O papel do coordenador pedagógico na unidade escolar

        ¹ Roseli Chagas de Santana

² Carla Verônica Almeida

 

As grandes mudanças exigem também o esforço contínuo, solidário e paciente das pequenas ações. (Moacir Gadoti)

Resumo

 

O presente artigo tem por finalidade apresentar reflexões sobre o desenvolvimento do trabalho do coordenador pedagógico como fonte de informação, para um ensino de qualidade.

Durante o estágio realizado em uma unidade escolar na cidade de Salvador, e pesquisa feita ao longo da minha vida profissional, pude perceber a importância do coordenador pedagógico na instituição de ensino, este profissional é importante para dar um seqüenciamento nas atividades desenvolvidas pela equipe pedagógica, dando um suporte técnico para estabelecer um elo entre o trabalho desenvolvido na instituição e todos que fazem parte do processo de ensino aprendizagem, incluindo o aluno.

Palavras- chave: Coordenador pedagógico, formação e aprendizagem.

Coordenar é atuar como sujeito transformador de um processo, que requer esforço e dedicação para uma conquista, que na maioria das vezes pode ser concebida com muita dificuldade em meio a tantas responsabilidades, que nem sempre é reconhecida.

O papel do coordenador pedagógico, na maioria das vezes é visto como continuação da sala de aula, o que em certos momentos pode beneficiar ou prejudicar este profissional, pois o professor tem que ter autonomia na sala e estar preparado pra desenvolver o seu trabalho com segurança, tendo um suporte do coordenador para que suas tarefas venham ser significante para o bom desenvolvimento do publico que se encontram sobre sua responsabilidade. Enquanto fazia minha pesquisa para elaborar este artigo ouvi de uma coordenadora que quando ela era “professora agia de tal maneira que os alunos obedeciam, pois tinha controle de classe, o que sua colega não tinha”. É fato que cada profissional tem sua maneira de trabalhar e o respeito deve ser algo a ser integrado de maneira sociável na vida do profissional que se habilita a responsabilizar-se por um cargo como este. No trabalho o coordenador precisa fazer uma analise do seu desempenho profissional, pois este também é um professor exercendo um cargo diferenciado e entende-se que: conheça as dificuldades encontradas na sala de aula e as mudanças sociais que os alunos e professores, sofreram e sofrem ao longo da sua formação.

É notório que mudanças foram ocorrendo ao longo do tempo, e muitas escolas não conseguiram perceber ou acompanhar essas modificações, trabalhando de forma significativa para amenizar, os confrontos de realidade que acorrem na instituição. É neste ambiente que acontece todas as transformações e o coordenador se faz presente para diferenciar o processo de ensino aprendizagem, mas para que isso aconteça o coordenador precisa também estar  sempre se informando sobre as novidades relativas ao processo de ensino e aprendizagem para levar para e instituição e para o quadro de funcionários . A busca de conhecimento é fundamental para que o encaminhamento do trabalho seja contínuo, dessa maneira os profissionais encontram  nesse tipo de formação uma boa opção para se qualificar e evoluir com mais desprendimento

O dialogo com a equipe pedagógica faz-se necessário para que haja uma boa atuação dos papeis distribuídos no âmbito educacional. “A consciência se constrói como processo gradativo de reflexão sobre uma ação”(Madalena Freire) è cabível ao coordenador estar consciente do seu papel para ajudar e orientar a equipe pedagógica , a dar um sentido especial ao seu trabalho.

O desenvolvimento da competência profissional é de vital importância para todos os que atuam em educação, como aprimoramento de sua identidade profissional baseada em promoção de resultados cada vez mais eficazes e capacidade de responder efetivamente aos desafios sempre novos da educação (Luck 2009 p. 88)

Desenvolver competência é essencial para uma participação mais efetiva, para que isso aconteça é imprescindível, que cada um tenha em se a certeza que há uma necessidade de inovar o sistema educacional, e isso só poderá acontecer se cada um responsabilizar-se sobre a precisão de estar em constante preparação. O coordenador pode gerenciar este processo de capacitação trazendo para a instituição uma parceria profissional, para realizar formação para os profissionais, varias escolas tem realizado este trabalho e tem dado certo, pois o professor percebe a importância de reavaliar suas praticas e fazer mudanças em seu trabalho, gerando assim mais segurança e credibilidade na sua profissão. Sem contar que este profissional se sente valorizado e estimulado a buscar mais conhecimento, o que acabará desencadeando uma serie de mudanças de atitudes capazes de melhorar o desenvolvimento da instituição.

 No entanto este profissional precisa de uma preparação pautada em estudos e responsabilidade para ampliar seus horizontes, no sentido de melhorar cada vez mais o seu relacionamento com a equipe que ele coordena, já que ele foi atribuído o cargo de coordenar ações que nem sempre será bem vista pelas pessoas a sua volta.

A formação de uma equipe não é um processo simples que depende apenas de vontade e de intenção de promovê-la. Ela demanda conhecimento habilidades e atitudes especiais, mas antes e acima de tudo, o entendimento de que é sua responsabilidade. (Heloisa Luck 2009 p. 86)

Em se tratando de conhecimento é preciso que o corpo docente abrace a idéia de que a formação, o desenvolvimento de habilidades, e o aperfeiçoamento profissional são importantes para ele e toda a equipe. Ao conversar com uma “professora ela disse que: o professor tem o poder de aceitar ou não o coordenador pedagógico, pois os professores poderiam boicotar todos os trabalhos propostos pelo coordenador e assim ficaria o dito pelo não dito”. Realmente, para que a coordenação venha ter sucesso este precisa do apoio dos colegas, mas analisando a fala desse profissional pude perceber que ainda hoje as pessoas se demonstram incapazes de aceitar mudanças e beneficiá-las com elas, ter atitudes que condizem com o papel que desenvolve.

