O PAPEL DA LIDERANÇA PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL

 

Lisandra Renata da Silva[1]

 

RESUMO

 

A cada dia que passa, o papel da liderança vem se tornando mais importante para o sucesso das organizações, pois a influência que um líder pode exercer sobre seus liderados pode trazer resultados positivos do ponto de vista estratégico para a empresa. O líder tem o papel de gerar inúmeros benefícios aos indivíduos e as organizações, e estas por sua vez buscam cada vez mais formar líderes e melhorar o clima organizacional. Além disso, agregam diversos fatores positivos como: equipes motivadas, metas atingidas, estratégias sendo desenvolvidas, tornando a organização mais competitiva. Um líder pode influenciar os seus liderados a obter um ambiente saudável e de constante crescimento, para isso, é necessária uma sintonia entre os diversos tipos de liderança e os objetivos organizacionais, estando atendo as mudanças estratégicas da empresa.  O estudo identificou que a liderança está sendo adotada amplamente no meio empresarial, na busca do comprometimento das equipes com os objetivos e metas organizacionais. A pesquisa se deu através de investigação bibliográfica, onde buscou-se apresentar diferentes tipos de liderança e a coleta realizada por meio de uma entrevista dirigida com o gestor, mostrando que  Liderança, trabalho em equipe, clima organizacional, satisfação dos colaboradores, contribuem para a ascensão de qualquer empresa que almeje ter sucesso em um mercado cada vez mais competitivo.

 

PALAVRAS-CHAVE: Liderança; Organização; Liderado; Influência.

 

 

ABSTRACT

 

Every day that passes, the role of leadership is becoming more important to the success of organizations, for the influence that a leader can exercise over their subordinates can bring positive results from a strategic perspective to the company. The leader's role is to generate numerous benefits to individuals and organizations, and these in turn are increasingly seeking to develop leaders and improve the organizational climate. Also, add as many positive factors: motivated teams, goals achieved, strategies being developed, making the organization more competitive. A leader can influence their followers to achieve a healthy and steady growth, for it requires a harmony between the different types of leadership and organizational objectives, while I answer the strategic changes the company. The study identified that leadership is being adopted widely in the business, seeking the commitment of the teams with the goals and organizational goals. The study was through literature search, which sought to provide different types of leadership and collection carried out by means of a directed interview with the manager, showing that leadership, teamwork, organizational climate, employee satisfaction, contribute to the rise any company that aims to succeed in an increasingly competitive market.

KEY-WORDS: Leadership; Organization; Led; Influence.

 

 

1. INTRODUÇÃO

 

 

Hoje em dia, percebe-se que nas organizações além da preocupação com os fatores externos (concorrência, mercado, políticas governamentais), há uma real necessidade de proporcionar aos seus empregados um ambiente saudável de trabalho, uma remuneração justa, agregar benefícios, mostrar aos empregados a importância deles no contexto organizacional, entre outros. Pensando nesse sentido, eis que surgem novos discursos sobre estudo de liderança no ambiente organizacional.

As empresas que tinham um quantitativo de funcionários na parte operacional começaram a perceber que o conhecimento, comprometimento e as habilidades passaram a ser o maior patrimônio que a empresa pode possuir. Passaram a identificar os líderes dentro da organização e investir em seu desenvolvimento.

Os gestores, que ocupam cargos de supervisão, direção ou chefia, devem possuir a capacidade de motivar sua equipe, para proporcionar não só resultados para a organização, mas também alcançar resultados positivos para seus liderados.

O líder tem que ser exemplo entre seus “comandados”, ao invés de somente dar ordens e cobrar resultados, exige desse profissional, habilidades de se relacionar, comprometimento com os resultados sem ser “carrasco”, assumir responsabilidades quando acontecer erros e dividir méritos quando alcançar êxito. Tem que ter uma postura para evitar conflitos e, saber saná-los quando acontecer, ter a sensibilidade para aproveitar o melhor de cada um da sua equipe e usar isso tanto ao seu favor, como a favor do coletivo.

Em suma, a liderança é vital para o sucesso da organização, visto que, hoje as melhores e maiores empresas do mundo possuem grandes líderes. Não se pode no mercado competitivo atual desprezar o fator humano, não se pode deslocar recursos para treinamento e aperfeiçoamento, e deixar esse funcionário ir trabalhar no concorrente, é necessário, sempre, investir no ser humano e promover o bem estar no ambiente de trabalho.

