O PAPEL DO GESTOR E A ATUAÇÃO COMO COACH

 

Edson Costa da Silva Junior1

RESUMO

Este artigo teve como objetivo identificar a atuação do gestor de empresa no processo de coaching junto aos seus colaboradores. A competitividade no mundo econômico pede mudança das empresas quanto a o modo como gerem o capital humano.  Existe uma preocupação quanto à sobrevivência da empresa e o papel do gestor como um apoiador de seus colaboradores, estimulando-os a pensar e obter resultados em menos tempo. A tarefa do gestor é fazer acontecer e alcançar resultados e metas estipuladas, portanto estar ao lado dos colaboradores e executar um plano de apoio para desenvolver a capacidade de controlar a ansiedade em situações que exigem maior esforço comportamental, podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da organização. O resultado da atuação do gestor em seu papel de orientador, na valorização das pessoas que trabalham na organização, renderá maior desempenho nas relações interpessoais e melhores resultados para a organização.

Palavras-chave: capital humano, gestor, organização, orientador.

ABSTRACT                           

This article aims to identify the role of the business manager in the process of coaching among its employees. The competitiveness in the world economy calls for changing companies as to how they manage human capital. There is a concern about the survival of the company and the manager's role as a supporter of its employees, encouraging them to think and get results in less time. The task of the manager is to happen and achieving results and targets set, so be on the side of employees and run a support plan to develop the ability to control anxiety in situations that require more effort behavioral, can be the difference between success and failure of the organization. The result of the actions of the manager in his role as advisor in the appreciation of the people working in the organization, will yield greater performance in interpersonal relationships and better results for the organization.

 

Keywords: human capital, manager, organization, coach.

 

1 Introdução

Para um melhor desempenho nos negócios, as empresas necessitam contar com atitudes de inovação e de conhecimento em seu capital humano.

Coach, na língua inglesa, define as funções do treinador: uma pessoa que atende outra com o objetivo de atingir um resultado de forma a encorajá-lo a atuar de forma eficaz. Essa atuação tem profunda alteração no desenvolvimento da organização, que ganha uma rede de colaboração, formação e foco em resultados.

O gestor ao desempenhar o papel de coach está gerenciando atitudes e estimulando seus colaboradores a pensar, sendo de extrema importância para o resultado de uma organização.

2 Revisão Literária

2.1 - Conceito de coaching

O coaching é um relacionamento entre duas ou mais pessoas, onde o coach se compromete em apoiar a(s) outra(s), para melhorar seu desempenho e seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Segundo Araújo (2001),

coaching é mais do que treinamento, o coach permanece com a pessoa até ela atingir o resultado. Sua função é lhe dar poder para que ela produza, para que suas intenções se transformem em ações que, por sua vez, se traduzam em resultados. (p. 26)

Segundo Minor (2003, p.67):

 

coaching é uma maneira de descobrir e incentivar o potencial dos funcionários. Envolve um fluxo contínuo de instrução, demonstração, diálogo, prática, suporte e feedback, além de exigir a criação de uma parceria baseada no respeito e confiança mútuos. (...)

Para Araujo (1999, p. 81) o feedback é uma forma de manter atualizado o curso das informações e de garantir ao coachee o maior desempenho. O acompanhamento avalia o desempenho e identifica possíveis modificações necessárias no processo.

O feedback é uma ferramenta importante no desenvolvimento do processo, sendo indispensável que o coach tenha essa habilidade ou comprometerá o processo.

2.2 – Finalidade do coaching

O coaching tem o objetivo de melhorar o desempenho no trabalho, trazendo resultados como: superação de obstáculos pessoais, desenvolvimentos de habilidades e competências, e melhor desempenho nas metas.

Os papeis de liderança, gerenciamento e coaching são importantes em uma organização e segundo Porché (2002, p.4):

liderança: anuncia um futuro e convocar as pessoas para que façam esse futuro acontecer; gerenciamento: coordena pessoas e materiais para cumprir eventos/objetivos específicos, que farão o futuro anunciado acontecer e coaching: ajuda as pessoas a se dedicarem e a ter entusiasmo no cumprimento de seus objetivos.

2.3 – Atuação do Coach

Para Gil (2001), o papel do coach está associando ao do personal trainner, que percebe a divergência entre a realidade de uma pessoa e onde esta deve chegar, auxiliando-a na superação de suas dificuldades, na busca do aprimoramento de análise e soluções para os problemas que se apresentam.

 

O coach dá poder ao coachee para que esse efetive as mudanças necessárias no ambiente organizacional, tendo como resultado esperado: maior satisfação no trabalho e motivação da pessoa sob orientação; melhora nas relações de trabalho, equipes mais produtivas, estimulando empregados a tomarem iniciativas que beneficiem a organização.

3 Conclusão

O papel do gestor deve estar conectado a um processo de educação e de transformação humana, de forma firme e dedicada, criando condições para o seu colaborador aprender e alcançar seu potencial, estimulando-o à análise, novas ideias e soluções, ou seja, deve guiar, mas não dar soluções.

A atuação do gestor como coach entende-se como fonte de vantagem competitiva para a manutenção de uma organização no mercado econômico, pois traz maior produtividade, com a aquisição de conhecimento e experiências ao longo do processo e ajuda as pessoas a avançar nas decisões para o alcance de metas e dos objetivos da empresa.

O presente artigo não esgota o assunto do papel do gestor na qualidade de coach e face à relevância do tema, e abre espaço para o estudo das competências comportamentais e técnicas para um resultado positivo em benefício da organização no processo de coaching.

Referências:

ARAÚJO, Ane. Coach um parceiro para o seu sucesso. São Paulo: Editora Gente, 1999.

GIL, Antônio Carlos. Gestão de Pessoas. São Paulo: Editora Atlas, 2001.

GOLDSMITH, Marshall; LYONS, Laurence S.; FREAS, Alyssa M. Coaching: o exercício da Liderança. – Rio de Janeiro: Elsevier: DBM, 2003.

PORCHE, Germaine. Coaching: o apoio que faz as pessoas brilharem. - Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2002.

MINOR, Marianne. Coaching para o desenvolvimento: habilidades para gerentes e líderes de equipes. - Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.