Quase duas semanas após o fim das eleições e o nome do novo Ministro da Fazenda do governo da presidenta Dilma Rousseff ainda é uma incógnita. Como ficou conhecido o atual chefe da pasta da Fazenda Guido Mantega é um ex-ministro em exercício desde quando Dilma ainda em campanha quando perguntada sobre a permanência de Mantega respondeu “Governo novo equipe nova.” Com o fim das eleições e sendo certa a saída do atual ministro surge a grande questão: Quem será o novo ministro da Fazenda, que conduzirá a politica econômica do país pelos próximos quatro anos?

            Luiz Carlos Trabuco, Henrique Meirelles ou Nelson Barbosa? Mais importante do que o nome em si do novo ministro será visualizar o rumo em que a presidenta Dilma irá colocar o Brasil economicamente, afinal as medidas a serem tomadas não mudam de acordo com o escolhido.

            A nova politica econômica deve perseguir sistematicamente o controle da inflação, superávit primário e a recuperação da credibilidade do Governo Federal com parcerias no setor privado, onde haja um cumprimento rigoroso de contratos de concessões e uma atuação mais correta e menos aparelhada das agências regulatórias.

            De uma forma geral a situação econômica brasileira pode ser definida de acordo com o diagnóstico do economista Delfim Netto como “desconfortável, mas não apocalíptica”, isso significa que para que se reparem os aranhões que sofreu a economia o governo tem de adotar medidas objetivas e perseguir metas com rigor. Uma grande providência a ser tomada é a recuperação da indústria nacional que vem sofrendo uma crescente destruição que precisa ser interrompida de imediato com a apresentação de uma proposta clara do governo.

            O Brasil tende a enfrentar um ano de 2015 difícil, mas que pode ser definitivo para o desenvolvimento, com uma recuperação do crescimento e cumprimento de metas inflacionárias que ambicionem o centro da meta as condições ficaram mais confortáveis e previsíveis. Dilma Rousseff tem em mãos um grande desafio que exigirá todo seu esforço e trabalho a fim de ser vencido e colocar o Brasil no rumo do desenvolvimento.