Neste estudo, foram explorados os conceitos de liderança, sendo que, para a maior compreensão do assunto foram utilizadas as pesquisas bibliográficas de caráter exploratório, apresentando os variados conceitos acerca do assunto e seus objetivos. Aprofundamos os estudos adotando além da pesquisa exploratória, a descritiva e a explicativa, como também as pesquisas documental, bibliográfica e a de campo. Sendo que a de campo baseou-se em entrevista.

Diante disso, buscou-se através deste estudo explorar ao máximo a importância da liderança para as organizações, pois para obter sucesso e se manter competitivo é necessário ter e formar bons líderes para colher os bons frutos de uma gestão de pessoas competente, através de lucros, que é sempre o objetivo máximo empresarial.

 

 

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 LIDERANÇA E INFLUÊNCIA

Em virtude da crescente necessidade de criar mais líderes do que chefes, as organizações estão investindo na formação de líderes, daí a necessidade de analisarmos os diferentes pontos de vista acerca dos conceitos de liderança.

Seguindo a mesma idéia de Bateman e Snell (1998), através da influência o líder consegue fazer com que seus seguidores trabalhem de forma a atingir os objetivos da organização, mantendo a ordem e solucionando problemas em conjunto com os colaboradores.

A partir do momento em que o líder consegue conscientizar os seus seguidores da importância da realização de suas tarefas, ele consegue que estes trabalhem comprometidos e com orgulho de dar contribuições significativas a objetivos comuns.

Petracca (S/D apud MAXIMIANO, 2007), existem os liderados fiéis que seguem o líder por razão moral e os liderados mercenários que seguem o líder por interesse.

Os liderados podem obter do seu líder tanto recompensas morais como materiais. Assim, existe uma relação de benefícios mútuos, onde através da influência o líder pode oferecer vantagens para os liderados e também servi-los devido a sua causa e obter destes o resultado esperado.

2.2 RELAÇÃO DA MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA PARA O BOM CLIMA ORGANIZACIONAL

Um líder deve ter como princípio básico a motivação de seus seguidores, pois mantê-los satisfeitos faz com que desenvolvam as suas atividades com dedicação e de forma que consigam superar dificuldades que possam surgir.

Conforme Guimarães (2001), a essência da liderança está na compreensão do que leva as pessoas a se tornarem motivados, de como conseguir o envolvimento, a satisfação, e darem o melhor de si no desenvolvimento das suas atividades.

Desta forma, percebe-se que a motivação e a liderança estão diretamente relacionadas, pois valorizar as necessidades humanas no trabalho direcionando as tarefas diárias de maneira utilitária e aprendendo a identificar os fatores que levam as pessoas a fazerem as coisas, os líderes terão uma possibilidade de conseguir uma maior eficácia no processo de interação com os liderados. A conseqüência dessa interação é a construção de bom clima organizacional e a satisfação dos colaboradores para com a organização.

2.2.1 Estilo motivacional do líder

De acordo com Maximiano (2007), existem modelos de liderança voltados par a motivação e que focam a recompensa que o líder oferece aos seus seguidores.

Ainda segundo Maximiano (2007), esses modelos de liderança abordados, ajudam a analisar como as recompensas influenciam na motivação dos colaboradores e na realização das metas, utilizando alguns termos que podem ser definidos da seguinte forma:

  • Liderança carismática – são capazes de incentivar seus seguidores através de recompensas de conteúdo moral, afetando suas emoções, estabelecendo valores e padrões de forma que estes se sintam satisfeitos, superem seus interesses e trabalhem para atingirem as suas metas, em prol da organização;
  • Liderança transacional – são aqueles que através de recompensas materiais como aumento de salário, promoções e prêmios, consegue que os seus seguidores trabalhem para realizar as metas, ou seja, uma troca racional sem fundo emocional.

Diante disso, observa-se que tanto o líder carismático quanto o transacional, conseguem manter seus colaboradores motivados e comprometidos, seja por meio de recompensas materiais como por recompensas morais, de forma que atinjam os objetivos traçados pela organização.

2.3 PODER E LIDERANÇA

A influência de um líder é muito mais do que um requisito de competência dentro de uma organização, visto que quando falamos de eficácia, não podemos deixar de apresentar características como tomada de decisões, flexibilidade, bom relacionamento e principalmente cordialidade.

De central importância para a liderança eficaz é o poder – habilidade de influenciar outras pessoas. Nas organizações, isso muitas vezes significa fazer com que as tarefas sejam realizadas ou atingir as próprias metas apesar da resistência dos outros. (BATEMAN; SNELL, 1998, p. 337).

