FACULDADE NOSSA CIDADE

Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos

Consultoria de RH

Orientador: Prof. Lawton Benatti

O novo papel da liderança

Enery Oliveira Vieira

 

Nos dias de hoje com o avanço da tecnologia e o crescimento das empresas em si. Observa-se que automaticamente são exigidas sempre inovações em seus produtos ou serviços prestados, porque sempre há um concorrente tentando chegar á frente no mercado. E como fazer para driblar em meio ás ameaças da concorrência, e sempre superando os resultados da organização, visando à margem de lucro e com uma equipe valorosa e de qualidade vestindo sempre a camisa da empresa?

Segundo Chiavenato (2004, p.306), “Há uma grande diferença quando se fala em gerenciar as pessoas, e quando se diz gerenciar com as pessoas. E é isso que nos dias de hoje fará toda a diferença em uma liderança de sucesso”.

Quando se gerencia com as pessoas até mesmo o ambiente de trabalho fica mais leve e produtiva, pois há uma segurança transmitida de gestor para o colaborador. Torna-se um sentimento de ambas as partes de missão cumprida.

 Mas para que este líder obtenha seus resultados tão esperados são propostas algumas atitudes e mudanças de sua parte dentro de um pensamento organizacional retrógado.

Reforçando o que Chiavenato (2004, p.307), diz: “É necessário esquecer os pensamentos e filosofias anteriores de administração, se for necessário alguns desenhos de cargos terão que ser desfeitos, para possíveis cargos mais flexíveis que desempenhem novas responsabilidades, se for o caso o pensamento de enxugamento (dowsizing), também é válido. A importância disso é reduzir custos desnecessários mantendo um equilíbrio razoável que possa ter um bom funcionamento.

O segundo passo, é mudar a cultura organizacional, isso significa mudar a postura da empresa para os tempos modernos. Ter conhecimento de que a sociedade mudou e com isso o mercado mudou e suas exigências requerem novos olhares.

O papel do líder agora será de delegar tarefas sempre orientando os seus colaboradores. As ordens ficaram no passado. O líder deve identificar os talentos, e desenvolve-los na área em que melhor se destacam. Assim, os colaboradores se tornam mais confiantes, e desenvolvem tomadas de decisão em problemas emergenciais que possa surgir durante o processo, auxiliando o gestor no alcance das metas estipuladas.

Outro tópico importante á ser analisada é que a liderança de hoje, tem que abrir as portas e as janelas para as pessoas. O gerente tem que ser transparente com o colaborador, firme, e transpassar para o mesmo que tanto o responsável pela a equipe quanto a empresa, precisa dele, e conta com a sua ajuda. E claro, que este colaborar consequentemente terá seus méritos comtemplados. E isso não pode falhar, pois ele perderá a confiança na liderança em questão.

O líder terá que facilitar o modo de fazer, cronometrar duração da função a ser realizado, proporcionar melhores condições de trabalho para os seus colaboradores. E a supervisão contínua é de suma importância e não pode faltar, não delegue esta tarefa á ninguém.

Avalie, melhore e recompense-as no final do processo, isso gera a satisfação da equipe e traz a motivação por novos resultados”.

Entre outras palavras o novo papel do líder é de incentivar as pessoas e não controlá-las.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando com as

Pessoas. Rio de Janeiro:Elsevier Editora Ltda, 2004.