Na maioria das vezes os professores não receberam uma educação para lidar com as adversidades e preconceitos existentes em sala de aula, portanto seus medos e preconceitos, por si só, fazem com que o aluno se exclua.

Uma educação sem fronteiras e que trabalhe no sentido de mitigar as diferenças existentes, não é tarefa fácil, requer preparo por parte do professor, uma vez que para lidar com as adversidades é necessário compreender como elas se manifestam e em que contexto. Entretanto o professor que acolhe seus alunos, sendo um professor reflexivo que percebe e respeita as diferenças de cada um, constrói um ambiente de igualdade, sem fronteiras e propicia uma segurança que refletirá em um melhor e maior aprendizado.

Neste sentido Alarcão ( 2004,pg. 41):

"A noção do professor reflexivo baseia-se na consciência da capacidade de pensamento e reflexão que caracteriza o ser humano como criativo e não como mero reprodutor de idéias e práticas que lhe são exteriores. É central, nesta conceptualização, a noção do profissional como uma pessoa que , nas situações profissionais, tantas vezes incertas e imprevistas, atua de forma inteligente e flexível, situada e reativa."

O professor deve conduzir o ambiente escolar valorizando as diferentes culturas. Chauí (1995, pg. 50)

"A cultura é a criação coletiva de idéias, símbolos e valores pelos quais uma sociedade define para si mesma o bom e o mau, o belo e o feio, o justo e o injusto, o possível e o impossível, o inevitável e o casual, o sagrado e o profano, o espaço e o tempo. A cultura se realiza porque os seres humanos são capazes de linguagem, trabalho e relação com o tempo. A cultura se manifesta como a vida social, como a criação de obras de pensamento e de arte, como vida religiosa e política."

O trabalho contínuo de professores e da instituição de ensino no sentido de valorizar as diferenças fará com que uma cultura não se sobreponha a outra e que o preconceito e violência não ocupem lugar de destaque na educação sem fronteiras.

Referências bibliográficas

ALARCÃO, Isabe Professores Reflexivos em uma escola Reflexiva,3ª ed. São Paulo.Cortez,2004

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 5 ed. São Paulo: Àtica, 1995