A liderança torna-se eficaz quando o poder exercido sobre os colaboradores faz com que o trabalho seja executado mesmo que não queiram fazer, e assim consigam atingir as metas. Desta forma, verifica-se que as organizações buscam líderes eficazes, que tornem possível a resolução de conflitos e a concretização de projetos.

Para Chiavenato (1999, p. 259), “o poder é o potencial de influenciar uma pessoa sobre as outras; é a capacidade exercer influência, embora isto não signifique que essa influência seja realmente exercida.

Segundo Chiavenato (1999, p. 259), “a influência envolve conceitos de poder e autoridade, abrangendo todas as maneiras pelas quais se introduzem mudanças no comportamento de pessoas ou de grupo de pessoas”.

“O poder é potencial influenciador que pode ou não ser realizado”. (CHIAVENATO, 1999, p. 298).

Portanto, visto que a habilidade de influenciar as pessoas é uma das características principais de um líder, pois por meio do poder percebemos que é necessário as organizações modernas identificarem esse tipo indivíduo, pois estes estarão sempre agindo com responsabilidade, a fim de mudar um determinado grupo de pessoas em prol de bons resultados para a organização.

2.3.1 Poder e participação

De acordo com Guimarães (2001), o trabalho torna-se motivador a partir do momento em que o colaborador participa do processo decisório, assumindo responsabilidades, sentindo-se útil e contribuindo para o sucesso da organização.

Quanto mais o colaborador participa do processo decisório, mais ele se envolve, mais adquire responsabilidade, mais ele trabalha satisfeito e motivado, consequentemente, promove ações para aumentar o desempenho em prol da organização. Quando o colaborador não participa do processo decisório, acaba não se envolvendo, ficando indiferente, irresponsável, desmotivado e individualista. Portanto, torna-se menor a sua participação e a capacidade de trabalhar a favor da organização. Diante disso, percebe-se que para o líder manter o colaborador motivado, deve envolvê-lo com o poder, ou seja, estimulá-lo a participar das decisões de forma que possa agregar valor para a organização.

2.3.2 Poder de Cargo

Segundo Bateman e Snell (1998), o cargo dá ao administrador o poder de recompensar e influenciar os seus subordinados.

Formas de poder de cargo segundo Bateman e Snell (1998):

  • Poder legítimo – é obtido devido ao cargo que a pessoa ocupa dentro da organização;
    • Poder de recompensa – é a autoridade que a pessoa tem para dar recompensas como elogios, promoções e aumentos salariais;
    • Poder de coerção – é a autoridade que a pessoa tem para punir, seja com críticas, demissão ou não conceder aumento de salários.

Verifica-se que o administrador pode usar do poder para conseguir que seus subordinados o respeitem e acatem as suas decisões, seja através de recompensas ou através de punições.

2.3.3 Poder Pessoal

Para Bateman e Snell (1998), é o poder onde os subordinados seguem seu líder por causa do respeito ou de admiração que tem por ele.

Formas de poder pessoal segundo Bateman e Snell (1998):

  • Poder especialista – é o poder obtido devido aos conhecimentos que o líder possui, e por isso é respeitado e seguido;
  • Poder de referência – é o poder do líder que comanda e tem seus seguidores como admiradores que desejam ser como ele.

Percebe-se que o poder está diretamente ligado a liderança, pois o desempenho de cada subordinado depende do respeito e da confiança e que este terá em relação a seu líder.

2.4 TRAÇOS DE LIDERANÇA

Segundo Bateman e Snell (1998), a abordagem mais antiga de liderança, tentava determinar os traços pessoais de cada indivíduo, onde cada indivíduo já nascia líder, identificando as características da personalidade que o tornavam um líder de sucesso, mas que após estudos foi constatado que embora nenhum traço garanta o sucesso da liderança, certas características são potencialmente úteis, podendo o indivíduo adquiri-las com o tempo.

Portanto, verifica-se que o indivíduo não necessariamente nasce líder, pois pode adquirir as características e personalidade com o passar do tempo, e com a aquisição do conhecimento.

O líder possui traços pessoais, habilidades e transmite confiança aos seus seguidores desenvolvidos através da comunicação, gerando assim, um ambiente organizacional mais competitivo.

2.5 TEORIAS SOBRE LIDERANÇA

De acordo com Chiavenato (1999), as teorias de liderança são classificadas em três grupos:

Teorias de traços de personalidade – é o líder que tem traços de personalidade que o distingue das outras pessoas. Essa teoria permite identificar futuros líderes e a eficácia da liderança;

Teorias sobre estilos de liderança – teorias que estudam o comportamento dos líderes para liderar;

Teorias situacionais de liderança – para cada tipo de situação requer tipo de liderança diferente, ou seja, o líder deve se ajustar as adversidades ou a um grupo de pessoas.

