Ultimamente com os problemas provocados pelo homem, o tema de preservação vem sendo mais pensado e discutido. Se no início elas se concentravam na defesa de algumas espécies ameaçadas, agora consideram que a conservação dos ecossistemas, aliada ao desenvolvimento sustentável, é vital para a manutenção e a evolução da biodiversidade.

Mas o que venha a ser Preservação?

Preservação é a proteção da natureza independentemente de seu valor econômico e/ou utilitário, apontando o homem como o causador da quebra deste "equilíbrio".

Para preservar devemos conhecer essas palavras e seus significados: Conhecendo, Respeitando, Mantendo, Evitando e Consultando.

·Conhecendo a importância das áreas naturais sob proteção especial, também chamada de Unidades de Conservação. A criação de áreas protegidas por lei visa à conservação de bancos genéticos de inestimável valor, compostos pela fauna silvestre e pelas espécies da vegetação nativa. São consideradas Unidades de Conservação: áreas naturais tombadas, áreas de proteção ambiental (APAS), áreas de relevante interesse ecológico (ARIES), áreas sobre proteção especial (ASPES), estações ecológicas, parques, reservas biológicas e reservas florestais.

·Respeitando as áreas de preservação permanente como margens de rios, nascentes, topo de morros, áreas inclinadas e conservando córregos, lagos, reservatórios, represas, etc.

·Mantendo uma reserva florestal em toda propriedade de acordo com a legislação vigente.

·Evitando incêndios: não atirando cigarros ou fósforos acessos nas margens das rodovias; não soltando balões; não acendendo fogueiras; não praticando queimada.

·Consultando sempre um órgão competente antes de desmatar áreas com vegetação. 

Por estas razões que a sociedade é peça chave na preservação do meio ambiente, pois só depende dela para que não haja um maior desequilíbrio ambiental em nossos ecossistemas.

Referencias:

Preservação. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/preservacao-ambiental.htm acessado em 26 de novembro de 2009.