O PAPEL DO GESTOR DE PROJETOS NA FORMAÇÃO DA EQUIPE.

Resumo

Este artigo tem a finalidade de informar os gestores da área de projetos, sobre a importância do gerenciamento de pessoas, na formação de uma equipe, e no gerenciamento de resultados. A organização precisa de gerenciamento de resultados com qualidade, pois se justifica mais investimentos em pessoas quando estes resultados são obtidos. O líder exerce influência no seu grupo para que exerçam o objetivo das metas a serem seguidas, conduzindo-os na direção que sozinhas não seguiriam. A responsabilidade pelo desenvolvimento das pessoas recai sobre o líder. E isso significa mais do que apenas ajudá-las a adquirir habilidades profissionais.

O envolvimento e a participação dos membros da equipe desde o inicio agrega seus conhecimentos durante o processo de planejamento e fortalece o compromisso com o projeto. Para projetos menores, as responsabilidades de gerenciamento, podem ser compartilhadas por toda a equipe ou administradas exclusivamente pelo gerente de projetos.

O Gestor deve dominar com excelência a liderança e gestão de pessoas, focando sempre na comunicação, negociação e planejamento, visando o equilíbrio entre fatores técnicos, econômicos e humanos.

O Gestor deve ainda gerenciar conflitos interpessoais, planejar e acompanhar resultados, estabelecer comunicação clara, direta e objetiva, deve - se também mostrar carisma, entusiasmo, criatividade, flexibilidade e disciplina na forma de trabalho.

Palavras-chave: Gerenciamento e gestão de pessoas, gestão de projetos, motivação, liderança, negociação e comunicação.

 

 


Introdução

 

O mundo mudou e a globalização faz parte do dia a dia em nosso país, com as novas mudanças na era da tecnologia e da informação, as competições entre as empresas ficaram acirradas e o papel do líder ou do gestor nos dias de hoje tornou-se  importante para este crescimento acelerado. O gestor de projetos tem o objetivo de gerenciar pessoas e transformar projetos em realidade, por isso precisa de uma equipe com sintonia e sinergia para a evolução em cada etapa do projeto.

Com isso é preciso que o gestor mude ou adote um estilo de liderança que agregue maior valor às pessoas, para que consigam acompanhar todas as mudanças do mercado atual, mas que ao mesmo tempo não impacte negativamente na equipe responsável diretamente pelos resultados desejados. Isto é necessário, pois cada vez mais os resultados das organizações dependem das pessoas e de seu bem estar no ambiente de trabalho.

O objetivo deste artigo e informar os gestores da área de projetos, sobre a importância do gerenciamento de pessoas, formação de uma equipe, e o gerenciamento de resultados.

A justificativa é informar que a organização precisa de gerenciamento de resultados com qualidade, pois se justifica mais investimentos em pessoas quando estes resultados são obtidos.

 Alguns casos de fracassos em projetos são por falta de comunicação. Como o gestor e peça fundamental da equipe e necessário que tenha uma comunicação clara e possa estar inserido neste meio, como um colaborador de informação, que não retém informação só para si, sem dividir com sua equipe.

Metodologia 

Este trabalho se utiliza de pesquisas descritivas e bibliográficas de livros, artigos e material disponibilizado na internet, tem como finalidade informar e descrever a importância da comunicação na gestão de pessoas para à formação da equipe de projetos.

Gerenciamento de projetos nos dias atuais 

Vieira, (2009) diz que a indústria militar teve uma significante parcela de contribuição para o desenvolvimento das teorias, dos conceitos e de muitas técnicas de gerenciamento de projetos utilizados nos dias de hoje, além de ter promovido o importante advento da internet.

Diferentes tipos de indústrias utilizam metodologias de gerenciamento de projetos e software de apoio na gestão de projetos, independente se são pequenas, médias ou grandes corporações.

Os novos aplicativos tornam praticamente automáticos a criação de gráficos de Gantt e diagramas de rede à medida que as tarefas vão sendo inseridas e sequenciadas, alem de oferecerem uma infinidade de recursos que ajudam os gerentes de projetos e toda equipe na automatização de varias tarefas, facilitando, por exemplo, os processos de comunicação de todos os envolvidos no projeto. 

Definição de Liderança 

Para Chiavenato, (1999) a liderança é uma forma de influência. A influência é uma transação interpessoal em que uma pessoa age para modificar ou provocar o comportamento de outra pessoa, de maneira intencional.

