TITULO - O NOVO CONVERTIDO E SEUS PASSOS



Autor: Pastor Marinho Vieira Rocha





APRESENTAÇÃO:


Apresentamos aos amados irmãos em Cristo, em nosso assunto O NOVO CONVERTIDO E SEUS PASSOS, esclarecimento dos passos do seu início de fé até o seu amadurecimento cristão, quando Deus, poderá dar-lhe um ministério específico em sua Seara.
É claro, que em nosso assunto, há lacunas a serem preenchidas. Todavia, temos por certo que, o Espírito Santo as completará. Siga em frente desejo-lhe bons estudos.


ÍNDICE DOS ASSUNTOS

I ? O NOVO NASCIMENTO
II ? A REGENERAÇÃO
III ? A TRANSFORMAÇÃO
IV ? A NOVA CRIATURA
V ? AGÓRA FILHO DE DEUS
VI ? AGÓRA FILHO DA LUZ
VII ? COMO DISCÍPULO
VIII ? SE PREPARANDO PARA O BATISMO NAS ÁGUAS
IX ? COOPERANDO NA OBRA DO SENHOR
X - DISCÍPULOS E COOPERADORES SIM
DISCÍPULAS E COOPERADORAS NÃO?
XI ? DIÁCONO
XII ? PRESBÍTERO
XIII ? EVANGELISTA
XIV ? PASTOR
XV - MESTRE





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O NOVO CONVERTIDO E SEUS PASSOS


Introdução:

A pessoa que ouviu as boas novas da salvação em Cristo e a aceitou, tem as seguintes características:
É nascido de novo Jo 3.3,7
É regenerado Tt 3.5; 1º Pd 1.3
É transformado 2º Co 3.18
É nova criatura 2º Co 5.17; Rm 8.9
É filho de Deus Jo 1.11-13; 1º Jo 3.1,2
É filho da Luz Ef 5.8; 1º Ts 5.5

I ? NASCIDO DE NOVO Jo 3.3,7

Nascido de novo conforme a palavra de Jesus ao Dr. Nicodemos, não está no sentido literal, e nem o podia ser conforme Nicodemos interpretou em Jo 3.4, más está no sentido espiritual como se vê em Jo 3.8
O primeiro nascimento logicamente é carnal veja em Jo 3.6a e Jo 1.13 e portanto, composto de carne e sangue. Quem ainda está no primeiro nascimento, não pode ver o reino de Deus veja Jo 3.3 e nem entrar nele Jo 3.5; 1º Co 15.50
Quem está somente no primeiro nascimento é:
Carnal literalmente Jo 3.6
E como carnal, sua preocupação é mais com as coisas terrenas Cl 3.1-3; Fp 3.19; Rm 8.5a
É cego espiritualmente 2º Co 4.4
Como cego espiritualmente, não entende as coisas do Espírito 2º Co 4.4a; 1º Co 2.14
Quem recebe e está no segundo nascimento é:
Inteiramente espiritual Jo 3.6b, 8; Jo 1.13. Observe em Jo 1.13, o texto diz que fomos nascidos de Deus.
Como nascer de Deus? Como se explica isso? Vejamos:
Gerados pela palavra 1º Pd 1.3,23; Tg 1.18a
Vencedor sobre o mundo 1º Jo 5.1,4
Declarado filho de Deus Jo 1.12; 1º Jo 3.1,2; Rm 8.1,16
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II - REGENERADO 1º Pd 1.3; Tt 3.5

O termo regenerar, significa restabelecer o que estava perdido. Esta palavra estava perdido, lembra-nos o que Jesus disse a respeito de Zaqueu em Lc 19.10. Assim a pessoa nova convertida e nascida de novo, é regenerada e, portanto recuperada sua situação espiritual 1º Co 6.10,11; 2º Co 5.17. A alma está lavada (das imundícies do mundo) pela palavra Jo 15.3.

