Somos agraciados por Deus desde nossa criação que com seu infinito amor, criou as energias universais junto aos orixás sagrados. O Divino criador está em tudo que tem vida e toca a alma, inclusive em nós mesmos. Trazemos na alma toda essência do amor sublime, da coragem para vencer os desafios, da sabedoria para trilhar os melhores caminhos, do amor para reconhecermos o que é importante na vida, da fé em acreditar que a vida pode e deve ser bonita.

A beleza da vida está justamente em vivencia-la em favor do próximo, pois só assim justificamos nossa existência, aliás a nossa existência se justifica no outro, ou seja, todos vivemos em função do todo que através das partes como elos fortalecidos de uma mesma corrente vamos evoluindo sem deixar um elo para trás, pois o criador prescinde de sua menor parte tendo em vista que habita nela por inteiro.
O conhecimento se justifica numa sala de alunos sedento de sabedoria, tal como um cacto ou mandacaru justifica sua existência no sertão do agreste onde a água é escassa, porém ele o mandacaru em seu interior é rico em água, tal como Jesus o Mestre já dizia, vim pelos pecadores, vim pelos que perderam sua crença, vim pelos doentes, vim para aqueles que se encontram nas trevas, pois sou a presença do Pai Maior onde a sua ausência pré existe como um estado transitório, pois tão bem a luz ilumine a escuridão, ela deixa de existir pois ela é somente uma ausência da luz que é a presença divina, tão bem a sabedoria ilumina a ignorância, ela deixa de existir tendo em vista que é só uma ausência transitória de conhecimento e assim que se preenche pela presença de Deus que é sabedoria pura e pura sabedoria essa ausência momentânea em Deus (ignorância) deixa de existir visto que não foi gerada por Deus, e por isso é um estado transitório vibrado por nós.
Por isso o orixá que habita em mim preexiste em você, exatamente que minhas ações refletem no meu irmão que ao ser iluminado por mim reflete nas minhas ações a alegria do meu orixá  que sorri para mim através dos lábios daqueles que em seu caminho por mim foi ajudado e o orixá dele se mostra para ele e o abraça através de mim que agradecido e confortado pela ajuda ora recebida o agradeço em nome de Deus e quando digo: Deus lhe abençoe pela sua ajuda, através da boca do ajudado é o meu orixá que preexiste nele que me abençoa, pois fomos agraciado pela visão e o encontro com o sagrado a partir de quando vemos refletir as nossas ações no sorriso do outrora tristonho, quando vemos a satisfação no rosto do outrora faminto, quando vemos o bálsamo da cura no outrora adoentado, quando vemos a felicidade da liberdade no outrora prisioneiro de seus próprios erros... E assim o orixá que existe em mim me saúda e me felicita através das ações virtuosa que reflete em você e assim o vosso orixá que habita em você o abraça e o conforta através de mim que reflete todo amor sagrado do Pai que é causa da ação proveniente de vosso ato virtuoso.
O Orixá que habita em mim só poderia preexistir em você, pois é no próximo que nossa ação reverbera e é num delicado e singelo sorriso expressado pelo nosso semelhante que por nós foram ajudados é que vemos Deus e os Orixás de frente para nós. Quer enxergar o orixá que está em você? Olhe as suas ações e veja se ela é capaz de arrancar um sorriso de alguém e caso seja capaz, ali está o seu Orixá lhe sorrindo e refletindo o seu ato virtuoso diante de Deus que é em sí toda a presença virtuosa da criação.

Ao perceber toda a beleza que existe no universo, na emanação das sagradas energias dos Orixás, consigo me conectar com toda alma alheia a mim. Consigo identificar toda semeadura que os orixás fazem em minha vida e na vida dos meus irmãos. E mesmo quando vejo uma pessoa passando por difíceis enfrentamentos existenciais, perdendo a fé na vida, sei que o Orixá pré existente que habita nele pede que eu o ajude, em uma fraternidade para equilibrar a nossa banda. Se aos olhos das mais sagradas energias e proteções concedidas à nós, mesmo com tantos erros e fraquezas que trazemos em nossa alma, é para reconhecer que só através do amor podemos chegar na seara divina felizes com o algoz da experiência humana.

Somos feitos para o amor, dançamos juntos aos nossos Orixás, para despertar para a verdadeira essência da vida. Dançamos juntos as suas energias em fraternidade com o que há melhor em nós.

Como a dança é mais agradável quando a executamos com nosso par, naquele momento quando nos unimos estamos em comunhão com nosso Orixá... Tal como quando nos irmanamos estamos dançando a dança da fraternidade que sem o princípio do amor que a tudo uni e agrega, nôs sentimos partes ausentes do todo, quando o correto é sermos partes que juntos formamos o todo. "A dança é vida e vida é impossível sozinho”

Por isso, meu Orixá saúda o Orixá que existe em você. Somos UMbanda.

Esse texto é uma simples homenagem e nada mais justo que homenagear nosso querido e amado irmão Paulo Ludogero, pois esse irmão de caminhada é a expressão viva de muitos Orixás que amam preexistir em seu íntimo, pois é um guerreiro ímpar na Umbanda cujo amor, carinho, respeito, dedicação e honra, reflete em todos nós que o admiramos e somos gratos de gozar de presença tão luminosa em nossas vidas... Obrigado meu irmão Paulo Ludogero, pois através de suas ações os Sagrados Orixás já preexiste em muitos corações que o ama e lhe são gratos pela sua existência em nossas vidas...
Axé meu irmão amado.

Essa é uma singela homenagem mais que merecida de seus irmãos de Lei, luz e vida.

 

Esse texto foi escrito por mim Pablo Araújo e pelo meu irmão amado João Paulo Francisco, quando falávamos sobre uma pessoa que para nós é muito especial, uma espécie rara de ser humano chamado Paulo Ludogero... 
E nesse momento ele meu irmão João me convidou para fazermos um texto em forma de uma homenagem a esse grande amigo e juntos escolhemos um título chamado : "O Orixá que habita em mim preexiste em você"

Esse título realmente descreve a sua trajetória que é um bom filho e por isso um excelente Pai e Avô no santo de muitos e muitos que tiveram a honra de estar e passar em sua vida. Paulo Ludogero com toda a certeza o orixá que habita em seu íntimo já preexiste em muitas e muitas pessoas que lhe admira e lhe ama, simplesmente pelo fato de voltar a sua vida em benefício do próximo sem desejar mais nada que confortar e fortalecer aqueles que a providência divina colocou em seu caminho.
Paulo Ludogero essa homenagem é o reflexo de toda a sua luz que reflete em nós como a voz do seu Orixá a lhe dizer: Filho continue firme pois Eu vosso Orixá pessoal, vivo no amor daqueles que lhe admiram e de tal forma os Orixás deles vivem no amor que você desperta no íntimo de cada um dos seus filhos, netos, irmãos e amigos... Axé meu sempre Amado irmão.