INTRODUÇÃO 

O presente artigo discorre sobre a questão da relação da família com a escola, tendo como foco a qualidade da aprendizagem do aluno e o sucesso do ensino-aprendizagem. Para que seja fundamente uma discussão sobre a parceria da família com a escola, é necessário conhecer o perfil de família, pois é ela, a primeira instituição formadora do indivíduo.

 Neste sentido, torna-se como fundamento esclarecer a importância dos pais de estarem em contato com a vida escolar dos filhos no processo ensino-aprendizagem, tendo como ponto as respostas dos questionários aplicadas em uma instituição escolar do município de Conde-BA, e tem como objetivo de compreender a relação família-escola e estudar as causas da des(motivação) no processo de aprendizagem compreendendo a problemática e a partir daí fornecer subsídios teóricos para uma discussão e encaminhamento de propostas de soluções viáveis no desempenho escolar das crianças e jovens.

Para tanto, é preciso existir algumas questões norteadoras como a família pode desempenhar na direção educacional imaginada pela escola? E como esses caminhos educacionais traçados pela escola pode influenciar a família?

Dessa forma, é necessário criar projetos e buscar parcerias, com a família, que promovam o convívio democrático na escola. Assim, cabe ao gestor, como responsável pela Unidade Escolar, identificar elementos de construção da convivência democrática na escola, e propor medidas para criar e incentivar grupos no trabalho de construção e desenvolvimento da convivência democrática na escola; e a interação família-escola na educação e aprendizagem do aluno.

Nessa perspectiva, torna-se importante a influência da família na formação do educando enquanto ser social, nas relações humanas afetivas e emocionais com a sociedade na qual está inserido.