As teorias de liderança permitem a identificação, distinção de líderes e como agir diante de determinado grupo de pessoas no desenvolvimento das atividades em uma organização.

2.6 LÍDERES AUTOCRÁTICOS VERSUS LÍDERES DEMOCRÁTICOS

Existem estilos de lideranças que podem ser trabalhados por um líder dentro de uma organização à medida que for necessário. Pode-se conduzir a equipe de forma que se sintam motivados ou para melhorar o desempenho, devendo o líder agir afinar-se com o grupo. O estilo está relacionado com o modelo de comportamento organizacional da pessoa.

De acordo com Bergamini (2005), os líderes podem ser vistos de duas formas:

  • Líder autocrático – é aquele que centraliza a autoridade, confia no poder legítimo, de recompensa e de coerção, o seu nível de conhecimento não é levado aos seus liderados;
  • Líder democrático – é aquele que delega autoridade incentiva a participação e passa confiança aos seguidores, e com isso obtém maior desempenho nas atividades.

Na liderança democrática segundo Chiavenato (1999), o grupo de liderados participa do processo decisório incentivados pelo líder.

Liderança autocrática segundo Chiavenato (1999, p. 264), “o líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma por sua vez, à medida que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo.”

Portanto, a liderança autocrática ocorre quando o líder centraliza todas as decisões e providências a serem tomadas, à medida que for necessário. Ou seja, pode ser utilizada em casos de insubordinação para corrigir problemas de disciplinares em determinados grupos.

Para Maximiano (2007), a autocracia e a democracia e as suas disfunções, são estilos de liderança estudados desde a antiguidade, conforme figura abaixo:

 

 

Figura 1: Estilos de Liderança.

Fonte: Maximiano (2007, p. 257).

Observa-se que na figura 1, que tanto a liderança autocrática como a democrática podem ser válidas para uma organização, depende do grupo de pessoas lideradas e da necessidade de ser aplicada.

No mundo corporativo, verifica-se que as várias mudanças sofridas são em decorrência das idéias que os colaboradores têm em relação à liderança, pois o líder que oferece mais confiança e oportunidade para seus subordinados, além de obter o comprometimento, faz com que estes mostrem suas idéias e talentos, com uma única finalidade de agregar melhoria junto ao posicionamento competitivo da organização.

2.7 CARACTERÍSTICAS QUE AJUDAM OS LÍDERES A SE SOBREPOR ÀS DESAVENÇAS

De acordo com Paiva (2007), as características que ajudam os líderes a se sobrepor às desavenças são:

  • Humildade - envolve aceitar seus erros e saber ouvir. O líder deve buscar as soluções em conjunto com a sua equipe;
  • Energia - o líder deve manter-se firme ao enfrentar os seus obstáculos pois o mesmo acontecerá com sua equipe, motivando-os com a sua superação pessoal;
  • Intuição - o líder deve usar sua intuição para direcionar sua equipe, pois muitas vezes faltarão dados concretos para chegar facilmente à solução de um problema. Intuir não é chutar, esta característica deve ser adquirida com experiência e uma visão ampla do negócio;
  • Visão - significa ver além da situação apresentada pelo problema, é aperfeiçoar os resultados através de novas visões de futuro, vendo os obstáculos como uma oportunidade;
  • Perspectiva - é importante a ver diversas perspectivas da situação, e não se fechar vendo apenas um lado do problema para não ter dificuldades em resolver-lo;
  • Paixão - o líder deve ter paixão pelo que faz, pois se não tiver, ele e seus liderados poderão ficar limitados;
  • Convicção - é o líder que acredita no potencial de seus liderados e os levam a superarem as dificuldades até atingir os objetivos;
  • Aprendizado - o líder deve estar sempre aprendendo e adquirindo conhecimento através das experiências vividas no dia a dia, como objetivo de superar a concorrência e estimular sua equipe.

O líder que possui estas características consegue estimular os colaboradores a utilizá-las com seus pares, e está mais propenso a ter oportunidades de crescimento e empregabilidade no mercado de trabalho atual, pois hoje as empresas querem líderes estratégicos que tomem decisões justas e tenham atitudes corretas.

Segundo Hunter (2007) os líderes humildes são aqueles que não se preocupam com o que realmente são ou de onde vieram, não sabem todas as respostas para os problemas e não possuem nenhum complexo de inferioridade. Agem com naturalidade e concentram-se nas responsabilidades inerentes a liderança, pois não são ambiciosos.

