São diversos os conceitos e classificações que giram em torno de um dos maiores sytes de relacionamento não só no Brasil como também em outros países chamado de "Orkut" que nada mais é do que uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do google. O referido syte ganhou força total no ano de 2005 onde crianças, jovens e adultos mergulharam nesse novo processo de navegação capaz de transcender as barreiras de cidades, estados, países, mundo em forma de pequenas comunidades que a princípio poderiam se comunicar apenas entre "scraps" pequenos recados que com o avanço tecnológico logo logo a sua eficácia se fortaleceu com o recurso do google talk é um serviço de mensagens instantâneas e de VoIP desenvolvido pela empresa Google que possibilita o envio e o recebimento de mensagens instantâneas.
O Google talk é incorporado ao gmail. É possível utilizar o comunicador pelo navegador enquanto se está na página do Gmail, onde poderá integrar as opções de áudio e vídeo, desde que se instale um plugin fornecido pela própria empresa. Segundo algumas pesquisas, em 8 de Novembro de 2006, o Google disponibilizou integração do google talk com o Orkut com um projeto muito elogiado pela comunidade mundial de desenvolvedores. A partir desta data os membros da rede de relacionamento podem ver quando seus amigos estão on-line e conversar em tempo real de forma privada. O ponto crítico da Internet é conectar pessoas. Seja por questões profissionais, seja por relacionamentos pessoais, é possível conhecer pessoas de diversas localidades, de diferentes culturas e opiniões. Muitas vezes, a necessidade de comunicação é tão grande que chega a ignorar o obstáculo do idioma.
A grande questão é que comunicação é uma necessidade. O fato de uma pessoa expor seu cotidiano em uma rede social, blog, fotolog, ou mesmo no messenger, estando em outro país, dá a impressão do rompimento de toda e qualquer fronteira. Sites, emails, mensagens instantâneas, videoconferências, etc, são apenas algumas das mais populares formas de comunicação na Internet, mas uma invenção recente continua chamando muito a atenção: as redes sociais, tendo como destaque no Brasil, o Orkut. A ferramenta permite a você fazer e relacionar amigos e participar de comunidades sobre o mais diversos assuntos e cada pessoa tem uma descrição e você pode ver de quais comunidades ela participa, quais os amigos ela tem, mandar mensagens (scraps) e, até mesmo, se declarar fã dela.
Existem milhões de comunidades, desde aquelas dedicadas a assuntos sérios como programação, jornalismo e ciência, até comunidades voltadas ao divertimento, como as que declaram ódio a uma pessoa famosa, que tratam de "micos", enfim. Se você é fã de uma banda de música, certamente encontrará uma ou mais comunidades de fãs do grupo. Se você adorava o seriado Jaspion, vai encontrar muita gente que também gosta. Se você trabalha com contabilidade, mas tem curiosidade em saber a respeito do cotidiano do pessoal que trabalha com medicina, lá você vai encontrar comunidades sobre o assunto. De maneira geral, é possível explorar qualquer tema e você também pode criar sua própria comunidade.
O Orkut e a sua influência no processo educativo
O Orkut possibilita a interatividade dos alunos com os professores e com os assuntos propostos pelos mesmos no ambiente, é apenas necessário que o professor saiba como utilizá-lo para ser trabalhado a fim de despertar o lado crítico e reflexivo do aluno e não como um depósito de informações. Claro que para isso será necessário uma mediação mais direcionada a fim de esclarecer e cooperar no processo de educação desse educando. O cuidado com o excesso de informações e também na maneira como o profissional venha a lidar com os questionamentos que venham a existir diante às comunidades que os alunos irão se deparar e na forma como o qual deva se portar mesmo porque, o Orkut é um syte que pode ser acessado na própria residência do educando, como em outros estabelecimentos incluindo a escola que por sua vez tem como meta preparar o aluno para ingresso na sociedade, deixando ele apto a fazer suas próprias escolhas em benefício do seu crescimento como cidadão. De acordo com Dowbor "a educação já não pode funcionar sem se articular com dinâmicas mais amplas que extrapolam a sala de aula"
A perspectiva construtivista permite que o aluno vá construindo seu
conhecimento, através das informações a que tem acesso e acionando o conhecimento prévio que já tem sobre o assunto, ele é protagonista do seu próprio processo de aprendizagem. De acordo com Weisz "aprende-se muito quando se está exposto a uma argumentação e mais ainda quando se tem que defender um ponto de vista".Cabe ao professor através dos temas transversais criar situações nas quais os alunos tenham a possibilidade de trocar informações, defender suas idéias, avançar sua compreensão e ter até a possibilidade do erro. Muitos professores ainda trabalham com a concepção empirista do erro, de que ele não pode ser admitido, senão corre-se o risco dele se fixar na cabeça dos alunos, porém, é através dele e através do esforço em se expressar que os alunos estarão construindo seu conhecimento. Também é importante que haja a maior circulação de informações possível, para que através destas o aluno tenha mais dados para refletir e interagir com os outros alunos, diferentemente da proposta empirista que não pretendia "confundir" o aluno, e por isso transmitia a informação da forma mais simples possível.
A Internet já provou que os alunos têm condições de trabalhar com muitas informações ao mesmo tempo, e não somente isso, eles têm capacidade de desenvolver diversas atividades ao mesmo tempo, fazem uma pesquisa, visitam diversos ambientes e juntamente a isso conversam com seus colegas de classe on-line possibilitando a troca de informações favorecendo o aprendizado coletivo.
O Orkut tem seu espaço na educação sim, de forma restrita e nos dias atuais toda comunidade escolar devem conhecê-lo e ter acesso para obter informações sobre suas funcionalidades , pois é um dos meios mais utilizados a nível de pesquisa e interação de aprendizado.



Referências Bibliográficas

BELLONI, Maria Luiza. O que é Mídia-Educação. 2.ed. São Paulo, Autores
Associados, 2005.
DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do Conhecimento. 3.ed. Rio de Janeiro,
Vozes, 2001.
ARAÚJO, Ulisses F. Temas Transversais e a Estratégia de Projetos. São
Paulo, Moderna, 2003.
WEISZ, T. & SANCHEZ, A. O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem.
2.ed. São Paulo, Ática, 2001.
http://www.imagineseusite.com.br
http://www.abed.org.br