RESUMO

O psicopedagogo analisa e investiga os fatores que prejudicam a aprendizagem permitindo que o indivíduo seja capaz de lidar com suas dificuldades podendo assim, construir seu próprio conhecimento.

 Este artigo tem por objetivo relatar o papel do psicopedagogo dentro da instituição escolar, mostrando a relevância que este tem para a prevenção dos problemas no processo de aprendizagem.  Dessa forma, o conhecimento e a valorização do papel que esse profissional exerce nas escolas é de suma importância, pois ele utiliza técnicas especializadas, orienta professores, pais e demais envolvidos no processo de conhecimento e aprendizagem do sujeito. O psicopedagogo atinge seus objetivos quando amplia seus conhecimentos sobre os alunos e viabiliza recursos para atender as necessidades das crianças.

  1. INTRODUÇÃO 

O presente artigo  relata o papel do psicopedagogo dentro da instituição escolar que ainda é uma área de atuação pouco conhecida pela sociedade.

As dificuldades de aprendizagem estão cada vez mais presentes no cotidiano escolar. Muitos destes problemas escolares estão relacionados à família, escola e ao meio social em que a criança vive. Cabe ao psicopedagogo o papel de detectar as causas das dificuldades dos alunos e construir meios que permitam que eles se libertem de seus medos e angústias.  

A parceria psicopedagogo, escola e família no cotidiano das crianças é importante para que ela possa construir o seu “eu” e cabem a estas pessoas orientar e direcionar o caminho por onde ela irá seguir. É através da interação, do diálogo, da atenção e companheirismo  que a criança consegue se sentir segura e começa a confiar nas pessoas que fazem parte da sua vida superando assim suas dificuldades.

Este artigo mostra como é o trabalho do psicopedagogo dentro da instituição escolar para identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos e quais são as estratégias que podem ser utilizadas para que seja possível reduzir os fatores que prejudicam a aprendizagem e comprova a importância do psicopedagogo para a construção e socialização do conhecimento e promoção do desenvolvimento cognitivo dos educandos.

  1. O papel do psicopedagogo na aprendizagem

            O psicopedagogo é o profissional que atua na área da Psicopedagogia e seu papel é prevenir e tentar compreender os problemas que impedem que o indivíduo aprenda. Verificando o motivo dos problemas no processo de aprendizagem, ele faz as intervenções necessárias que permitem ao aluno compreender os problemas que causam as suas dificuldades de aprendizagem podendo assim superá-las.

            Apesar da importância do papel do psicopedagogo muitas pessoas desconhecem a relevância que o trabalho realizado por este profissional tem para a superação das dificuldades de aprendizagem das crianças. Muitos pais e professores não veem este profissional como um parceiro que irá orientá-los em todo processo educativo da criança, mas sim como um intruso que controlará suas ações e decisões.

            O psicopedagogo atua em diversas áreas de forma preventiva e terapêutica, buscando compreender os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano para desta forma verificar as estratégias de trabalho que deve realizar com o indivíduo e favorecer seu processo educativo. A aprendizagem é um processo contínuo do sujeito que aprendem de maneiras diferentes por isso, não devem ser comparados em nenhuma circunstância eles devem ser observados em suas particularidades. Segundo Rubinstein (2003, p. 89) “cabe ao aprendiz construir seus próprios significados, isto é, apropriar-se do conhecimento”.

            As dificuldades dos alunos podem aparecer em qualquer momento da vida e, portanto, todos precisam de atendimento especializado, por isso, é preciso diagnosticar os fatores e as causas destes problemas. Para compreender como se constitui o sujeito, verificar os recursos de conhecimento que ele dispõe e a forma pela qual produz conhecimento e aprende, é preciso que o psicopedagogo amplie sua compreensão sobre as características e necessidades de aprendizagem do aluno.

Os problemas de aprendizagem são elementos presentes no processo educacional e para identificá-los esse profissional precisa compreender o processo de ensinar e aprender levando em conta o conhecimento de mundo dos alunos respeitando assim, suas crenças e seus valores. A aprendizagem acontece da interação que o sujeito tem no ambiente que vive e ele transforma as informações que lhe foram passadas de acordo com suas necessidades e interesses. Durante a construção do conhecimento Piaget definiu (apud FERNÁNDEZ, 1991 p. 108 - 109) que acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou acomodação: 5  A assimilação consiste na tentativa do indivíduo em solucionar uma determinada situação a partir da estrutura cognitiva que ele possui naquele momento específico da sua existência. Representa um processo contínuo na medida em que o indivíduo está em constante atividade ao entrar em contato com o objeto do conhecimento o indivíduo busca retirar dele as informações que lhe interessam deixando outras que não lhe são tão importantes.  A acomodação consiste na capacidade de modificação da estrutura mental antiga para dar conta de dominar um novo objeto do conhecimento. A acomodação representa o momento da ação do objeto sobre o sujeito. Em síntese, toda experiência é assimilada a uma estrutura de ideias já existentes gerando um processo de acomodação. O trabalho psicopedagógico deve ser pensado a partir da instituição escolar que tem um papel fundamental na construção do sujeito, assim como a sociedade e a família a escola é responsável por uma grande parte do desenvolvimento da aprendizagem humana. A escola é responsável pela educação considerada sistemática e segundo Visca (apud BOSSA, 2007, p. 89): A aprendizagem sistemática é aquela que se opera na interação com as instituições educativas mediadoras da sociedade, órgãos especializados para transmitir os conhecimentos, atitudes e destrezas que a sociedade estima necessárias para a sobrevivência, capaz de manter uma relação equilibrada entre a identidade e a mudança. Estas instituições, além disso, provêm ao sujeito as aprendizagens instrumentais que irão permitir o acesso a níveis mais elaborados de pensamentos. A família é o primeiro vínculo da criança, o que a família pensa, suas regras, condutas e suas expectativas quanto ao desenvolvimento de seu filho são importantes para definir como o processo de aquisição de conhecimento será apropriado por ele. Na escola para uma transmissão de conhecimento é essencial que haja uma boa relação entre professor e alunos. A interação, o diálogo permitem a troca de conhecimento e a aquisição de um novo saber que o indivíduo irá reconstruir dando a ele significados próprios.

[...]