Para Persona (2009), as características de um líder são sua energia e tenacidade em enfrentar desafios, confiança em suas habilidades, criatividade, conhecimento do negócio onde atua, facilidade em identificar comportamentos e interpretar as informações que recebe continuamente, flexibilidade para mudar com facilidade e principalmente ética, integridade e honestidade.

Diante disso, observa-se que um líder pode trazer benefícios para a organização, dando direcionamento a situações de conflitos, percebendo as necessidades de cada funcionário em suas atividades de trabalho, oferecendo entendimento do que a empresa espera de cada um, pois a partir de uma boa comunicação e de um bom ambiente de trabalho, torna-se possível o crescimento profissional e organizacional.

2.8 LIDERANÇA VERSUS ADMINISTRAÇÃO

Ambas são importantes, pois, o poder da liderança provém de interesses pessoais, metas e valores. Já o poder da Administração provê a estabilidade, ordem e solução de problemas dentro da organização. Tem como principal diferença a relação entre a fonte de poder e ao nível de submissão que gera entre os seguidores dentro da estrutura organizacional.

“O poder é a habilidade potencial de influenciar o comportamento dos outros. O poder representa os recursos com os quais um líder provoca mudanças no comportamento do empregado”. (DAFT, 1999, p. 298).

Com o uso do poder o indivíduo poder obter dentro a organização mudanças de comportamento e conseqüentemente, conseguir que os resultados esperados sejam atingidos. Percebe-se então, a importância do poder do indivíduo para o comprometimento dos colaboradores.

Segundo a análise de Corvey (S/D apud GUIMARÃES, 2001), as diferenças entre administração e liderança podem ser observadas no quadro a seguir:

LIDERANÇA

ADMINISTRAÇÃO

 

A liderança é a primeira criação – ou criação mental.

A liderança é a visão de objetivos:

Quais são as coisas que desejo conseguir?

Liderar é fazer as coisas certas.

 

 

A administração é a segunda criação – ou criação física.

A administração é a visão dos métodos:

Qual a melhor maneira de conseguir determinadas coisas?

Administrar é fazer as coisas do jeito certo.

         Quadro 1: Diferenças entre Administração e Liderança.

         Fonte: Corvey (S/D apud GUIMARÃES, 2001, p. 51).

Por meio dessas diferenças demonstradas no quadro 1, podemos observar que o líder tem uma visão de futuro em relação as metas e objetivos que deseja atingir, enquanto o administrador tem uma visão voltada nos métodos para atingir seus objetivos. Com tudo, cabe ressaltar que nos dias de hoje com a globalização e a competitividade, as organizações tendem a unificar esses entendimentos e obter uma visão ampla de estratégias a serem traçadas para o sucesso da organização.

Dessa forma podemos dizer que a liderança e a administração estão lado a lado em uma organização, pois possibilitam a criação de estratégias para atingir os objetivos definidos. Não obstante, percebe-se que o êxito dessas estratégias em uma organização, somente são possíveis devido ao poder exercido sobre aos colaboradores e as metas definidas para obtenção dos resultados.

2.9 LIDER VERSUS GERENTE

Segundo Guimarães (2001), o líder tem uma visão de futuro que o gerente precisa para a sua tomada de decisões e o gerente tem a competência necessária que o líder construa seu objetivo.

De acordo com a análise de Bennis (S/D apud GUIMARÃES, 2001), as diferenças cruciais entre gerente e líder estão ilustradas no quadro abaixo:

GERENTE

LÍDER

üO gerente administra

F    O líder inova

üO gerente é uma cópia

F    O líder é um original

üO gerente mantém

F    O líder desenvolve

üO gerente focaliza o sistema

F    O líder focaliza as pessoas

üO gerente depende de controles

F    O líder inspira confiança

üO gerente tem uma visão de curto prazo

F    O líder tem visão de longo prazo

üO gerente questiona como e quando

F    O líder questiona o quê e por quê

üO gerente atente para o lucro final

F    O líder atenta para o horizonte

üO gerente imita

F    O líder cria

üO gerente aceita o statu quo

F    O líder o desafia

üO gerente é um clássico “bom soldado

F    O líder é seu próprio comandante

üO gerente faz as coisas de forma certa

F    O líder faz de forma certa exatamente as coisas que precisam se feitas

Quadro 2: Ideias Amana.

Fonte: Bennis (S/D apud GUIMARÃES, 2001, p. 52).

Essas diferenças mencionados no quadro 2 são de extrema importância para o entendimento as competências que distinguem os gerentes dos líderes, dessa forma ele tenta relacionar características das tarefas com as respostas de cada um, mostrando que as organizações do futuro precisarão destas competências para um resultado do trabalho satisfatório e positivo, com  tomada de decisões rápidas e precisas.

