A Educação Física tem no movimento o começo, o meio e os fins para atingir seus objetivos educacionais dentro do contexto escolar. O movimento pode ser entendido como uma atividade corporal, que se manifesta através do jogo, do esporte, da dança ou da ginástica. A escola assumiu o ensino do esporte, praticamente como única estratégia para que o processo de ensino aprendizagem dentro do contexto corporal aconteça. E esta é uma constatação fácil de ser percebida em toda instituição escolar, tenha ela ou não estrutura para tal.

Os jogos desportivos e/ou pré desportivos são frequentemente utilizados como forma de difusão do movimento corporal no ensino fundamental I e II. Mais do que isto, somente algumas modalidades esportivas são utilizadas nos encontros estabelecidos dentro e fora das quadras poliesportivas das escolas públicas e privadas do país, tais como o futebol, basquetebol, handball e voleibol. Eles fazem parte do conteúdo das aulas de Educação Física, mas deveriam compor um grupo maior que nele estariam inseridas outras modalidades como o atletismo, a ginástica artística, a natação e os diferentes jogos recreativos, haja vista que estes raramente são difundidos entre os escolares desta faixa etária.

Tendo em vista que os currículos que formam os professores incluem disciplinas como capoeira, judô, atividades expressivas, ginástica, dança, folclore e outras, de acordo com as opções de cada instituição, a que se deve o fato da pouca utilização destes conteúdos?

Alguns profissionais da área afirmam que os espaços utilizados para desenvolver seus trabalhos são impróprios para desenvolver outras atividades que não as habituais; existe também a explicação de que não existe aceitação dos alunos para com as práticas menos difundidas e citadas acima; mas o que fica como questionamento dos teóricos desta área do conhecimento é se não existe afinidade e/ou apropriação destes seguimentos da parte dos profissionais que deveriam fazer uso deles.

A Educação Física Escolar é ampla e deve abraçar todas as linguagens inerentes a ela, deve fazer isso de maneira a estimular a participação de todos independente de afinidades, habilidades e limitações. A palavra chave para se estabelecer um bom trabalho corporal é “Oportunizar” o movimento e através dele gerar maior repertório motor e aprendizado. Os desportos compõem este grupo de atividades e contribui nesta engrenagem de construção do saber.