Como é possível ensinar alguém se quem ensina não tem a capacidade de aprender?

A profissão de educador permite o desenvolvimento constante da resiliência ( capacidade que um indivíduo ou uma população apresenta, após momento de adversidade, conseguindo se adaptar ou evoluir positivamente frente à situação).E muitos ainda hoje não percebeu a importância de trocar conhecimento, é inaceitável nos tempos atuais onde se fala tanto do trabalho em equipe, da importância do respeito aos outros , perceber o quanto as escolas, sejam elas públicas ou particulares viverem em um processo de disputa por um comentário melhor.

Há uma grande necessidade de se investir em uma constante formação para que os profissionais da educação se valorizem profissionalmente, a valorização profissional não depende apenas de um bom salário, depende de cada um que decide desenvolver determinada profissão a torná-la algo prazeroso e desenvolver praticas que aperfeiçoem o seu entendimento e desenvolvimento. “A necessidade da transformação evidencia-se à medida que o educador tem consciência de se mesmo e do impacto de suas intervenções na realidade”.(Orsolon)

Não basta só o coordenador querer ver a mudança, se cada profissional não aceitar que o momento exige mudanças de comportamento, para se sentir inserida nesta sociedade que passa por transformações repentinas. Hoje não existem estratégias prontas que sirva de solução para qualquer situação, existe sim a possibilidade de experimentar e aceitar o novo como suporte de transformação e responsabilizando-se em encontrar saída para realizar um trabalho mais satisfatório e vontade de fazer sempre o melhor.

O coordenador deve estar sempre preparado para orientar, dar um suporte no momento da necessidade do professor, mas ciente que o professor deve assumir suas responsabilidades e buscar ajuda para resolver as sua duvidas, o interesse do coordenador deve se pautar em orientar o educador na melhor direção a seguir, o coordenador é uma peça chave em uma instituição de ensino, por isso ele deve se capacitar cada vez mais para dar um suporte pedagógico na unidade de ensino.

A questão da mudança constitui uma das temáticas essenciais em educação, pois educar é antes de tudo alimentar a esperança de que o outro e nós mesmos podemos mudar ampliando nossa possibilidade de convívio e de conhecimento sobre o real.(Bruno Eliane p. 71)

Portanto é necessário que cada coordenador, planeje suas ações e organize seu espaço para que sua atuação, no desenvolvimento das atividades propostas venha acrescentar conhecimento e aguçar a vontade dos profissionais liderados por ele de fazer o melhor. O coordenador deve ampliar os seus conhecimentos proporcionando e desenvolvendo ações que tragam uma sincronia  do seu trabalho com os outros funcionários, pois o mesmo encontra-se em um estagio que medeia as relações entre: família, educadores,alunos e gestores, contribuindo para que haja um retorno suficiente nas transformações almejadas.

A organização de uma equipe tem muito haver com o bom relacionamento do ambiente, portanto o trabalho de coordenação deve ser voltado para atender a demanda do local. Partindo deste pressuposto cabe ao coordenador elaborar estratégias de aperfeiçoamento pessoal e profissional para gerenciar o seu trabalho dentro da instituição.

A conquista de um clima de confiança para discussão de acertos e erros deve ser enriquecida com a possibilidade de registro dos saberes elaborados por diferentes grupos de educadores em diferentes espaços educacionais.  (pág 60)

Cada profissional tem diferentes demandas para superar em seu dia a dia,e com o educador não é diferente ele tem saberes para contribuir com a equipe no qual está trabalhando, mas para isso este precisa reconhecer que no seu local de trabalho existe uma troca de confiança de uns com os outros. A relação interpessoal entre a gestão e coordenação deve se pautar em um bem comum a boa relação entre os profissionais que estão trabalhando na instituição.

Coordenar é acima de tudo traçar metas para se alcançar as ações previstas, cada coordenador precisa  desenvolver uma relação interpessoal de qualidade, para que isso aconteça é necessário ele se colocar no lugar do outro, assegurando assim um bom convívio no espaço que no qual ele foi inserido,para trazer melhores qualidades para o grupo na conquista de um ensino melhor . É preciso pensar na sincronicidade do trabalho para que haja um entendimento e aperfeiçoamento profissional em suas aprendizagens, que constantemente entra em confronto com a realidade.

Concordo com Perrenoud, que em seu livro Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza, fala da questão do profissional da educação estar atentos as mudanças e aprender a conviver com o desafio de saber ensinar e este papel está sendo a cada dia o nosso dever formar e informar não só a alunos, mas aos colegas os benefícios de uma boa qualificação, “saber ensinar, saberes para ensinar” é fundamental essa sintonia.

Referencias:

BRUNO,Eliane B.G.Desejo e condição para mudança no cotidiano de uma coordenadora pedagógica. São Paulo: Loyola, 2006.

Orsolon, Luzia A. Marino.Trabalhar com as famílias uma das tarefas da coordenação.

PERRENOUD, Philippe.Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza.Trad. Claudia Schilling.Porto alegre: ed Artmed, 2001.