O papel do professor e aluno no processo de ensino/ aprendizagem de Língua Estrangeira, segundo a teoria de Krashen.

Segundo essa teórica, o professor possui  três papéis centrais. Primeiro, o professor  é a principal fonte de input da língua alvo, assim ele deve produzir um fluxo constante de linguagem e ao mesmo tempo fornecer pistas para auxiliar os alunos na interpretação do input.Segundo, o professor deve criar um atmosfera favorável,que seja interessante e amigável para que se obtenha um baixo filtro afetivo. O assunto da aula deve ser de interesse dos alunos e não se deve corrigir os seus erros. Finalmente, o professor deve escolher e dirigir uma grande variedade de atividades de sala de aula, envolvendo variados grupos, conteúdo e contextos. Os materiais devem estar baseados não apenas na percepção do professor, mas também  nos interesses e necessidades dos alunos.

O  papel do aluno muda de acordo com o estágio de desenvolvimento linguístico. É ele quem decide quando falar e que expressões usar. O aluno é desafiado pelo input que esta ligeiramente além de seu nível de competência linguística a desvendar o significado desse input, através do contexto e conhecimento extralinguístico.

Inicialmente, eles não precisam responder na língua alvo. Eles podem participar usando comandos através de gestos, identificar colegas através da descrição do professor, apontar para figuras, etc. Em seguida, eles podem usar palavras simples,fazer e responder a questões simples, como Wat`s your name?, etc, e usar modelos de conversação.

Finalmente, eles participam de role-plays, jogos, dão opiniões e informações pessoais e resolvem problemas em grupo.