1 INTRODUÇÃO

O papel do contador é indispensável em qualquer organização e, para isso, deve ser um profissional com habilidades e competências específicas que o auxiliarão nas tomadas de decisão concisas de acordo com o sistema de administração existente, para que se possa saber a real situação da organização. 

Ramirez (2000) destaca a competência como um fator decorrente de requisitos que possibilitam identificar uma determinada profissão e que são adquiridas de acordo com o sistema educacional e a formação proveniente da atuação profissional do indivíduo.  

Uma empresa é baseada em um conjunto de relações, pois há vários procedimentos para sua existência, como as leis trabalhistas, os encargos decorrentes da folha de pagamento, os agregados e variáveis econômicas que afetam o escritório contábil.

O trabalho apresentado tem como objetivo compreender o dia-a-dia de um contador no escritório contábil, através do conhecimento de suas habilidades e competências, da verificação das informações coletadas para a elaboração dos relatórios contábeis e da análise dos encargos sociais nas entidades.

Por meio de questionários realizados em escritórios contábeis, foi possível ter um conhecimento mais amplo das atividades desenvolvidas pelo contador. Conclui-se que, após coletado todas as informações necessárias, será realizada uma análise das mesmas, através de uma interpretação de todos os dados obtidos.