O PAPEL DO TÉCNICO NO VOLEIBOL

Leandro Pereira da Silva


RESUMO

O profissional da Educação Física pode alcançar o sucesso profissional optando por ser um treinador de voleibol se estiver disposto e preparado para assumir a responsabilidade de um técnico. Mas ao contrário do que muitas pessoas e até mesmo profissionais da área pensam, ser um técnico não pode se limitar no objetivo de conseguir vitórias com seu treinamento, mas deve, sobretudo, se preocupar em alcançar a satisfação física, mental e psico-social de seus atletas.

Palavras-chave: Técnico ? Voleibol ? Treinamento ? Atletas.


ABSTRACT

The professional physical education can achieve professional success by choosing to be a volleyball coach if he is willing and prepared to take responsibility for a technician. But contrary to what many people and even professionals think, be a technician can not be limited in order to achieve victories with his training, but should mainly be concerned with achieving physical satisfaction, mental and psychosocial their athletes .

Key-words: Coach ? Volleyball ? Training ? Athletes.


INTRODUÇÃO

O voleibol é uma modalidade esportiva que está ganhando bastante popularidade no Brasil e no mundo. Um dos motivos desse crescimento é a maneira fácil com a qual os seus praticantes se divertem. Pressupõe-se que a "felicidade" dos praticantes se origina da simplicidade das habilidades exigidas da prática da modalidade. Mas a verdade é que as habilidades envolvidas na modalidade são de alto nível técnico e, consequentemente, de difícil execução ? o que facilitaria a frustração de seus praticantes. O grande responsável pela "felicidade" dos praticantes do voleibol é o treinador/técnico. "Um técnico assume a responsabilidade de fazer qualquer coisa para que os jovens de seu time tenham uma experiência esportiva agradável e segura ao aprenderem as habilidades esportivas" (UGRINOWITSCH; BARBANTI, 1999, p. 4).
Logo, para ser um bom técnico não é suficiente conhecer as regras e entender de técnica e tática, é preciso também ter alguns comportamentos essenciais para o sucesso de sua equipe.


OS OBJETIVOS DE UM BOM TÉCNICO

Um bom técnico de voleibol ? não o de alto rendimento, mas o voltado para saúde física e mental ? não deve se preocupar apenas com o desenvolvimento técnico de seus atletas, mas também com seu bem-estar psicológico. O importante na prática do voleibol é que os atletas se divirtam, mesmo que as execuções dos fundamentos não saiam corretas. Ugrinowitsch e Barbanti (1999, p. 4) acreditam que se o técnico tira a diversão do voleibol, ele tira os atletas do esporte.
Assim, o bom técnico de voleibol deve ter como objetivos em seus treinamentos a diversão: fazer com que seus jogadores gostem de praticar a modalidade; o desenvolvimento: a aprendizagem das regras e habilidades exigidas no esporte e; a vitória, respectivamente.


A POSTURA DE UM BOM TÉCNICO

Um aspecto importante no treinamento de voleibol é a valorização dada aos atletas. Um bom técnico deve permitir que todos atletas participem das atividades do treino e dos jogos da sua equipe. Ugrinowitsch e Barbanti (1999, p. 13) afirmam que:

É muito importante que os técnicos permitam a todos os seus jovens atletas participarem. Cada jovem ? menino ou menina, baixo ou alto, normal ou deficiente, habilidoso ou não ? deve ter uma oportunidade para desenvolver suas habilidades e se divertir. [?] o desafio e o prazer do esporte são experimentados através do contínuo esforço para vencer e não através da vitória em si. [?] Técnicos que permitem a todos os seus jogadores participarem e desenvolverem suas habilidades, ao final, alcançarão o topo.


Além disso, um bom técnico deve fornecer aos seus atletas feedbacks positivos, ou seja, motivá-los para que busquem o aprendizado de novas habilidades e para que voltem a executar corretamente as habilidades já aprendidas. Um técnico deve ter muito cuidado com as palavras que diz e gestos que faz aos seus atletas para não desanimá-los. Nenhum atleta que está conhecendo e começando a praticar o voleibol sente-se à vontade para jogar tendo um técnico que se irrita por erros de execução.
Um bom técnico deve também mostrar aos seus atletas que o esporte pode influenciar no caráter de um indivíduo. Deve "modelar" seus comportamentos a fim de que seus atletas os copiem. Segundo Borsari (2001, p. 78), um bom técnico deve "ter boa formação moral, ser trabalhador, possuir claro sentido de justiça e relacionamento leal com todos (jogadores, auxiliares, dirigentes e árbitros)." Para um bom desenvolvimento dos jogadores, o técnico deve "ter condições físicas, presença e preparo físico mínimo para o trabalho de treinamento [?]; deve ser um exemplo" (BORSARI, 2001, p. 78).


COSIDERAÇÕES FINAIS

O treinamento de voleibol de alto rendimento prioriza a competição, a vitória, o troféu, a medalha, o podium etc. Mas o treinamento de voleibol como uma forma de atividade física objetivando a saúde deve priorizar a diversão de seus praticantes.
O bom técnico de voleibol deve dar bons exemplos de comportamento, permitir a participação e valorizar todos os esforços de seus atletas. O bom técnico faz com que seus atletas tenham, no futuro, caráter e bons relacionamentos através de boas experiências que tiveram no esporte.










REFERÊNCIAS

UGRINOWITSCH C.; BARBANTI V. J. Ensinando voleibol para jovens. São Paulo: Editora Manole LTDA., 1999.

BORSARI, J. R. Voleibol. Aprendizagem e treinamento. Um desafio constante. Variações do voleibol: Vôlei de praia. Fut-vôlei. Vôlei em quartetos. 3. ed. São Paulo: EPU, 2001.