Hoje o mundo se discute as ações poluidoras que o homem vem gerando contra o meio ambiente, contudo os governos negligenciaram esse assunto e como resultado, é quase impossível encontrar um lugar não poluído no nosso planeta.

Todos nós sabemos como a poluição tem um efeito adverso no nosso planeta, gases venenosos vindos das fábricas destroem a camada de ozônio, contribuindo para o efeito estufa, que resulta no aquecimento global. Apesar de todos saberem,  as pessoas não compreendem verdadeiramente que a sua busca por uma vida confortável e pelo desenvolvimento industrial apenas prejudica enormemente o nosso ambiente.

Mas o que venha a ser Poluição Ambiental?

Podemos definir poluição ambiental como a ação de contaminar as águas, solos e ar. Esta poluição pode ocorrer com a liberação no meio ambiente de lixo orgânico, industrial, gases poluentes, objetos materiais, elementos químicos, entre outros. 

A poluição ambiental prejudica o funcionamento dos ecossistemas, chegando a matar várias espécies animais e vegetais. O homem também é prejudicado com este tipo de ação, pois depende muito dos recursos hídricos, do ar e do solo para sobreviver com qualidade de vida e saúde.

A adaptação contínua do homem ao ambiente onde ele vive e ao seu nicho ecológico conceitua como Educação Ambiental. Este chama atenção para a necessidade da participação ativa do aluno durante as aulas bem como o seu envolvimento com o ambiente onde vive e se possível a função que desempenha dentro da comunidade, PEREIRA (1993).

A introdução de alguma proteção não necessita de muito esforço. As pessoas devem tentar diminuir o numero de lixeiras. Muitos itens do dia-a-dia como o vidro e o papel podem ser reciclados, é por isso que devemos reutilizar em vez de deitar fora. Isso reduziria o problema de demasiadas lixeiras, onde o lixo é armazenado.

Para DIAS (1992), a Educação Ambiental é um conjunto de conteúdos e práticas ambientais, orientadas para a resolução dos problemas concretos do ambiente, através do enfoque interdisciplinar e de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo da comunidade.

Segundo, DIAS, G.F,1999: 27, a Educação Ambiental deve chegar a todas as pessoas, onde elas estiverem. Dentro e fora das escolas. Nas associações comunitárias, religiosas, culturais, esportivas, profissionais, entre outras. Ela deve ir onde estão as pessoas reunidas.

Portanto, afirmo que a Educação Ambiental é uma ferramenta fundamental para se ter um meio equilibrado, onde o homem trabalhe de forma sustentável, sem agredir o meio ambiente.

Referências

DIAS, G.F. Educação Ambiental, Princípios e Prática. São Paulo: Ed. Gaia, 1992.

________, Elementos para Capacitação em Educação Ambiental. Ilhéus: Editus. Ed. UESC,1999. 1ed

PEREIRA, A . B. 1993. Aprendendo Ecologia através da Educação Ambiental. Porto Alegre: Ed. Sagra - DC Luzatto, 1993.

Disponível em: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/poluicao_ambiental.htm acessado em 16 de novembro de 2009.