O crente regenerado:
Não conforma com o mundo Rm 12.2a
Não ama o mundo, nem sua composição mundana 1º Jo 2.15
Não vive por aí pecando voluntariamente 1º 3.6,8-10
Vive uma vida de oração Mt 6.9-13; 1º Ts 5.17
É testemunha de Jesus, para não ser envergonhado por Ele Mc 8.38 e At 1.8b
Aplica-se a leitura da palavra de Deus, e não deixa de meditar nela Js 1.8; Sl 1.1,2 e Jo 5.39
Canta e louva ao Senhor Cl 3.16 e Sl 100.1,2

III - TRANSFORMADO 2º Co 3.18

Aqui fala de tomar legalmente outra forma, no sentido espiritual. E no texto acima, que fala de transformação do novo convertido, o contexto de 2º Co 3.16a diz: "Mas quando converterem ao Senhor ...", assim fala de alguém que, uma vez convertido receberá a d e v i d a transformação que será de glória em glória, isto é, crescimento espiritual gradativo 2º Pd 3.18.

O QUE DEVE SER TRANSFORMADO NO NOVO CONVERTIDO, CONFORME 2º Co 5.17 e 1º Ts 5.23: ESPÍRITO, ALMA E CORPO.

ESPÍRITO ? O espírito, é a parte do homem que inclui a Razão, vontade e consciência que é imortal. Espírito e alma, são tão ligados que as vezes se confundem, como por exemplo: Ec 12.7, é o espírito que volta á Deus; em Ap 6.9 é a alma que volta. Em Mt 10.28, quem não morre é a alma; e em Tg 2.26 é o espírito.
ALMA ? O vocábulo nephesh (heb), é traduzido alma mais de 500
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vezes no Antigo Testamento e payche (gr), mais de 30 vezes no Novo Testamento. Muitas vezes as duas palavras é traduzida vida. A palavra quer dizer substância incorpórea, imaterial, invisível, impalpável criada por Deus
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Gn 2.7. É portanto imortal no homem, no sentido genérico, por ser parte de Deus.
A alma do inconverso, antes de sua transformação, está separada de Deus por causa do pecado Rm 3.23. Más após sua transformação, conforme 1º Co 6.11 de todos os pecados relacionados em 1º Co 6.10 e Gl 5.19-21, sendo uma nova criatura 2º Co 5.17, agóra deverá conservar sua alma Hb 10.39.

CORPO ? Corpo, é a parte material do homem Gn 2.7. A alma de que falamos acima, vive neste corpo conforme deduzimos do mesmo texto de Gn 2.7.

Nosso corpo deve ser conforme Rm 12.1, agradável a Deus como:
O traje das roupas Dt 22.5; Lm 1.9
O cabelo da mulher 1º Pd 3.3; Lc 7.38; Jo 11.2; 12.3; 1º Co 11.5,10, 13, 15 e 16
O cabelo do homem 1º Co 11.4, 7, 14 e 16
O corpo é o santuário ( casa ) do Espírito Santo 1º Co 3.16; 6.19 e 2º Co 6.16. Portanto o corpo deve ser conservado irrepreensível 1º Ts 5.23.

IV ? NOVA CRIATURA 2º Co 5.17

O sentido de nova criatura, nas palavras do apóstolo Paulo, no texto que lemos, está intimamente relacionado a condição de nascido de novo, conforme Jesus disse ao Dr. Nicodemos Jo 3.7. E jamais alguém poderá ser nova criatura, sem o novo nascimento.

APRESENTAREMOS A SEGUIR, AS CARACTERÍSTICAS DAS DUAS CRIATURAS:


A primeira criatura é:
Nascida da carne Jo 3.4, 6a
Criada por Deus ( primeira criação) Gn 1.27
Atitude espiritual pecaminosa Rm 8.5, 6a ? 8; 1º Co 6.9,10; Tt 3.3; Gl 5.19-21
Suas obras desejam serem vistas Mt 23.5
É natural 1º Co 2.14


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O novo convertido, embora estar no seu corpo físico ou corpo nascido da carne, como vemos em Jo 3.4,6a , há uma diferencia neste corpo pelo fato da mudança ocorrida pela regeneração 1º Pd 1.3 e Tt 3.5
Assim, a Segunda criatura tem:
Uma atitude espiritual santa Rm 8.1, 5b, 6b
As coisas velhas já passaram tudo agora se fez novo 2º Co 5.17

