A educação é um dos pilares para mudar a forma de pensar, e agir de cada cidadão, é essencial assim como necessitamos de comida, água, etc, precisamos de educação.
 No entanto encontra - se diversos problemas em como educar; Porque educar; Quais benefícios ou malefícios. São algumas questões que se colocam e tem que ser resolvidas visto que sem educação fica praticamente impossível que um país consiga dar os seus passos rumo ao desenvolvimento.
Desenvolvimento econômico, político, social e moral. Tendo em vista a situação de algumas nações inclusive a nossa, vemos que a questão moral, quanto social e política não andam muito bem. Falta investimento em infra  estrutura educacional, no treinamento de educadores, melhor remuneração.
 Um dos graves problemas estar em como educar. A questão dos métodos pedagógicos é freqüentemente reduzida a um mero conjunto de técnicas para serem aplicadas na sala de aula, sem ter em conta os respectivos contextos escolares. Parte-se do pressuposto que a relação professor-aluno esgota todas as determinantes do processo educativo. Ambos são encarados como seres desenraizados, sem ligações no espaço escolar, imunes à sua cultura e ao tipo de organização. A análise dos problemas que enfrenta um professor quando introduz um novo método pedagógico, torna desde logo evidente a importância do contexto escolar para o sucesso ou fracasso da inovação. Na verdade, a receptividade que o professor encontra depende em grande medida do tipo de cultura e organização escolar que é seguido. A inovação na continuidade, é naturalmente mais facilitada do que a inovação em ruptura. Não se pode generalizar e dizer que todos educadores ensinam de forma bancaria, como se o aluno tem que aprender para apenas passar no vestibular, tirar notas altas, tem que apenas ser preparado para ocupar um espaço no mercado de trabalho como se fosse uma peça de reposição em que quando a antiga se estraga tem que ser substituida por uma nova. E seguindo essa forma de pensamento é como se tornasse alguns outros em seres incapazes que não tem possibilidades.  Às vezes esquecemos que o outro não chegou onde nós chegamos porque não houve oportunidade em meio à selva industrializada e globalizada em que vivemos. Se olharmos para o passado podemos ver que alguns de nossos pais não foram à escola ou estudaram por alguns anos e tiveram de parar por diversos motivos.
No que tange a educação bancaria Paulo Freire a classificou como desumana, onde a capacidade criadora é anulada. O aprendiz não tem direito de colocar suas idéias. O educador apenas fala, fala, fala, fala e torna cansativo estar em sala de aula.
 Falta na maioria das vezes o olhar clinico percepitivo humano do professor quanto a vida do acadêmica do aluno deixando de observar que os educandos quando chegam eles não tem ainda a idéia do que esperam, se sentem intimidados. É preciso mudar a metodologia das aulas apresentando problemas em que os alunos se sinram livres para criar soluções construindo assim o seu conhecimento com autonomia e esta estar no espaço deixado pelo professor para o aluno criar.
 Quando a educação é autoritária a realidade é ocultada pela ação opressora que é imposta, "é assim, tem que ser assim", e o dialogo é deixado de lado.
Como seres de possibilidades Paulo Freire afirmou que a educação pode também humanizar, ai vemos um dos principais papeis da educação que é transformar a forma de pensar, de agir de cada cidadão e não apenas que "B + A é BA".
O que vemos em nossa sociedade atual é que pessoas que vivem "bem economicamente falando", estudaram em boas escolas, tiveram uma boa formação, mas, no entanto vivem atolados no mundo das drogas, envolvidos em homicídios, prostituição, etc. Bem diferente do que alguns pensam que só as pessoas de baixa renda é que são envolvidas com essas coisas.