Maxwell (2008, p.13) dá um parâmetro bem abrangente na definição de liderança:

  • Disposição de assumir riscos.
  • Desejo apaixonado de fazer diferença.
  • Se sentir incomodado com a realidade.
  • Assumir responsabilidades enquanto outros inventam justificativas.
  • Enxergar as possibilidades de uma situação enquanto outros só conseguem ver as dificuldades.
  • Disposição de se destacar no meio da multidão.
  • Abrir a mente e o coração.
  • Capacidade de subjugar o ego em benefício daquilo que é melhor.
  • Evocar em que nos ouve a capacidade de sonhar.
  • Inspirar outras pessoas com uma visão clara da contribuição que elas podem oferecer.
  • Poder de potencializar muitas vidas.
  • Falar com o coração ao coração dos liderados.
  • Integração do coração, da mente e da alma.
  • Capacidade de se importar com os outros e, ao fazer isso, liberar as idéias, a energia e a capacidade dessas pessoas.
  • Sonho transformado em realidade.
  • Coragem. 

O líder exerce influência no seu grupo para que façam o que se deseja, conduzindo-os na direção que sozinhas não seguiriam.

Tem o papel e o dever de mostrar oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal, incentivar, mostrar que é possível, colocar a equipe em condições de avançar e também aprender com os erros.

A responsabilidade pelo desenvolvimento das pessoas recai sobre o líder. E isso significa mais do que apenas ajudá-las a adquirir habilidades profissionais. Os melhores líderes ajudam os liderados não só em relação à carreira, mas também em relação à vida pessoal.

Eles os ajudam a se tornar pessoas melhores, e não apenas bons profissionais. Os líderes potencializam os liderados. E isso é muito importante, pois promover o crescimento das pessoas gerando crescimento para a organização. (MAXVELL, 2008, p.96).

O contexto da gestão de pessoas 

Conforme Chiavenato, (2008) o contexto da gestão de pessoas é formado por pessoas e organizações. As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações. E estas dependem daquelas para poderem funcionar e alcançar sucesso.

De um lado, o trabalho toma considerável tempo das vidas e dos esforços das pessoas. Separar o trabalho da existência das pessoas e muito difícil, senão quase que impossível, diante da importância e do impacto que o trabalho nelas provoca.

 Assim, as pessoas dependem das organizações nas quais trabalham para atingir seus objetivos pessoais e individuais.

Conceito de Gestão de pessoas 

Chiavenato, (2008) diz que gestão de pessoas (GP) é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações.

Ela é extremamente contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos, do estilo de gestão utilizado e de uma infinidade de outras variáveis importantes. 

Gerenciamento de recursos humanos do projeto 

Conforme o Guia PMBOK, o gerenciamento dos recursos humanos do projeto inclui os processos que organizam e gerenciam a equipe incumbida. A equipe  consiste nas pessoas com papéis e responsabilidades designadas para a conclusão desse objetivo, O tipo e o número de membros da equipe podem mudar com freqüência ao longo do processo.

Embora os papeis e a responsabilidade específica para os membros da equipe do projeto sejam designadas pelos seus líderes, o envolvimento de todos os membros da equipe no planejamento do projeto e na tomada de decisões pode ser benéfico.

O envolvimento e a participação dos membros da equipe desde o inicio agrega seus conhecimentos durante o processo de planejamento e fortalece o compromisso com o projeto. 

Os processos de gerenciamento dos recursos humanos do projeto são: 

  • Desenvolver o plano de recursos humanos – O processo de identificação e documentação de funções, responsabilidades, habilidades necessárias e relações hierárquicas do projeto, alem da criação de um plano de gerenciamento do pessoal.
  • Mobilizar a equipe do projeto – O processo de confirmação da disponibilidade dos recursos humanos e obtenção da equipe necessária para concluir as designações do projeto.
  • Desenvolver a equipe do projeto – O processo de melhoria de competências, interação da equipe e ambiente global da equipe para aprimorar o desempenho do projeto.
  • Gerenciar a equipe do projeto – O processo de acompanhar o desempenho de membros da equipe, fornecer feedback, resolver questões e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto. 

A equipe de gerenciamento de projetos é um subconjunto da equipe do projeto e é responsável pelas atividades de gerenciamento do projeto e liderança, como iniciação, planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento das várias fases do projeto. Este grupo também pode ser chamado de equipe principal, equipe executiva, ou equipe de liderança.

Para projetos menores, as responsabilidades de gerenciamento, podem ser compartilhadas por toda a equipe ou administradas exclusivamente pelo gerente de projetos. O patrocinador do projeto trabalha com a equipe de gerenciamento de projetos, em geral com apoio em questões como financiamento do projeto, esclarecimento do escopo e monitoramento do progresso, e influenciando outras pessoas para beneficiar o projeto. 

