No Brasil os índices mostram como a eduaição evoluiu e como também ainda precisa efetuar um trabalho educacional mais qualificado, que não gira em torno somente do educando, mas principalmente de todos que fazem parte dos diversos núcleos de uma instituição escolar: pais, professores,alunos e demais funcionários.

A educação escolar necessita de investimentos que perpetue o aprimoramento de novos conhecimentos dos envolvidos na comunidade onde a escola está inserida, a fim de desenvolver um trabalho pedagógico acentuado e de acordo com a sua realidade, porque dessa maneira o alunado estará apto a exercer sua cidadania com autonomia, a lutar por uma oportunidade de trabalho de igual para igual, ou seja, o aluno será um cidadão pleno de direitos e deveres. A globalização e  a disputa no mercado de trabalho está muito presente no nosso cotidiano e justamente por isso existe a necessidade do educador ter conhecimentos básicos tecnólogicos, para que o corpo discente não fique desapercebido perante a uma sociedade pós- moderna.

Entretanto para haver mudanças é preciso agir. E logo!. E o primeiro desafio é a mudança de atitude. É entender a escola como um todo e não em setores fragmentados onde cada um faz o seu serviço. A evasão escolar e a repetência escolar continua e o nosso papel é identificar os problemas, dialogar e buscar soluções, não fechar os olhos para a desigualdade que aconteca nas escolas, assim como na sociedade. O educador, o gestor não presta um trabalho voltado para o mercado de trabalho. o papel do educador é social.