Josiane Griffo de Jesus Pereira Costalonga

([email protected])

Novas tecnologias aplicadas à educação- Heronilsa M. Câmara.

Resumo

A utilização de novas tecnologias no ambiente escolar traz uma nova roupagem para o processo de ensino e aprendizagem, na integração dos recursos tecnológicos com a gestão administrativo-pedagógicaauxiliando a organização da instituição e promovendo uma educação contemporânea e contextualizada com a comunidade escolar e social. O presente artigo tem em vista apresentar qual deve ser o papel do gestor educacional e seu caráter na formação nas novas tecnologias e como cooperará para estes recursos sejam incorporados a pratica pedagógica do educador.

Introdução

Vivemos em uma sociedade que tem modernizado com os novos avanços de tecnológicos inventados a cada momento, para haver o enquadramento nesse novo contexto mundial precisamos está qualificados profissionalmente e antenados como as novas tecnologias do mercado mundial tecnológico. Mais analisando as condições atuais de gerenciamento de muitas instituições de ensino estão em condições precárias que envolvem desde a estrutura a administração despreparada para as mudanças tecnológicas. Em grande parte desde problemas envolvem a competência de gestor educacional que dirige a escola.

Dá nesta forma, a escola carece se incluir as novas tecnologias de informação e comunicação nos processos geracional e pedagógico fornecendo ao corpo docente da instituição agilidade dos processos administrativo-pedagógicos, além da contribuição para aprendizagem dos alunos atuais que convivem nesse mundo digital.  Por meio, dos usos de programas de TICs na escola vai favorecer ao trabalho do gestor rapidez nas tarefas de organização promovida na secretária escolar, administração-geracionalfornecendo resultados precisos na alimentação dos sistemas educacionais, a formação continuada do corpo pedagógico. Também os usos desses recursos tecnológicosauxiliará nas praticas pedagógicas exercidas pelos professores em sala de aula.

O cargo de gestor escolar foi implantado com a Lei Nº. 939/96 que pauta sua finalidade gerencial, responsabilidade e competências exigidas em sua atuação administrativa,

pedagógica e comunitária partindo do pressuposto da gestão democrática no âmbitoescolar. A função do gestor escolar é de gerenciar, coordenação, administração e acompanhamento e execução das atividades exercida na escola. Também no acompanhamento das práticas pedagógicas passadas pelos professores aos alunos. Além de buscar recursos inovadores para a escola que proporciona melhoramento do ensino e aprendizagem, como no caso das novas tecnologias.

Este artigo tem como intuito apresentar o papel do gestor escolarvisando sua formação nos processos nas novas tecnologias assegurando organização nos processos administrativos- pedagógicos. E também, sua influência como gestor educacional junto ao corpo docente na utilização nas novas tecnologias educacionais e a implantação de novas tecnologias educacionais no ambiente escolar. 

1 O Papel do Gestor Escolar e a Implantação de Novas Tecnologias no âmbito escolar

De acordo com o Portal da Educação fala que “o papel do gestor escolar não se resume meramente à administração do estabelecimento de ensino, mas a de um agente responsável por mudanças”.

O gestor da atualidade tem a função de planejamento, liderança, coordenação, participação no cenário escolar, dirigindo e controlando todo o processo administrativo, utilizando-se de concepções e ferramentas administrativas para cumprir com todos objetivos e metas. Para haver, a transformação da escola é fundamental o envolvimento dos gestores e comunidade escolar (funcionários, professores, alunos, pais e comunidade) do trabalho diretamente exercido no ambiente escolar.

Portanto, é necessário o envolvimento e comprometimentos do gestor escolar no processo de formação continuada para a utilização das novas tecnologias na educação. Será que há possibilidade o gestor ser o principal responsável para que os novos recursos tecnológicos sejam introduzidos no ambiente escolar.

De acordo com Almeida (2004, p. 2),

O envolvimento dos gestores escolares na articulação das diferentes segmentos da comunidade escolar, na liderança do processo de inserção das TIC na escola em seus âmbitos administrativo e pedagógico e, ainda, na criação de condições para a formação continuada e em serviço dos seus profissionais, pode contribuir e significativamente para os processos de transformação de escola em um espaço articulador e produtor de conhecimento compartilhados. 

Segundo Almeida (2004, p. 1), “além do envolvimento, destacam-se escolas que dispõem de todos os recursos, inclusive as TCI, oferecendo a abertura para espaços articuladores e participativos nas redes colaborativas de aprendizagem”.

Portanto, para que as novas tecnologias sejam incorporadas nas escolas necessita que a mesma, esteja com equipamentos novos em funcionamentos, e os docentes capacitados em conjunto com os gestores nos cursos de qualificação para usos das novas tecnologias, no sentido de incentivar influência da tecnologia no contexto administrativo e pedagógico na escola, em outras palavras, os gestores devem participar do processo de inclusão digital na escola.

Como expõem no Portal da Educação “é preciso incorporar esse gestor à modernização. Mudanças rápidas e velozes ocorrem todos os setores, algumas são mais visíveis como no caso da área tecnológica, e, precisamos acompanha-las”.