2.10 VISÃO

As organizações que possuem líderes com visão, conseguem alcançar os objetivos traçados em suas estratégias, tendo em vista que estes têm a responsabilidade de atrair seus seguidores para estas conquistas.

Líderes excepcionais têm visão. Conduzem pessoas e organizações em direções que sozinhas não seguiram. Podem lançar empreendimentos, formar culturas organizacionais, ganhar guerras ou mudar o curso dos eventos. São estrategistas que agarram oportunidades que outros deixam de perceber. (BATEMAN; SNELL, 1998, p. 335).

Muitas decisões são tomadas todos os dias nas organizações, por isso é importante salientar que os grandes líderes analisam o futuro, as mudanças no mercado, quais serão os resultados das decisões tomadas e suas implicações para os negócios.

Os líderes com visão tendem a buscar sempre uma visão de futuro, imaginando o melhor para a organização.

2.11 ALÉM DA LIDERANÇA

Para Maximiano (2007), atualmente o objetivo das organizações é o desenvolvimento da liderança nos gestores, buscando que estes participem de atividades de modo que sejam mais eficazes no que diz respeito a pessoas. Com a evolução das concepções sobre a administração de organizações e o papel dos gerentes, é natural que evoluam também as teorias sobre liderança.

Com tudo, para que as organizações obtenham sucesso e alcancem resultados almejados, é necessário que haja o desenvolvimento dos gerentes e da alta administração para que o foco passe a ser as pessoas orientadas para resultados estratégicos. Visando ainda, orientar as diversas mudanças no sistema de recompensas, na tecnologia, no ambiente organizacional e nos métodos de gestão, para que os colaboradores estejam satisfeitos, se comprometam e se sintam envolvidos com a organização.

Desta forma, a organização estará com uma equipe altamente qualificada, com profissionais valorizados e comprometidos, trabalhando em conjunto para que as metas e os objetivos da organização sejam atingidos.

 

 

3. METODOLOGIA

 

 

Neste capítulo são apresentadas algumas considerações a respeito da metodologia no presente estudo, onde foram descritos os procedimentos seguidos durante a realização da pesquisa.

A diferença essencial entre ambas está na natureza das fontes. Enquanto a pesquisa bibliográfica se utiliza fundamentalmente das contribuições dos diversos autores sobre determinado assunto, a pesquisa documental vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa. (GIL, 2002, p. 45).

Observamos que tanto a pesquisa bibliográfica quanto a documental são importantes para este estudo, pois ambos contribuem para o enriquecimento de cada tema proposto.

Segundo Vergara (2004), a metodologia refere-se ao estudo de instrumentos de captação ou de manipulação da realidade. Está, portanto, associada a caminhos, formas, maneiras, procedimentos para atingir determinado fim.

Considerando os fatores identificados para classificação da pesquisa, optou-se pela taxionomia de Vergara (2004), que classifica as pesquisas quanto aos fins e quanto aos meios.

No que tange aos fins, a pesquisa foi:

Pesquisa Exploratória – pois possibilita a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado;

Pesquisa Descritiva – visto que expõe características de determinada população ou fenômeno;

Pesquisa Explicativa – porque buscou esclarecer os fatores que contribuem para a ocorrência do fenômeno.

Com relação aos meios, foram utilizadas as seguintes pesquisas:

Pesquisa Documental – pois se valerá de consulta em documentos de uma empresa;

Pesquisa Bibliográfica – por meio de estudo sistematizado desenvolvido com base em material já publicado por diversos autores, como: livros, artigos, e outros para dar mais embasamento ao conteúdo teórico da pesquisa;

Pesquisa de Campo – por meio da investigação empírica realizada com um gestor que trabalha em uma determinada empresa, utilizando para isso, a aplicação de uma entrevista.

Apresenta-se um estudo sobre a temática a partir de pesquisas realizadas em livros e autores, no qual obtemos contribuições para o meio organizacional e após analise de questões problemáticas. Assim, as pesquisas foram focadas no papel da liderança dentro das organizações.

Em relação ao instrumento, foi realizada uma entrevista dirigida, aplicada ao gestor de uma determinada empresa, que segundo Vergara (2004), este método consistiu na aplicação de perguntas feitas a um entrevistado, onde um entrevistador faz perguntas a um entrevistado que oralmente lhe responde. A finalidade foi de conhecer a opinião do entrevistado quanto à temática da pesquisa que está sendo realizada. Para a realização desta entrevista, foi necessário que o entrevistador e o entrevistado estivessem presentes no momento da entrevista, sendo esta gravada com a autorização do entrevistado, e para um maior aproveitamento, o entrevistador fez anotações e observações.

