A adolescência é a fase em que deixamos de ser criança e nos tornamos adultos. Fase que nos atrai e nos dá medo, porque assim como vamos conquistar muitas coisas também vamos perder muitas outras coisas e, não temos a receita em nossas mãos. Por isso, não sabemos o que vai acontecer.
É ressaltada sempre pelos adultos que a única coisa certa dessa fase humana em transição é a inconstância. Isso porque os adolescentes estão à procura de seus próprios valores, "rejeitando" o que até então era imposto a eles como padrões e normas dos pais e da sociedade. É admissível que o comportamento da rejeição surja pelo fato deles estarem começando a descobrir o mundo e pensam que tudo o que eles imaginam irá dar certo. No entanto, tudo é imposto a eles através da autoridade, sem diálogo, sem reflexão dos valores vivenciados, pois cada geração possui os seus. Não que os mesmos se modifiquem, mas são "experimentados" numa visão ímpar, própria de cada pessoa. Essa imposição sem análise certamente gera instabilidades, contradições e rejeições.
Ser adolescente na sociedade contemporânea é um grande desafio, a fase, em si, já traz uma série de transformações, características desse período de transição. É na adolescência que a sua inteligência se amplia e a personalidade passa por uma importante etapa de reestruturação. Este processo dinâmico e intenso se complica ao olharmos para a sociedade em que o jovem está inserido.
Baseando-se na crise mundial existente em todos os aspectos, necessitamos com urgência a busca da construção de novos valores e uma sociedade que respeite as diferenças. Como educar e ser educado em um período tão complicado de vida, num momento no qual o mundo vive sua crise de maturidade?
Devem-se enfocar as mudanças de comportamento do adolescente, utilizando a fala dos jovens e professores para verificação de uma abordagem realista sobre a opinião a respeito da temática.
Hoje em dia, a questão do adolescente em sua diversidade e contradições, é muito preocupante, uma vez que é bastante conhecida a firmação feita em geral, pelos adultos, de que a única coisa constante entre os jovens é a sua inconstância. Os adolescentes estão à procura de seus próprios valores, rejeitando de certo modo, determinados padrões morais e normas impostas tanto pelos pais, como pela sociedade.
Tudo isso, se dá pela ausência do diálogo, por imposição, autoritarismo, visto que o jovem também possui seus valores, não sendo melhores, nem piores do que as gerações anteriores: são apenas diferentes.
Tanto os pais como os educadores, devem perceber o quanto é importante vivenciar as dificuldades dos seus jovens e é de fundamental importância manter um diálogo e orientações mais evidentes sobre os diversos temas que surgem na roda de amigos.
Assim chegaremos a uma análise que define com grande relevância pedagógica, o porquê se visa conhecer o ser com quem se trabalha objetivando estabelecer um melhor vínculo afetivo professor x aluno x professor que proporcione um desenvolvimento eficaz, contribuindo positivamente para uma nova prática pedagógica que auxilie no trabalho com os adolescentes.
A primeira etapa da adolescência é um período típico de mudanças e transformações, cabe ao jovem ver o mundo com um novo olhar, pois o seu desenvolvimento social, físico e intelectual fará com que sua maneira de agir e pensar sejam um fato de desconfiança do que está por vir e não, daquilo que ele aprendeu e deixou para trás.