 Não pode - se esquecer que a educação não é apenas obrigação das escolas ou do governo, devemos nos lembrar que ela começa dentro de casa, passa pela escola, pela igreja e pela sociedade, se um desses falhar a educação do individuo será defeituosa. Exemplo, nas escolas ensina - se sobre orientação sexual, certo, mas não é enfático para falar sobre prostituição, quando o assunto tem que ser iniciado no lar pelos pais orientando os filhos, é no lar onde precisam ser dadas as primeiras informações sobre o mundo (com criança também se conversa!), noções de postura e compostura, respeito, limites, nas igrejas pelos lideres espirituais porque quando chegamos à sociedade estas orientações são desvirtuadas, as pessoas não tem mais princípios educativos e sim princípios que eu chamo "midiativos". Continua na vida pública, nem sempre um espetáculo muito edificante, na qual vemos políticos concedendo-se um bom aumento em cima dos seus já polpudos ganhos, enquanto professores recebem salários escrachadamente humilhantes, e artistas fazendo propaganda de bebida num momento em que médicos, pais e responsáveis lutam com a dependência química de milhares de jovens. Quem é público, mesmo que não queira, é modelo: artistas, líderes, autoridades. Não precisa ser hipócrita nem bancar o santarrão, mas precisa ter consciência de que seus atos repercutem, e muito. 
 Estamos tristemente carentes de bons modelos que nos encha de  esperança, de retidão, dignidade, incorruptibilidade. A mídia ensina que os filhos não precisam se submeter aos ensinamentos dos pais, um filho que não ouve o pai, não vai ouvir o líder espiritual, tão pouco o professor. Um dos graves problemas que vejo na midia são as novelas, filmes e etc. onde ensina  - se que adolescentes que ainda são virgens são caretas, estão ultrapassados e infelizmente muitos tem seguido esses ensinos e tem entrado por caminhos difíceis e acarretado problemas como gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, prostituição, uso de drogas, envolvimento com o trafico, crimes, etc.
Mas vamos à educação nas escolas: o que é educar. Como deveria ser uma boa escola. Como se forma e se mantém um professor eficiente, como se preparam crianças e adolescentes para este mundo competitivo onde todos têm direito de construir sua vida e desenvolver sua personalidade. A educação visa exatamente deixar o individuo esclarecido sobre qual o papel dele na sociedade e continuar o trabalho de formação das próximas gerações para que não se venha a degradar o meio em que vivemos com ensinamentos incorretos ou faltos, "incompletos".
 Então para educar de forma completa faz - se necessário mostrar os dois lados da moeda, "benefícios e malefícios" e não apenas um dos dois o que pode deixar alguma duvida.
Daí vemos a necessidade da educação problematizadora, dialógica, que humaniza, cuida transforma, que dá a todos possibilidades, que inclui todos sem discriminações, que mobiliza toda uma sociedade em favor do próximo.
 Tem uma linda historia que se chama a tigela de madeira e narra a historia de uma família que viviam muito bem, o pai, a mãe, o filho de 4 anos e o avô já velho, todas as vezes que se sentavam juntos para comer, ficavam muito incomodados com a forma que o avô comia, muita comida derramada em cima da mesa, muito barulho, então tomaram uma decisão compraram uma mesa, colocaram num canto da casa e assim todos os dias o velho avô passou a comer separado da família, por ter quebrado dois pratos mandaram fazer uma tigela de madeira para o avô comer, vez u outra caia um garfo, uma colher e ele ouvia muitas reclamações, palavras ásperas e num canto da casa o avô comia e enquanto isso lagrimas rolavam no seu rosto, e a pequena criança apenas observava. Um certo dia o pai foi passando e o filho de 4 anos estava com uma madeira observando e o pai perguntou, filho o que você estar fazendo? Respondeu a inocente criança, vou fazer duas tigelas de madeira para o senhor e a mamãe comerem nela quando já estiverem velhos. O pai ouvindo aquela resposta sofreu um grande golpe, sentiu a dor que o velho avô sentia e apartir daquele dia o avô voltou a sentar - se junto a todos na hora de comer. "O melhor lugar do mundo para grandes começos é o lar". O maior começo de todos deu-se numa manjedoura e num obscuro lar de Nazaré. Ensina o menino no caminho em que deve andar e quando crescer não se desviara dele. É tarefa dos pais ensinar seu filho no caminho que ele deve andar.
A educação que não deixa o individuo humanizado ela é falha.