A educação é um tema em que se exige muita discussão e sentido. Em relação à educação dada aos filhos vinda da parte dos pais, é maior ainda neste quesito, pois no mundo moderno e as filosofias atuais, vemos famílias e pais delegando às escolas um papel que é pra ser executado em conjunto, uma vez que ambas precisam atuar de forma coesa e aberta, e por outro lado tentando buscar caminhos concretos para desenvolverem um trabalho sólido.
Atualmente isto tem sido objeto de discussões em congressos, seminários e até mesmo nas salas de aulas de escolas secundaristas e universitárias, por envolver toda uma geração e afetar todas as esferas sociais, demonstrando que a educação merece e precisa ter um respeito enorme, até porque é um assunto de grande relevância no sentido pedagógico, sociológico e psicológico, quando se tem em mente que ela envolve todo um conjunto humano e não somente uma parte de um corpo unicamente.
Assim sendo, é preciso buscar conjuntamente (família e escola) meios e soluções permanentes e absolutas, que abordem a educação familiar e seus efeitos satisfatórios, para assim serem revistos parâmetros e regras diretas e eficientes, pois uma máquina funciona com todo um conjunto e não de forma separada e distinta como verificamos em alguns casos e em determinadas situações. Salvemos aquela educação ,a qual verificamos como um "dote caseiro" enfatizando o saber doméstico ainda como uma coisa eficiente e não ultrapassada ou até mesmo arcaica.