FACULDADE NOSSA CIDADE

Graduação de Recursos Humanos/ Consultoria de Recursos Humanos

Profº Orientador: Esther Cosso

O papel da comunicação interpessoal 

Anna Caroline Silva de Oliveira RA 4822 Turma 3º semestre

Período Matutino  Sala 116

A comunicação é fundamental em nosso cotidiano sem ela não existiriam diálogos entre as pessoas, pois atravessa fronteiras e uni pessoas mesmo sem conhecê-las. Essa transformação que a comunicação faz na vida das pessoas é de suma importância, compartilhar dessa transmissão é fazer com que as inovações sejam dimensionadas agregando a socialização entre ambas. Os avanços tecnológicos esta cada vez causando explosões e fazendo com que as pessoas se adéqüem junto à modernidade.

É algo bem comum entre as pessoas, onde pode ser por meio da escrita ou fala traçando um processo de socialização bem avançado a cada momento que possibilita o desenvolvimento da linguagem onde compartilha emoções, descobertas e avanços tecnológicos. Nas empresas a comunicação é muito importante assim como em todo lugar porque vem por meio dos gestores e patrões movimentando a organização para o crescimento relacionando as pessoas entre si, promovendo conhecimentos onde o fluxo de informações se torne relativos para o cumprimento de metas e objetivos propostos. Existem diversas maneiras de se comunicar: verbal, não verbal, por gestos e símbolos.

Segundo Fleury (2002) o processo de comunicação interpessoal no âmbito das organizações deverá ser capaz de abarcar todas as mudanças e os desafios propostos pela globalização, pelo avanço tecnológico do setor de transmissão de informações e pela acirrada competitividade.

Comunicar é preciso, é a maneira que temos para transmitir informações importantes, matar as saudades e tornar caminhos mais fáceis das pessoas entenderem sua mensagem e responderem de forma a provocar novas trocas de preferência na direção que você gostaria. Comunicação significa a convivência por livre vontade das pessoas é um fator comum e necessário para nosso dia a dia e é a relação entre pessoas envolvidas na conversa onde utiliza a voz e a expressão corporal. O importante na comunicação interpessoal é entender claramente o que as pessoas querem transmitir por meio das informações garantindo um sucesso no processo desejado.

Para Habermas (1993), a condensação da ação comunicativa tem vantagens e desvantagens, embora seja indispensável para gerar consenso; ela possui um potencial de abuso manipulativo nas sociedades contemporâneas.

Bibliografia

FLEURY, Maria Tereza leme(org).  11.ed. Rio de janeiro

Ponchirolli, Osmar. Capital humano. 1ª Ed. (ano 2005), 3ª reimpr. Curitiba: Juruá, 2009