Raquel Ilga Etges

O PALCO GIRATÓRIO COMO INSTRUMENTO DE
MARKETING CULTURAL DO SESC

Palmas
2005

Raquel Ilga Etges

Monografia apresentada como requisito parcial da disciplina de Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda II ? Monografia do Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda do CEULP/ULBRA ? Centro Universitário Luterano de Palmas, sob orientação do Profº Giovani Souza Guedes

RESUMO

ETGES, Raquel Ilga. O Palco Giratório como instrumento de Marketing Cultural do SESC. 73. 2005. Monografia (Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda) Centro Universitário Luterano de Palmas, Universidade Luterana do Brasil, Palmas - Tocantins.

Investir hoje em cultura não é só uma preocupação das instituições públicas, cada vez cresce o número de empresas privadas que investem nessa ferramenta de comunicação. Tendo em vista a fixação de suas marcas e o respaldo positivo perante o público, muitas empresas conseguem a lei de incentivo fiscal, o que facilita ainda mais o patrocínio cultural. Um projeto de renome nacional, desenvolvido pelo SESC, ganha as ruas do Brasil inteiro levando teatro e dança e o nome da instituição por onde passa, firmando sua marca e tendo o apoio popular. É o Palco Giratório, hoje um projeto consolidado e respeitado onde atua. Apresenta-se aqui uma pesquisa teórica sobre o marketing cultural, sua eficácia e finalidade. E ainda uma pesquisa com o público freqüentador do projeto Palco Giratório, com o objetivo de analisar se há reconhecimento do público de que o SESC é o gestor do projeto.

Palavras-chave: Marketing Cultural, SESC, Palco Giratório.


1. APRESENTAÇÃO

O marketing cultural está entre as diversas ferramentas da comunicação utilizadas pelas empresas e instituições como forma de divulgação e fixação de suas marcas, produtos ou serviços. Esta área de atuação da comunicação oferece vantagens para as empresas, artistas, produtores e o público que prestigia um evento cultural. As empresas são hoje as principais fomentadoras de cultura no Brasil, sendo que através deste patrocínio, artistas de várias áreas têm a oportunidade de mostrar seus trabalhos ao público.
O SESC (Serviço Social do Comércio) mantém o Palco Giratório, projeto de difusão cultural para o desenvolvimento social e econômico em artes cênicas no Brasil, hoje considerado o mais importante e duradouro projeto teatral de âmbito nacional, desenvolvido anualmente desde 1998.
O projeto Palco Giratório é uma alternativa para o intercâmbio e a circulação de espetáculos de artes cênicas produzidos por grupos ou artistas atuantes nas mais distintas regiões do país. O SESC acredita que com a realização deste projeto, a cidade possa pulsar com a diversidade dos olhares dos artistas cênicos que trazem novas montagens, autores e técnicas diversificadas, proporcionando aos espectadores conhecimentos, entretenimento e cultura.
O projeto não se finda só nas apresentações dos espetáculos ao público. O circuito vem se caracterizando como um importante agente de formação de platéias no país, tendo incluído em seu programa leituras de espetáculos, pensamentos giratórios e oficinas.

2. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como problemática saber se o marketing cultural feito pelo SESC faz o público associar o Palco Giratório à instituição. A partir deste questionamento levantou-se a seguinte hipótese: As estratégias de Marketing Cultural do SESC fazem o público associar o nome da instituição ao projeto Palco Giratório.
Este trabalho tem como objetivo geral saber se o público que vai aos espetáculos do Palco Giratório associa este projeto ao SESC. E os objetivos específicos são: de que maneira esta associação é feita, entender o grau de percepção do público em relação a esta iniciativa do SESC, a qual visa desenvolver um projeto de suma importância para a cultura brasileira. Além disto, procura ainda pesquisar conceitos e definições do marketing cultural, compreendendo o Palco Giratório, seu surgimento, histórico e objetivos do projeto, bem como pesquisar as principais áreas culturais do SESC.
A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho será a pesquisa bibliográfica em livros que estudem o marketing, a cultura, o marketing cultural, em catálogos do Palco Giratório, internet, artigos e demais documentos relacionados ao tema do trabalho. Como fonte de pesquisa foram realizadas entrevistas com pessoas ligadas ao projeto Palco Giratório, nas áreas de curadoria, diretoria regional e coordenação cultural do Departamento Regional do SESC Tocantins. Também foram entrevistados artistas, que já trabalharam junto ao projeto e o coordenador nacional do Palco Giratório.
Dando continuidade à metodologia, a pesquisa será realizada com os espectadores que prestigiaram o projeto Palco Giratório no ano de 2005 em Palmas - Tocantins, visando saber que associação fizeram ao SESC e Palco Giratório, qual o grau de percepção deste público e como se dá esta associação. Esta pesquisa foi efetuada recorrendo a técnicas quantitativas e qualitativas com questionário fechado para um público de 80 pessoas aleatoriamente, que corresponde a 10% dos espectadores do Palco Giratório no ano de 2005 em Palmas.
A argumentação está distribuída em capítulos da seguinte forma: Apresentação, Introdução aqui apresentada; Marketing Cultural, no qual os assuntos abordados foram conceitos e definições da cultura e ação cultural, marketing, seus conceitos e ações, marketing cultural, conceitos, definições e ações e algumas experiências de grandes empresas que investem em marketing cultural; SESC- Serviço Social do Comércio, uma breve história do SESC no Brasil e no estado do Tocantins e os principais projetos culturais desenvolvidos em âmbito estadual e nacional; O que é o Palco Giratório, que traz o histórico, surgimento e os resultados que já apresentou; os resultados da pesquisa aplicada em Palmas no período citado com os espectadores do Palco Giratório e por fim as considerações finais.