O PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS NO ENSINO REGULAR

Ana Carolina de Lima Marques¹

Ana Júlia Araújo Ribeiro²

Néria da Silva Feitosa³

Regina Célia Melo4 

RESUMO

O presente artigo vem abordar o papel da família e da escola na inclusão de crianças no ensino regular será exposto o resultado de um estudo bibliográfico que tem por objetivo falar sobre a inclusão das crianças com deficiência, e como o convívio com as outras crianças da mesma idade, pode ajudar na melhoria e no desempenho das mesmas no ambiente escolar regular; apontar o papel da escola e da família na inclusão dessas crianças; esclarecer o papel do professor na inclusão; discutir sobre como é possível incluir essas crianças numa sala regular. Com o auxilio da revista INCLUSÃO ( 2005),INCLUSIVA (2010), INCLUSIVA (2006), compreendeu-se através desse estudo o direito da criança de frequentar a sala regular, que a família deve exercer seu papel com responsabilidade acompanhando a história estudantil da criança na escola, a inclusão é a solução para que os direitos possam ser cumpridos. Incluindo esse aluno na escola regular, automaticamente se estar incluindo-o na sociedade. A exclusão muitas vezes é maior por parte da família, é isso que os distancia da realidade transformadora da educação inclusiva, por esse motivo é que os profissionais das escolas devem procurar exercer bem suas funções, repassar o conteúdo em sala de maneira única para todos os alunos, passando assim, credibilidade para a família de forma que ela possa contar com a parceria da escola.

PALAVRAS-CHAVES; Professor. Criança.  Inclusiva. Família. 

1.INTRODUÇÃO

Muito tem se discutido, ressentimento, a cerca da inclusão. Esse estudo vem abordar o papel da família junto à escola para que ocorra essa inclusão e tem por objetivo falar sobre a inclusão das crianças com deficiência, e como o convívio com as outras crianças da mesma idade, pode ajudar na melhoria e no desempenho das mesmas no ambiente escolar regular; apontar o papel da escola e da família na inclusão dessas crianças; esclarecer o papel do professor na inclusão; discutir sobre como é possível incluir essas crianças numa sala regular.

___________________________

¹ Graduanda do Curso de Pedagogia, turma 0625-IVA-E-mail: [email protected]

² Graduanda do Curso de Pedagogia, turma 0625- IVA. E-mail: [email protected]

³ Graduanda do Curso de Pedagogia, turma 0625- IVA. E-mail: [email protected]

4 Mestra em Gestão Educacional- Profa. IVA. 

No primeiro capitulo aborda-se o papel da família e da escola a favor da inclusão onde se percebeu que uma criança deficiente tem total condição de estar dentro de uma sala de aula regular, e mais que isso, tem melhorias muito significativas e indispensáveis para o seu melhor desenvolvimento. O segundo fala sobre o papel do professor na inclusão que é de fundamental importância para o sucesso da inclusão. No terceiro, discute sobre como incluir as crianças numa sala de aula regular. A inclusão é um assunto bastante abordado nos dias de hoje, porém pouco se vê os resultados na prática.

Existe ainda um tabu por parte da família, e a escola não esta completamente adaptada para receber esses alunos. Não só na parte estrutural, mas na parte de formação profissional. Nisso, esse estudo descreve a necessidade de inclusão, compromisso e acompanhamento familiar na escola, acolhimento e respeito por parte da instituição educacional. A metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico com exemplares da revista INCLUSÃO (outubro de 2005, janeiro/junho de 2008 e julho/dezembro de 2010), contendo artigos de vários professores e mestres no assunto, do livroINCLUSIVA (2010), e INCLUSIVA (2006).

Concluindo assim que a importância do papel da família e da escola para que ocorra essa inclusão, é algo urgente na sociedade, não se pode mais aceitar que um preconceito, ou um ato protetor, afaste por parte da família a criança de um futuro mais justo. É necessário que a família faça uma parceria perfeita com a escola, para que todos possam ter êxitos nos trabalhos. A criança portadora de necessidades especiais, além de direito, tem a necessidade de cursar uma escola normal, de ser tratada com muito carinho e respeito por todos, e a escola deve estar preparada para receber essas crianças, por isso, a educação que já tem um lugar importantíssimo na vida do cidadão, passa a ter ainda uma maior importância na vida de um deficiente, e na sua qualidade de vida, junto com a família.