O PAPEL DA EDUCAÇÃO OU O PAPEL DA ESCOLA

A educação tem inicialmente como finalidade, um papel de promover mudanças desejáveis e relativamente permanentes nos indivíduos, e que estas venham a favorecer o desenvolvimento integral do homem e da sociedade. Mas nem sempre foi assim. Antigamente a educação era tratada informalmente, (dentro de suas próprias casas) e todos aprendiam de forma igualitária. Com o passar do tempo, a formalização da educação era inevitável, isso porque entenderam que era importante a construção de um conhecimento mais significativo e que tivesse objetivos mais relevantes que não fossem meramente o comum. No entanto, ainda assim se faz interessante que a educação atinja a vida das pessoas e da coletividade em todos os âmbitos, visando à ampliação dos horizontes pessoais, o desenvolvimento bio-psico-social do sujeito, além da observação das dimensões econômicas e o fortalecimento de uma visão mais participativa, crítica e reflexiva dos grupos nas decisões dos assuntos que lhes dizem respeito.

            Então a educação passa a ser entendida como escola, e assim como em todos os âmbitos da vida passamos por mudanças, com a educação não seria diferente. Vivemos uma época em que a consciência de que o mundo passa por transformações profundas é cada dia mais forte e acaba sendo também necessária, uma vez que o homem é mutável, nada é para sempre do mesmo jeito. Esta realidade provoca em todos nós, entendimentos contraditórios, que ao mesmo tempo traz insegurança e medo, como também apatia e conformismo, provinda de novidade e esperança, mas, isso nunca nos tirou a idéia de almejar sempre a criatividade para a construção de um mundo diferente, mais humano e solidário.

            Assim, entendemos que a escola não pode ignorar esta realidade e nem pode. Pois o impacto destes processos no cotidiano escolar é cada vez maior e atinge a todas as esferas da vida. A problemática atual das nossas escolas na educação básica, é basicamente a boa prática de nossos educadores, muitos estão insatisfeitos e isso tem contribuído para atrapalhar a verdadeira intenção da educação.

            A reflexão sobre o papel da educação em uma sociedade cada vez mais de caráter multicultural, é recente e crescente no nível internacional e, de modo particular, na América Latina, o Brasil apesar de ter se desenvolvido muito na educação nos últimos tempos, ainda representa-se insatisfatório no processo educacional, levando em consideração os milhões de jovens analfabetos. Os professores manifestam perplexidade e insegurança diante da problemática atual do cotidiano escolar e não é para menos. A instituição escolar está construída sobre a afirmação da igualdade, enfatizando a base comum a todos os cidadãos e cidadãs, mas, infelizmente não tem sido assim. É muito complicado articular a igualdade com a diferença, a base comum com as expressões da pluralidade social e cultural, isso ainda constitui um grande desafio. É a discussão sobre estas questões, articuladas com a reflexão sobre os processos de mudança cultural e social que estamos vivendo que permitirá ir reconstruindo o papel da escola, perceber que a educação precisa ser para todos para haver de forma significativa uma evolução, pois é com educação que faz um povo se desenvolver.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOURDIEU, P. Escritos de educação. NOGUEIRA, M.A.(org.) . Petrópolis: Vozes, 1999.

CARNEIRO, M.A. Mudar o cotidiano. Rio de Janeiro: Presença, 1985.

CUNHA, L. A. Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de janeiro: Francisco Alves, 1975.

DAVIS, N. Z. Culturas do povo: sociedade e cultura no inicio da França Moderna: oito ensaios. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1990.

ESTEBAN, M. T. Repensando o fracasso escolar. Cadernos cedes, nº28.1997.

FAUCONNET, P. Educação e sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1973.

FORQUIN, J.C.(org.) Sociologia da educação. Petrópolis : Vozes, 1995.

Jornal do Brasil, 10/9/95

MONROE, P. Historia da educação. São Paulo : Atualidades Pedagógicas,1974.

RODRIGUES, M. Psicologia educacional: uma crônica do desenvolvimento humano. São
Paulo : McGraw-Hill, 1976.

SCOCUGLIA, A.C. Educação política em Paulo Freire. Dissertação de mestrado, 1988.

ZALUAR, A & LEAL, M.C. Cultura, educação popular e escola pública. Rio de Janeiro,1996.