O Papel do Professor de Educação Infantil
 
O Papel do Professor de Educação Infantil
 


Podemos afirmar que o papel do adulto frente ao desenvolvimento infantil dentro da teoria sócio interacionista é de uma importância ímpar, pois permite que seja proporcionado experiências diversificadas e enriquecedora, que venha desenvolver as suas capacidades cognitivas despertando-oconfiança em si, se sentir amado, respeitado. Porém tudo isso é um processo longo, que deve ser feito de forma contínua e dinâmica, daí a importância de se iniciar na infância.

A lógica do mundo adulto possui algumas práticas prejudiciais ao processo de desenvolvimento da criança diante de tantas colocações referente aos movimentos de "você não pode isso" "não pode aquilo" em todas as situações inadequadas e a criança passa a ficar parada, pois existe uma cultura, de que a criança educada, é uma criança parada.

Outro aspecto a ser considerado são as colocações de apelidos pejorativos nas crianças: agressivo, burro, dengoso, maluco, traquino, etc. É necessário que os profissionais dos Centros de Educação Infantil tenham o compromisso ético ao dar limites à criança não a exponha em situações ridículas e nem constrangedoras.

Não podemos deixar de citar outro aspecto referente às preferências, o profissional deve tratar todos com igualdade, portanto, não tecer elogios e fazer comparações entre as crianças, para que não se sintam rejeitadas, todas, sem exceções, devem receber o mesmo tratamento. Diante disso, se faz necessário que todos profissionais de Educação Infantil ofereça às crianças um ensino de qualidade tendo como base os direitos conquistados e dedicados às crianças e às famílias.

Entendemos que a Educação Infantil é a salvação, a nossa esperança, portanto, uma educação que forme homens para transformá-los em agentes da sua história, cidadãos de bom caráter, e futuramente profissionais humanitários, lideres capazes de defender a comunidade.

 
Avalie este artigo:
(3 de 5)
22 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Lindací Alves De Souza Scagnolato
Talvez você goste destes artigos também