A transformação seja de ordem econômica, política, social e tecnológica, no contexto do trabalho, tem exercido forte influência sobre a saúde dos trabalhadores. Na atual sociedade onde a exigência é crescente, devido à concorrência no mercado de trabalho, jornadas de trabalho intensas, as exigências de produtividade, entre outros fatores, levam os trabalhadores a conflitos e desgastes físicos e psicológicos. Esses fatores têm influenciado no perfil de adoecimento e sofrimento dos trabalhadores, traduzido em acidentes do trabalho e em doenças ocupacionais.

O trabalho é de fundamental importância, pois é fonte de satisfação e realização pessoal e na sociedade direciona a melhores condições de vida. As novas orientações das políticas de saúde abrem discussões a respeito da Saúde do Trabalhador, exigindo a introdução de novas práticas visando à qualidade de vida.

Sabemos que o processo de trabalho de produção pode compor-se em fatores determinantes para o desgaste da saúde do trabalhador. Diante disso, os Acidentes de Trabalho (AT) ocupam destaque, uma vez que se apresentam como a concretização dos agravos à sua saúde em decorrência da atividade produtiva.

Neste contexto, o Enfermeiro do Trabalho, que atua sobre o binômio saúde e trabalho desempenha papel relevante na melhoria da qualidade de vida e do desempenho profissional do trabalhador. Neste caso, nos aspectos físicos, psicológicos, sociais e organizacionais, uma vez que o mesmo busca o desenvolvimento de ações educativas voltadas à prevenção de acidentes num processo contínuo de reconhecimento das diferentes situações de risco presentes no ambiente do trabalho.

Assim, as temáticas saúde do trabalhador, riscos do ambiente de trabalho, doenças ocupacionais, acidentes de trabalho, dentre outros temas de interesse para a área, exigem a inclusão do “olhar” desses profissionais para dar assistência à saúde dos trabalhadores.

A motivação em desenvolver esse estudo originou-se ao observar que muitos acidentes de trabalho podem ser evitados por meio de orientação promovida pelo enfermeiro do trabalho. Para tanto, o objetivo desse estudo é investigar a importância do Enfermeiro do Trabalho na prevenção de acidentes de trabalho.