Assim, foram definidas as perguntas e a estrutura adequada da entrevista, assim, estas foram aplicadas em data previamente agendada, de acordo com a disponibilidade do gestor e aplicadas pessoalmente, esclarecendo ao participante a razão e objetivo esperado por ela, sempre ressaltando que as respostas terão um caráter somente de uma opinião pessoal não formando assim qualquer generalização do estudo.

 

 

4. RESULTADOS/DISCUSSÃO

 

 

As informações do presente estudo indicam que a mentalidade dos grandes gestores de diversas organizações está mudando. Passa-se a observar mais as pessoas e os seus anseios, com o foco no desenvolvimento da organização como um todo.

O presente estudo objetivou mostrar a importância da valorização das pessoas, identificando líderes e alternativas para se sobressair das demais empresas, o estudo também objetivou fornecer auxilio para a escolha do melhor caminho para se obter resultados através de realização de metas e objetivos, mostrando como um líder deve se comportar e agir. A análise dos dados foi estruturada através de investigação bibliográfica baseada em fontes secundárias, como imprensa escrita e meios audiovisuais. Para melhor fundamentação de estudo, utilizou-se livros e artigos como base para enriquecimento da pesquisa e redes eletrônicas (que se apresentaram como uma fonte rica na busca de dados atualizados sobre o assunto em questão).

Assim, as conquistas deste estudo podem ser assim resumidas:

- Analisou e mostrou os efeitos decorrentes dos diversos tipos de líderes dentro de uma organização;

- Descreveu a nova visão dos líderes em prol da organização;

- Constatou que existem diversos tipos de poder que o líder pode exercer sobre seus seguidores, seja por meio de recompensas, respeito ou por medo.

- Observou que existe uma preocupação com o desenvolvimento dos líderes para a obtenção dos resultados.

De modo geral, as referências apresentadas neste estudo mostraram o quanto é importante ter pessoas capazes de trabalhar para o crescimento da organização, buscando a otimização dos processos com a participação de toro o grupo. Também mostrou a importância do papel do líder no momento de resolver conflitos dentro de uma organização, buscando estabelecer parâmetros para um bom clima organizacional e tomando decisões que gerem satisfação do grupo e amenização dos problemas.

Este estudo pretende contribuir para uma melhor compreensão dos administradores e das nações sobre os métodos encontrados para gerir uma organização, bem como desenvolver as pessoas que trabalham com o mesmo objetivo.

Atualmente, as organizações tem como prioridade líderes que contribuem com o feedback, concentrando esforços na solução de problemas, ao mesmo tempo em que através da colaboração e troca de informações, levam a criação de ambientes de aprendizado tão prósperos que a condução de estabelecer metas, definir prioridades e desviar-se dos entraves que não se alinham a uma liderança eficaz, possam se tornar fortalecimento às condutas que por si só, espelham boas práticas.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

 

As novas realidades das organizações requerem líderes que assumam o duplo papel de líder estratégico e operacional. Portanto, o líder deve dar toda a atenção ao aprendizado e aos recursos necessários à sua manutenção, de tal modo que a empresa esteja sempre na vanguarda.

A liderança hoje traz uma realidade para o diferencial competitivo, existe a necessidade de se ter profissionais capazes de assumir responsabilidades, solucionar problemas, definir prioridades, planejar, atingir metas e objetivos, aceitar desafios, ter iniciativa, ser otimista e estar aberto a mudanças, pois estes podem ser a chave do sucesso de uma organização.

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a importância da liderança para o sucesso de uma organização e como ela pode ser útil no desempenho das equipes. Assim, percebeu-se que este foi atingido, pois ao verificar através da condução desse trabalho por meio das pesquisas bibliográficas, que a boa liderança proporciona o sucesso organizacional, faz com que a organização esteja inserida no mundo competitivo que temos hoje, com estratégias claras e bem definidas, com o desenvolvimento e comprometimento das equipes, tendo em vista que as pessoas são o maior bem de uma organização.

Por meio das pesquisas bibliográficas e da pesquisa de campo realizadas com o Gerente Geral da SIMM Brasil alcançou-se o objetivo geral, pois constatou-se que a Liderança é importante no desenvolvimento da organização e que agrega inúmeros benefícios tais como: equipes motivadas exercendo com satisfação as suas atividades, as metas sendo atingidas, estratégias sendo desenvolvidas, tornando-a mais competitiva. Observou-se também, que a empresa possui um líder que se preocupa não só com a empresa, mas também com a sua equipe, com o crescimento de cada um e com o bom clima organizacional.

