A Educação física no contexto da educação infantil é parte fundamental no desenvolvimento da criança e de diferentes seguimentos/possibilidades de aprendizagens. Ela precisa utilizar-se dos elementos lúdicos para que a criança se desenvolva com prazer, espontaneidade, criatividade utilizando suas experiências para contribuir com os conteúdos planejados e abordados. Estes, por sua vez, precisam passar por avaliações minuciosas a fim de atender as especificidades das diferentes faixas etárias e assumir o papel de estimular os educandos, não o contrário.

Por se tratar do contexto educacional a educação física tem o papel de trazer para quem ela se destina além de conteúdos teóricos e práticos, conhecimentos que estão além do corpo e do movimento. Ela é uma linguagem que trabalha o que o indivíduo “é”, a relação entre ele e o mundo que o cerca. Neste mundo estão inseridos outros indivíduos, com diferentes conhecimentos e características que os tornam únicos. Então podemos entender que a Educação física na infância é uma linguagem que trabalha a individualidade e o coletivo; o movimento do corpo e dos grupos formados pelos corpos; relaciona experiências e saberes que, nesta interação, podem gerar novas formas de ver e entender o “eu”, o coletivo e o mundo que está no entorno do mesmo.

Na Educação Física Escolar existem três abordagens muito citadas nos cursos de graduação, dentre elas estão: a abordagem Desenvolvimentista que trata da capacidade motora e da aprendizagem do movimento por faixas etárias e ignora a parte interacionista; a abordagem Construtivista traz o conceito da construção do conhecimento e cria uma relação íntima entre o sujeito e o mundo além de defender que se deve gradativamente ampliar os graus de dificuldade e complexidade dos exercícios na resolução de problemas; a abordagem Crítico Superadora fala sobre a justiça social e das relevâncias dos conteúdos contemporâneos, e da adequação dos exercícios a respeitar características sócio/cognitivas dos alunos, além de confrontar o conhecimento comum e o conhecimento científico. 

Esta é uma proposta ampla que versa entre estimular para ver “nascerem” crianças que entendam melhor como o corpo pode comunicar-se com elas e como podem utilizar o corpo para se comunicarem com seus colegas e com o mundo em que estão inseridas através das interações propostas pelos jogos lúdicos, danças, lutas e brincadeiras. As dimensões dos conteúdos transitam entre conceitos, procedimentos, atitudes e as habilidades básicas e/ou específicas precisam passar por adequações de acordo com as faixas etárias com inserção da ludicidade e, principalmente, gradativa ampliação de desafios na execução das tarefas para oportunizar maior entendimento cognitivo nas práticas corporais.