O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR A PARTIR DO PENSAMENTO DE VIGOTSKY


THE ROLE AND IMPORTANCE OF EDUCATOR FROM VYGOTSKY?S IDEAS



PRADO, K. DE ALMEIDA

Graduandos do Curso de História ? PUC-Campinas
Email:[email protected]

Resumo:
A prática de ensino é muito importante para os estudantes, pois faz os alunos terem contatos com as situações vivenciadas diariamente nos diversos locais de educação. Esse contato com o local do saber permite criar um campo de observação diante das atitudes do educador, dos educandos e a relação de aquisição de conhecimentos a partir da interação com o meio. Através da visita a escola de ensino fundamental é possível perceber os diversos obstáculos na educação e no ensino público. Sendo que, segundo teóricos da teoria sócio-interacionista, a escola tem a função de formação das funções psíquicas e a internalização de conhecimentos realizada pela cultura. A partir dessa situação seria possível pensar em medidas que poderiam auxiliar a transmissão do conhecimento, e a qualidade do ensino público.
Palavra-Chave: Educação, Mediação, Linguagem, Zona de desenvolvimento proximal.
Abstract
The practice of teaching is very important to the students, because help this people to acquire contact with daily situations of various educational environments. This contact with this situations help to build a view of observation up the educator?s attitudes, the students acts and the relation of acquisition knowledge from the interaction with the environment.By visiting the elementary school, the people can have access to the various obstacles
in education and public educational.Since, according to theorists of social interaction theory, the school has the function of help to build psychic functions and internalization of knowledge done by cultural elements. From this situation, it would be possible to consider measures that could help the transfer of knowledge and increase the quality of the public education.
Keyword: Education, Mediation, Language, zone of proximal development.


O PAPEL E A IMPORTANCIA DO EDUCADOR A PARTIR DO PENSAMENTO DE VIGOTSKY


Foi realizada uma visita a uma escola pública de ensino fundamental na cidade de Santa Bárbara d?Oeste e foram observadas aulas de história de uma sala de 6º e 8º do ensino fundamental. Através da entrevista com a professora foi possível identificar, delimitar alguns tipos de alunos, além de distinguir os diversos obstáculos de uma instituição de ensino. A prática de ensino é muito importante para os estudantes, pois faz com que os alunos tenham contato com as situações vivenciadas no dia a dia em diversos locais da área de educação. Esse contato com o local do saber permite criar um campo de observação diante das atitudes do educador, dos educandos e a relação de aquisição de conhecimentos a partir da interação com o meio.
Muitos são os obstáculos na educação e no ensino público, a falta de preocupação e de investimento das políticas nacionais são os principais problemas que geram a desvalorização dos professores, que desmotivados acabam por afetar diretamente na qualidade do ensino. Muitas vezes a estrutura física das escolas é precária, a falta de material pedagógico adequado e em número suficiente para atender a demanda de alunos é muito comum nas escolas públicas, a falta de união por parte do grupo dos professores empenhados em uma só causa para melhorar o que lhe é cabível dentro do local de aprendizagem também é um obstáculo. Se todos se empenhassem, mesmo que sem auxílio do governo, seria possível trazer novos métodos e criar um ambiente um pouco melhor para os alunos.
Todo esse quadro de caos do ensino público gera muitos problemas dentro da sala de aula, na prática de ensino foi possível perceber a árdua tarefa do professor em lidar com alunos de 12 e 14 anos, por diversos fatores como, por exemplo, a professora não estar preparada o suficiente para trabalhar as dificuldades individuais de cada adolescente. Segundo Vigotsky isso acontece porque os níveis de aprendizagem diferem-se um do outro, seria necessário inserir um conteúdo adequado que atendesse igualmente todos os níveis de conhecimento dos alunos e estimulassem o crescimento do saber.
O ponto principal de dificuldade da professora em conseguir dar sua aula é a indisciplina por parte dos alunos. Muitos alunos apresentam um comportamento com traços de hiperatividade, déficit de atenção e agitação e ao tentar fazer algum tipo de intervenção durante a aula, muitos alunos iniciam uma troca de ofensas fazendo com que o rendimento escolar seja prejudicado, atrapalhando o restante da sala. Ao perceber esses sintomas, a equipe escolar deveria encaminhar o aluno para um psicólogo que o auxiliaria no tratamento do problema. Um fator que interfere nessa indisciplina em sala de aula é a disposição das cadeiras que estão organizadas em duplas, esse tipo de organização propicia as conversas paralelas ao invés de fazer com que um aluno auxilie o outro, contribuindo exclusivamente para a bagunça em sala de aula.
Um dos principais conceitos de Vigotsky é a de que as funções mentais do humano são formadas através da história social do homem, o desenvolvimento psicológico se dá através dessa interação com o meio, esse tipo de interação pode alterar as estruturas cerebrais. A partir da idéia do autor, a escola tem a função de formação das funções psíquicas e a internalização realizada pela cultura.
O papel da linguagem é extremamente importante, pois ela realiza a mediação entre o indivíduo e o objeto do conhecimento, aí se encontra a importância do educador como transmissor de informações e auxiliador no desenvolvimento potencial da criança. Segundo Vigotsky, o ambiente é extremamente responsável pelo desenvolvimento mental e de informações, sendo assim, seria necessário que o espaço escolar fosse o mais apropriado possível, por isso seria importante que o educador buscasse estabelecer a ordem da sala de aula e trouxesse inovações metodológicas para que o potencial intelectual do indivíduo se desenvolvesse cada vez mais.
O educador tem um papel de grande prestígio na construção de conhecimentos dos alunos, pois auxilia no conceito de zona de desenvolvimento proximal criada por Vigotsky, permitindo com que o que a criança tenha capacidade de fazer por si própria, esteja atrelada as informações passadas pelo professor. Essas interações sociais propiciam a aprendizagem e desenvolvimento.
Poderiam surgir por parte do estado diversas medidas que auxiliariam a qualidade do ensino. Os professores poderiam ter cursos de atualização anualmente e o estado poderia fornecer materiais aos alunos que despertassem seu interesse pelo aprendizado. Poderiam existir atividades de finais de semana ou no período contrário em que o aluno tivesse suas aulas em que ocorreria exibição de vídeos de incentivo a leitura. Segundo Vygotsky, as mediações de jogos educativos fazem com que a criança traga a realidade utilizando conceitos construídos por meio da interação social, e esse contato com o outro faria com que fossem partilhadas experiências.
Todo esse contato dos alunos com os professores e os colegas auxilia na aquisição de conhecimentos, pois segundo o autor trabalhado no seguinte texto, é através da mediação que o sujeito enriquece seu aprendizado. A utilização de jogos estimularia o raciocínio, também poderiam ocorrer aulas de modalidades esportivas, de biblioteca para fazer com que o aluno gostasse do ambiente escolar e tivesse estimulo para passar as horas diárias de forma gratificante e agradável.
A partir do pensamento de Vigotsky percebe-se a extrema importância da escola na vida do ser humano, é nesse local que ocorrem as interações sociais com o meio que propiciam o crescimento intelectual e psíquico. A transmissão da cultura responsável pelo desenvolvimento cognitivo dos indivíduos. E a importância do educador como orientador do aprendizado e alavancador do desenvolvimento.


Referências Bibliográficas:
OLIVEIRA, MARTA K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento; um processo sócio-histórico 4 ed. São Paulo: Scipione,1997
OLIVEIRA, Marta Kohl de; Piaget, Vygotsky, Wallon : Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.