Os diversos tipos de liderança estão presentes em todas as organizações, e estes precisam estar em constante sintonia com as mudanças e estratégias da empresa, por este motivo a identificação de líderes está sendo adotada amplamente no meio empresarial, pois desta forma, consegue-se que as equipes tenham envolvimento com os objetivos organizacionais. Diante disso, verifica-se que é de extrema importância manter os profissionais com esse perfil, mostrando a eles o que a empresa espera de cada um e proporcionando um bom ambiente de trabalho, com isso, torna-se possível o crescimento profissional e organizacional.

Contudo, percebe-se que a liderança está diretamente ligada a motivação, pois hoje em dia o bem mais precioso que as organizações têm são as pessoas e valorizá-las fará com que tragam resultados para as organizações. Dessa forma, não investir nas pessoas e nas suas satisfações com o trabalho faz com que a empresa tenha a desmotivação da equipe e conseqüentemente, a baixa produtividade. O bom líder busca o comprometimento de seus seguidores e percebe que os seus valores precisam estar absorvidos por toda organização, fazendo com que estes estejam sempre satisfeitos com o clima organizacional.

Assim, verifica-se que o líder eficaz busca trabalhar com a paciência desenvolvendo métodos para adquirir o melhor desempenho de sua equipe, deixando que as idéias fluam com as atividades, fazendo com que seus liderados sintam-se mais confiantes em desempenhar sua função e mantenham o seu compromisso para com os objetivos da organização.

Para tanto, diante dos resultados obtidos por meio da entrevista, percebe-se o gestor preza pelo bem estar dos seus colaboradores e pelo sucesso da organização, pois o bom relacionamento agrega valor e aumentam o desempenho de ambos. Observa-se que o método de interação e compartilhando objetivos comuns que trata a liderança, encontra-se uma grande aceitação nos ambientes internos das empresas. Ou seja, todos os envolvidos no processo organizacional se relacionam, fazendo com obtenham um melhor feedback para enfim, alcançar os resultados pelo desempenho dos colaboradores. Desta forma, a conscientização por parte do gestor da SIMM do Brasil da importância da liderança para atingir os objetivos e o bom clima organizacional, levará a verdadeiros resultados positivos, pois verificamos que este se preocupa com a satisfação dos colaboradores e com o fortalecimento da empresa, de modo que ela esteja à frente do futuro.

Portanto, após todas estas considerações faz-se necessário que as organizações mudem continuamente para serem bem sucedidas hoje, e no futuro, mas isso só será possível se tiverem uma liderança estratégica que se preocupe com os seus colaboradores, com a construção da solidez da empresa e seus objetivos.

Assim sendo, recomenda-se a empresa SIMM do Brasil que continue valorizando seus profissionais, desta forma, não perderão estes profissionais para a concorrência e principalmente, conseguirão obter o ambiente de constante crescimento. A contínua valorização de líderes é um fator importante para o desempenho como um todo.

 

 

REFERÊNCIAS

 

 

BATEMAN, T. S.; SNELL, S. A. Administração – construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998.

BERGAMINI, C. W. Psicologia aplicada à administração de empresas. São Paulo: Atlas, 2005.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. Ed. atualizada de acordo com a versão 2000 da NBR 6023. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

CHIAVENATO, I. Teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

DAFT, R. L. Administração. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos S.A., 1999.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GUIMARÃES, J. L. O desafio do comando na nova economia. Salvador: Casa da Qualidade, 2001.

HUNTER, J. Pensando: dicas de liderança segundo James Hunter. 2007. Disponível em: <http://cristovaopereira.blogspot.com/2007/05/dicas-de-liderana-segundo-james-hunter.html>. Acesso em: 21 de agosto de 2010.

MAXIMIANO, C. A. A. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 2007.

PAIVA, L. Congestionado: fluindo informações sobre gestão. O Gerente, 8 de fevereiro de 2007. Disponível em: <http://ogerente.com/congestionado/>. Acesso em 22 de agosto de 2010.

PERSONA, M. Comunicação e marketing. 2009. Disponível em: <http://www.mariopersona.com.br/entrevista_revista_mobile.html>. Acesso em 22 de agosto de 2010.

VERGARA, S. C. Projeto e relatório de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2004.



[1]  Pós Graduando em Gestão de Pessoas pela FASEP – Faculdade Serrana de Ensino Superior. Graduada em Administração. [email protected]