Vivemos em um país com uma política patrimonialista onde o governo trabalha em forma de assistencialismo e não de maneira a educar os cidadãos de forma que possam entender melhor como funciona a maquina publica para exigirem os seus direitos assegurados constitucionalmente

Um dos maiores problemas da corrupção em nosso país e a crença que corrupção é roubar sendo que corrupção já é uma forma de governo instalada no Brasil o sistema esta todo corrompido quem não entra neste jogo não consegue nem governar e na maioria das vezes não se reelege.

Corrupção no Brasil é questão de cultura a sociedade acha normal político roubar cometer desvios para beneficio próprio enriquecimento ilícito, na verdade a maioria pensa que faria a mesma coisa se tivesse no lugar deles enquanto a sociedade achar normal o jeitinho brasileiro de resolver as coisas sem punições ou conseqüências maiores, não e possível um maior controle do dinheiro publico.

Em um pais que possui uma das maiores cargas tributarias do mundo não é aceitável a situação degradante de áreas como a educação e a saúde que são alvos de escândalos a todo o momento, pagamos impostos altíssimos e em contrapartida temos um serviço publico de péssima qualidade, precisamos de uma sociedade ativa que acompanha e monitora os políticos que estão no poder representando o povo.

E necessário uma sociedade que exija cada vez mais de seus representantes uma gestão feita com eficiência e eficácia para a melhor utilização de recursos publico para que possa alcançar um nível educacional melhor uma melhor prestação de serviços de saúde e cultura para a sociedade.

Quando houver uma reforma efetivamente da mentalidade do cidadão para que possamos reconhecer e valorizar quem realmente trabalha em prol da sociedade e punir severamente aqueles que foram corrompidos  começaremos a caminhar rumo há um país melhor. Uma sociedade educada de forma a construir seus próprios pensamentos é capaz de escolher melhor quem ira dirigir o nosso país.