Carlos Alberto Couto da Silva Junior 1
Prof. Carlos Alberto Lidizia Soares 2

Resumo

A partir de uma revisão de literatura que possui como objeto de estudo a motivação e a mudança, este artigo científico pretende abordar o processo de mudança organizacional
à luz dos aspectos motivacionais e de comunicação organizacional, tendo como base a percepção dos autores acadêmicos e a opinião de pessoas envolvidas, no intuito de indicar quais as ações que deveriam ser adotadas por uma Instituição de modo a facilitar o processo de mudança e estimular a adesão dos servidores quanto à realização dos objetivos organizacionais.
Os resultados da pesquisa buscam compreender os aspectos motivacionais que interferem o comportamento individual e o comportamento da coletividade, de modo a apresentar aspectos convergentes ou divergentes entre a opinião de pessoas envolvidas e os autores acadêmicos.
Este trabalho recorre a uma abordagem empírico-analítica, adotando uma perspectiva descritiva quanto ao seu fim e uma perspectiva bibliográfica e de campo quanto aos seus meios, a partir de um estudo de caso no Instituto Estadual do Ambiente - INEA - RJ. Palavras Chave: Modelos de Gestão Pública; Mudança Organizacional; Motivação; Engajamento.