De acordo com Almeida (2004, p. 2) “as tecnologias não podem gerar mudanças”. Sua inserção no ambiente escolar exige a formação contextualizada de todos profissionais envolvidos, de forma que possam identificar os problemas e as necessidades institucionais, relacionadas aos usos de tecnologias.  Essa formação fortalece o papel da direção na gestão das TCI e na procura de condições que auxiliam o uso administrativo e pedagógico das tecnologias na escola.

Também,Almeida (2004, p. 1) coloca que,

A incorporação das tecnologias de informação e comunicação- TCI- na escola contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidade colaborativas de aprendizagem que privilegiam construção do conhecimento, a comunicação, a formação continuada e a gestão articulada entre as áreas administrativa, pedagógica e informacional da escola. 

Desde modo, o professor utilizando diversificados recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem dos alunos trazendo aulas nas dinâmicas e criativas, levando os alunos se interessa pelos estudos.  Por isso, a importante o uso de novas tecnologias na escola.

Primeiro temos que compreender o conceito de tecnologia. De acordo com o Dicionário Aurélio conceitua tecnologia como “conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de atividade.”.

Quando nos reportamos em pensar em tecnologia logo vem em nossos pensamentos o computador, vídeos, internet, celulares, TV, enfim uma enorme gama de eletrônicos que traz benefício para o homem. E muitos destas tecnologias estão inseridos na educação proporcionando melhoria no ensino.

Evidentemente, foi neste século XXI, que houver o clímax das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TCI) na esfera da sociedade moderna, por meio, das inovações da informática, da comunicação e das telecomunicações presentes nos artefatos tecnológicos que possibilita o individuo através de um aparelho telefone ao computador enviar mensagens de texto (MSN), e-mail, assistir vídeos, produzir fotos e proporcionar a comunicação audiovisual entre sujeitos em diferentes partes do mundo.

Trazendo para o universo escolar, o significado de é tecnologia refere-se aos meios, os apoios, as ferramentas que utilizadas na aprendizagem dos alunos. De acordo com Gebran (2009, p. 12) aponta que “(...). A tecnologia não restringe a equipamentos, computadores, nem programas à comunicação de dados.”.

No âmbito escolar a Tecnologia da Informação e da Comunicação possibilita o professor trabalhar os conteúdos de forma dinâmica e criativa com os alunos favorecendo no ensino e aprendizagem dos mesmos.Segundo Schefer (2006, p.13) “novas possibilidades são oferecidas pelos sistemas multimídia e ambientes exploratórios que atuam como facilitadores da aprendizagem”.

Por isso, é fundamental sua implantação de novas tecnologias no espaço escolar auxiliando no ensino e aprendizagem dos alunos, além de proporcionar como ferramenta de capacitação pedagógica para os gestores e docentes. 

Conclusão

O papel do gestor escolar é fundamental no âmbito escolar para a organização do processo administrativo-pedagógico. A função do gestor escolar é de gerenciar, coordenação, administração e acompanhamento e execução das atividades exercida na escola. Também no acompanhamento das práticas pedagógicas passadas pelos professores aos alunos. Além de buscar recursos inovadores para a escola que proporciona melhoramento do ensino e aprendizagem, como no caso das novas tecnologias.

Portanto, para que esse profissional exerça seu cargo na gestão escolar necessita que esteja capacitado profissionalmente e sendo conhecedor na aplicação das novas tecnologias no espaço escolar. Também é importante que toda comunidade escolar em conjunto com os gestores façam cursos de formação continuada em tecnologias e como podem aplica-las na prática pedagógica visando àformação do aluno futuros engajados com o mundo tecnológicos atual.

ALMEIDA(2004, p.1) aponta que, ao explorar as potencialidades das TCI na escola, principalmente com o uso da internet, a escola abre-se para novas relações com o saber, vivenciandoa comunicação compartilhada e a troca de informação com outros espaços do conhecimento tendo os mesmos interesses. E através, destas aberturas com diferentes espaços potencializa a gestão escolar provocando mudanças elementais na escola, no qual o ensino, a aprendizagem e a gestão participativa podem se desenvolver um processo colaborativo com setores internos e externos da comunidade escolar. 

Bibliografia

ALMEIDA, M.; e RUBIM, L. O papel do gestor escolar na incorporação das TIC na escola: experiências em construção e redes colaborativas de aprendizagem. São Paulo: PUC-SP, 2004. Acessado em 18/10/2016.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, 1910-1989. Miniaurélio Século XXI Escolar: O minidicionário da língua portuguesa. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira; coordenação de edição, Margarida dos Anjos, Marina Baird Ferreira, lexicografia, Margarida dos Anjos...(et al.). 4 ed. ver. ampliada. RJ: Nova Fronteira, 2000.

GEBRAN, Mauricio Pessoa: Tecnologias Educacionais. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.

Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 1996. 

RIOS, Mirivan Carneiro. O gestor escolar e as novas tecnologias, 2011. Acessado 18/10/2016.

PORTAL DA EDUCAÇÃO: O papel do gestor escolar. Acessado em 21/10/2016.Disponível site:https://www.portaleducacao.com.br/

SCHEFFER, N. F.; NAVA, A. L.; AIMI, S.; DALAZEN, A. B; ANDRETTA, F. C.; CORREAR. M. Matemática e Tecnologias: modelagem matemática. Série didática. Erechim:EDIFAPES, 2006ª. Acessado em 21/10/2016.