Era uma vez um velhinho que morava no Pólo norte. Morava numa simples casa de iglu, seu nome era Nicolau. Certo dia foi andar pelo Pólo Norte, viu crianças tristes, porque não iam ganhar presentes no natal, pelas famílias serem muitos pobres, como era um bom velhinho pensou em presente alas, mas era pobre também, então teve uma ideia, com seus poucos materiais ia fazer presentes para as crianças do Pólo Norte. Faltavam três semanas para o natal, foi a sua casa e começou a trabalhar, pegou madeira, plástico e metal, nessas três semanas ficou os dias e as noites construindo brinquedos para as crianças. No dia seguinte Nicolau pediu para a sua esposa que costurasse bonecas e bonecos para as crianças.

Quando chegou a véspera de natal e todos estavam dormindo, Nicolau pegou o seu trenó (o trenó ainda não voava) e começou a entregar os presentes, com a batida das 12 badaladas (meia noite) Nicolau já tinha entregado todos os presentes. No dia do natal as crianças não foram direto para a sala, foram ao banheiro, escovaram os dentes, tomaram café da manhã e depois foram para a sala e escolheram um livro para ler, é que quando o papai Noel começou a entregar presentes não existia rádio nem televisão, o papai Noel começou a entregar presentes em 1555, as crianças estavam lendo os seus livros e viram um pacote com um embrulho, como eram curiosas abriram o pacote, tinha um brinquedo e um bilhete que dizia:

“O presente que você ganhou foi dado de um amigo, não posso revelar meu nome, só posso dizer que sou velhinho.”

Dez desse dia  Nicolau passou a dar presentes para todas as crianças do mundo, ficou muito famoso e seu nome passou a ser papai Noel.

  

 Júlio Martins