Gerenciar e liderar a equipe do projeto também inclui, entre outras atividades:

  • Influenciar a equipe do projeto. Conhecer, e influenciar quando possível, os fatores de recursos humanos que podem impactar o projeto. Isso inclui o ambiente da equipe, localizações geográficas dos membros da equipe, comunicações entre as partes interessadas, questões políticas internas e externas, questões culturais, singularidade organizacional e outros fatores de pessoal que podem alterar o desempenho do projeto.
  • Comportamento profissional e ético. A equipe de gerenciamento de projetos deve estar ciente, assumir o compromisso e garantir que todos os membros da equipe tenham um comportamento ético. 

Os processos de gerenciamento de projetos em geral são apresentados como processos distintos com interfaces definidas; porém, na prática, eles se sobrepõem e interagem de forma que não podem ser completamente detalhadas no Guia PMBOK.

O papel do Gestor de projetos 

Gestor de projetos na indústria de tecnologia da informação normalmente mantém um aglomerado de propostas de projetos, planos, relatórios de status e solicitações de mudança supervisionando vários projetos de TI, garantindo que os projetos cumpram as normas, melhora a capacidade de gerenciamento na organização, fornecendo formação, orientação e treinamento de pessoas para quantificar a sua competência e habilidades.

O Gestor fornece orientação sobre como definir cronogramas, alocar recursos de forma eficiente, produzir relatórios, gerar documentos do plano de projeto e obter aprovações. O escritório do gestor em um departamento, fornece ferramentas e modelos para ajudar na sua execução, dentro desse ambiente de gerenciamento pode ajudar uma organização a priorizar seus projetos, tais como inteligência de negócios, segurança, aplicações móveis, ferramentas de produtividade e sites de redes sociais, e garantir que eles sejam alinhados à estratégia da empresa concluindo assim os objetivos traçados.

O Gestor deve dominar com excelência a liderança e gestão de pessoas, focando sempre na comunicação, negociação e planejamento, visando o equilíbrio entre fatores técnicos, econômicos e humanos.

O Gestor deve ainda gerenciar conflitos interpessoais, planejar e acompanhar resultados, estabelecer comunicação clara, direta e objetiva, deve - se também mostrar carisma, entusiasmo, criatividade, flexibilidade e disciplina na forma de trabalho.

Para ser um gestor de projetos não basta apenas dominar a teoria, mas sim ter uma boa experiência aplicada, tem que ter sido um bom técnico, ou seja, é preciso ter tido uma boa base de conhecimento. Uma das maiores ameaças para o sucesso de qualquer Gestor de projeto são as falhas de comunicação.

Conclusão

Entende-se que o papel do gestor de projetos e fundamental, suas habilidades devem sempre estar alinhadas com sua equipe, para que enfim traga resultados para a organização.

A comunicação com sua equipe deve ser clara e objetiva, pois erros de comunicação terão impactos na sua equipe, assim refletindo em seus projetos.

Após realizar este trabalho, é possível inferir o quanto ainda se pode discutir acerca da realidade de algumas organizações, que devam encontrar métodos eficazes para modificar o trabalho de alguns funcionários que, por se sentirem assegurados pela efetivação ou pelo descontentamento motivacional, podem ainda demonstrarem  comodismo, despreocupação diante às funções executadas, e a desqualificação para tal função.

            Este conteúdo muito se pode explanar, pois é amplo, o que necessitaria de muito tempo de estudo para realizar mais pesquisas de cunho bibliográfico e, talvez, até uma pesquisa de campo. O que não pode deixar de ser considerado, no entanto, é o fato de que os conceitos expostos foram sobre maneiras importantes para evidenciar que algumas organizações devam observar com mais sobriedade para os serviços que podem realizar através da implantação da Gestão de Pessoas, e suas equipes, o que não pode acontecer de uma hora para outra, mas pode acontecer, principalmente, a partir de reflexões sobre o modo como qualquer serviço é realizado, afinal o objetivo de toda organização,  direta ou indiretamente, é propiciar à sociedade melhores condições existenciais e, para isso ocorrer, deve-se observar com olhos críticos as ações efetivadas no cotidiano administrativo de modo a conscientizar a importância que o profissional representa para o espaço em que atua.

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas, o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

MAXWELL, John C. O livro de ouro da liderança. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2008.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas, o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

KERZNER, Harold. Gestão de projetos, as melhores práticas. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

SOTO, Eduardo, Comportamento organizacional, o impacto das emoções. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

PMBOK, Guia. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. 4. ed. Newtown Square: Project Management Institute, 2008.

VIEIRA, Marconi Fábio. Gerenciamento de projetos de tecnologia da informação. Rio de Janeiro: Campus, 2003.