Todo dia se ouvem novos termos que até então não eram conhecidos na educação convencional: interatividade, conectividade, ambiente de aprendizagem, e esses novos termos nos reportam a era digital e que por consequência existem novas formas de aprender e de ensinar. Até há pouco tempo o espaço da aprendizagem se limitava a família , a escola na figura central do professor que transmitia as lições  e o livro. Os avanços tecnológicos trouxeram outros espaços e o aprender e ensinar estão em outra dimensão. A apropriação de conhecimentos está agora no espaço virtual , um espaço muito maior do que qualquer escola. Além do acesso as diversas informações do ciberespaço, existe também a interatividade.

O conceito de educação é ampliado através da era digital. As formas do ensino convencional não são descartadas mas sim complementares e ampliadas. O professor agora não é mais apenas um mero transmissor do conhecimento, mas será um mediador da aprendizagem e terá como papel principal ajudar o aluno a relacionar os conhecimentos e saber aplica-los. O professor ao invés de estar em contato com o aluno na sala de aula, dispõe de recursos virtuais interativos tais como chat, listas de discussões, e-mail, etc.

O designer instrucional, é o profissional envolvido que possui papel fundamental nessa organização e implementação de um curso.

Conforme Filatro (2008, p.3),

 [...] definimos design instrucional como a ação intencional e sistemática de ensino que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a aplicação de métodos, técnicas, atividades, materiais, eventos e produtos educacionais em situações didáticas específicas, a fim de promover, a partir dos princípios de aprendizagem e instrução como o processo (conjunto de atividades) de identificar um problema (uma necessidade) de aprendizagem e desenhar, implementar e avaliar uma solução para esse problema.

Assim o designer instrucional é responsável por planejamento, implementar participar também do gerenciamento, desenvolvimento e execução. Sobre o designer instrucional nesse processo pedagógico podemos destacar que se espera dele “um profissional com perfil interdisciplinar, em especial nas áreas da educação, comunicação e tecnologia, articulando várias funções”. (MOREIRA, 2008, p.373).

Portanto o design instrucional deve estar sempre atuante com os demais membros da equipe, sempre analisando e propondo materiais didáticos de acordo com o objetivo estabelecido para cada curso e de forma a atingir também os objetivos dos alunos.

O designer instrucional deve usar os conhecimentos pedagógicos e socioculturais, dar atenção às inteligências múltiplas, aos estilos de aprendizagem, as concepções de avaliação, e assim organizar o curso e os materiais, usando sempre da criatividade, além de diversificar o uso de atividades e mídias para que o tenha interatividade e seja  dinâmico.

Finalizando é importante destacar que o Design Instrucional é uma das peças principais em curso na modalidade EaD, pois a ele cabe repassar o conteúdo elaborado de modo a analisar as teorias e ferramentas a serem utilizadas sendo um  elemento fundamental para que a EaD cumpra seus objetivos efetivamente e com qualidade.

Referências

FILATRO, Andrea. Design instrucional contextualizado : educação e tecnologia. São Paulo : Editora Senac São Paulo, 2007

 http://profflaviosilva.blogspot.com.br/2014/03/o-papel-pedagogico-do-designer.html