Quando um homem casa novamente, ele tem a expectativa de encontrar 'algo diferente', ou seja, de alguma maneira o relacionamento anterior não deu certo, então a escolha de uma nova parceira pressupõe que este homem busque uma companheira que lhe traga momentos de bem-estar e felicidade.
 
Para um relacionamento funcionar de forma equilibrada os dois parceiros, além do amor, devem ter cumplicidade e ferramentas emocionais para lidar com as dificuldades.
 
Há algumas questões interessantes a serem analisadas:
- O amor de um homem e de uma mulher é diferente do amor de um pai pelos filhos. Em algumas situações, a madrasta quer competir com o amor paterno, mas lembre-se: você é mulher deste homem e não filha!
- A palavra 'madrasta' tem conotação pejorativa no social. Histórias como a Branca de Neve e da Cinderela popularizaram a crueldade das madrastas. Foi por ciúme que essas madrastas agiram ofensivamente contra suas enteadas.
- Sentir ciúme não é necessariamente algo ruim, o importante é o que fazemos com esse sentimento. Podemos figurativamente oferecer a maçã envenenada (afastamento dos enteados do pai, discussões motivadas por ciúme, atitudes egoístas, atitudes infantis...) ou trabalhar o ciúme, ou seja, admiti-lo e torná-lo menos nocivo (diferenciando os enteados de sua mãe, procurando oferecer espaço para o pai e os enteados, tratando os enteados com respeito e dedicação).
- É muito comum saber o que a ex-mulher falou sobre você através de outros: enteados, companheiro, sogra, cunhada e outros. Você acaba recebendo influências de outras pessoas, algumas vezes até de forma distorcida.
- Se a ex-mulher tem atitudes provocativas e você responde da mesma forma a vida familiar fica comprometida. Uma boa forma de lidar com a provocação é ignorá-la, desta forma há um esgotamento por falta de embate.
- Há um sofrimento muito grande, é comum a fantasia e a imaginação dominarem os seus pensamentos, muitos fatos pequenos são motivos de grandes discussões.
- Quem leva a ex-mulher para dentro de casa é você! Toda vez que  você discute com o marido por causa da ex-mulher; quando aceita as provocações feitas por ela; quando utiliza termos negativos (EXU, ex-térica, bruxa);
- O homem que busca uma nova companheira, em geral, está buscando um novo modelo de vida. Toda vez que há discussão por causa da ex-mulher ou algo relacionado ao ex-relacionamento, o homem vivencia uma dupla discussão, coisas do passado vem a tona e coisas do atual relacionamento provocam angústia e sofrimento. Desta forma, o relacionamento atual fica mais pesado.
- Quando o pai sente que seus filhos estão sendo rejeitados, de modo geral, há uma tendência a superproteção deles. Então, quanto mais você tentar afastar os filhos dele ou ter atitudes críticas com eles, a uma tendência maior ao afastamento da mulher e condutas de proteção aos filhos.
- A ex-mulher e os filhos são pessoas distintas, apesar da influência que os filhos recebem da mãe.
- É normal que no primeiro momento os filhos queiram proteger a mãe e negligenciar a madrasta, mas se a madrasta der espaço para que seus enteados a conheçam melhor, eles aprendem a lidar com os dois lados: cobrança da mãe e afeição pela madrasta;
- Em geral, queremos que os outros mudem! Isso é quase impossível, pois a necessidade de mudança é nossa, o primeiro passo para que haja mudança começa 'dentro de mim'. Colocar a culpa no outro é um artifício que alivia por um momento, mas é incapaz de solucionar nossos problemas.
- Passamos a maior parte do tempo sofrendo por fantasias que criamos, nossos pensamentos giram insistemente em coisas negativas. O único lugar que somos realmente livres é no nosso pensamento! Se passamos a maior parte do tempo sofrendo, lamentando, chorando, somos prisioneiros dentro de nós mesmos.
- Devemos desconstruir determinadas idéias fixas e começar a pensar e agir de forma mais positiva, vendo menos problemas e mais soluções.
- Para tudo há um tempo. A nova família precisa de tempo para se conhecer, para aprender a se respeitar e até para se amar!!!