovido pela própria internet. A facilidade de acesso à informação e as distâncias encurtadas pela rede nos fazem pensar que nada em termos de comunicação e troca de experiências será difícil como antigamente, especialmente com as mídias sociais.

É de fundamental importância então que em relação dessa plataforma além da estruturação de estratégias, táticas e processos as empresas organizem também suas lideranças, deixando-as cientes das implicações resultantes de uma boa colocação no mercado on-line, entendendo de fato o que é ser social e não simplesmente utilizando as ferramentas disponíveis por quê o concorrente está presente nas mídias sociais.