A análise reflexiva dos principais problemas enfrentados na sala de aula pelos alunos e professores é de suma importância no papel do educador. A reflexão contribui bastante para o processo de ensino-aprendizagem, através desta, o professor e o aluno passam a ter uma convivência afetiva no processo educativo levando-os a uma educação de qualidade.
O ato de ensinar e de aprender é uma constante troca, onde se torna inprescindível que o professor seja, acima de tudo, um educador que enfrente desafios e possa encarar os problemas presentes que dificultem a aprendizagem e as relações interpessoais dos sujeitos que convivem em sala de aula. Desse modo, o papel da reflexão na atividade do educador, quebra "barreiras" existentes entre educadores e educandos. O professor se interage melhor com o aluno na construção do saber, o relacionamento torna-se mais afetuoso e cordial, o aluno se sente mais seguro e capaz, deixando o ato de aprender mais prazeroso.
Portanto, a reflexão leva o professor a estar atento a todos os elementos necessários para que o aluno aprenda, se desenvolva e possa crescer cada vez mais no seu nível de conhecimento.