O Papel da Avaliação na Aprendizagem

Claudemir Santos Teles

O presente artigo tem como intuito falar sobre a importância da avaliação na aprendizagem dos alunos. De acordo com Ballester (2003) “a reflexão sobre porque e para quem avaliamos, sobre o que e como avaliamos, assim sobre como a maneira de ensinar os alunos a se avaliar, é uma das tarefas que mais podem enriquecer o trabalho coletivo de construir um projeto educativo”.

Sempre estamos avaliando as pessoas ao nosso redor e, constantemente avaliamos a nós mesmos, com a finalidade de buscar metas e estratégias para tentar acabar com os problemas cotidianos. E no contexto escolar não é diferente, pois além de avaliar nossos alunos, devemos nos avalias refletindo sobre as condições com as quais eles aprendem e isso é fundamental para um bom resultado na aprendizagem.

Na verdade, a avaliação destina-se a informar a situação em que se encontra o educando no que se refere ao desenvolvimento da aprendizagem. Sabe-se que quando o professor acompanha o processo de aprendizagem dos alunos, ele tem a possibilidade de acompanhar o próprio processo de ensino.

É necessário pensar em avaliação de forma orientada, coerente e ampla, como sendo um instrumento transformador. O ensino-aprendizagem deve levar ao crescimento. Sabemos que avaliação é a forma que o professor tem de acompanhar o desenvolvimento e o processo de construção do conhecimento do aluno.

Por muito tempo a avaliação nas escolas acontecia de forma selecionada. Mas a realidade atual é que a avaliação precisa ser vista de forma diferente, passando a envolver o desempenho de ensino-aprendizagem do aluno, do professor e até mesmo do contexto escolar.

A avaliação deve ocorrer de forma contínua e sistemática, com o intuito de acompanhar as aquisições que o aluno vai fazendo. O professo também precisa se auto-avaliar, ou seja, estar atento as mudanças que ocorrem no dia-a-dia. Enfim o processo de avaliação deve acontecer partindo dos objetivos propostos, levando em consideração o desenvolvimento, o crescimento, o acúmulo de experiência, a autonomia, a criatividade, a confiança e o respeito dos alunos.