Tem um corpo de carne, porém não é carnal Rm 8.1, 5b; Jo 3.6b
Tem Cristo em sua vida Rm 14.7; 2º Co 5.15; Gl 2.20
Tem sua vida para Deus Rm 6.10
Tem os frutos do Espírito Santo Gl 5.22
É Santificado, justificado e lavado conforme 1º Co 6.11; Jo 15.3 e Tt 3.5,6
Tem a crucificação da carne e suas paixões Gl 5.24; 2.20 e Rm 6.6
Tem o bom exemplo, linguagem sã, e é irrepreensível Tt 2.7,8
Assim, temos as duas naturezas: a terrena e a espiritual 2º Co 5.17

V ? FILHO DE DEUS Jo 1.11-13 e 1º Jo 3.1,2

Quando se diz filho de Deus, logicamente é porque existe o que não é filho de Deus. Assim, temos uma palavra de Jesus a respeito em Jo 8.42-47 leia. Então, como você viu, os que são de Deus (filhos de Deus), escuta, pratica, obedece e vive a palavra de Deus.
Filho de Deus, se aplica aquele que se identifica com Deus. Pois, o filho sempre tem as características do pai e o aceita Jo 5.43. Aceita? Aceitar o que? Respondemos: aceitar o plano de Deus para a salvação em Cristo.

Assim temos:
Jesus que é o caminho, a verdade e a vida Jo 14.6
Jesus como único mediador entre Deus e o homem At 4.12; 1º Tm 2.5
O sangue de Jesus que nos purifica de todo o pecado 1º Jo 1.7
Somente Jesus que perdoa os nossos pecados 1º Jo 1.9
Que o salvador é Jesus. Profetizado em Is 7.14 e 9.6. Cumprida em: Mt 1.18-23
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Então observaremos o seguinte: Um filho de alguém, só poderá provar ser seu filho, se tiver um documento que prove isso, por exemplo: o exame de sangue DNA, ou no mínimo o Certificado de Nascimento original. Também, alguém só poderá provar ser filho de Deus, se tiver seu nome escrito lá no céu. Veja Fp 4.3; Ap 3.5 e 20.15, cuja próva somente pelo Espírito Santo receberá a
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comunicação e testificará Rm 8.16. Outra próva, é a escritura da palavra de Deus no coração Sl 119.11; Js 1.8; Sl 1.2; Jr 31.33 e Hb 10.16. Jesus deixou bem claro em suas palavras, a todos os que desejarem serem filhos de Deus, devam se identificarem com Ele, se não vejamos:

Jo 13.34,35 Amar uns aos outros como Ele nos amou;
Jo 14.18,21,23,24 Guardar os seus mandamentos.

É importante saber que Deus não tem filhas e sim filhos. No sentido genérico, todos os salvos homens e mulheres são filhos de Deus Mt 22.30. João falava incluindo homens e mulheres nas palavras "amadas e filhos" I Jo 3.2. Na Bíblia a palavra filha, em algumas vezes quer dizer neta ou descendente por exemplo:
Filha de belial I Sm 1.16 significa filha da indignidade ou mulher indigna;
Filha como referindo a cidades veja Nm 27.6-11. Então filho de Deus, é aquele que:
Passou por um outro nascimento Jo 3.3,7
Passou pelo processo da regeneração I Pd 1.3; Tt 3.3-5
Passou pelo processo da transformação II Co 3.18
É nova criatura II Co 5.17
Agóra é filho de Deus I Jo 3.2

Falaremos um pouco agóra sobre o que não é filho de Deus:
O que não é filho de Deus, não tem sua característica veja:
Não tem Jesus como o caminho. Ele é o caminho Jo 14.6;
Tem vários caminhos Is 55.8,9;
Não tem e nem obedece a Jesus como o único mediador At 4.12; I Tm 2.5;
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Ele roga a outros deuses que não é o verdadeiro I 45.20;
Os efésios antes de sua conversão, adoravam uma deusa chamada "Diana" veja At 19.27,28;
No Brasil, não é diferente. Basta lembrar o dia 12 de Outubro;
Na Índia eles adoram a vaca;
Ele não crê que o sangue de Cristo perdoa pecados como diz I Jo 1.7;
Ele aceita e crê na doutrina do homem como purgatório, (purgatório quer dizer: purgante, conforme o Dicionário Silveira Bueno), uma doutrina antibíblica, sacrifícios, penitências e outros rituais. Leia I Tm 4.1-3
Jesus disse que essas pessoas têm por pai o diabo, por satisfazerem seus desejos e vontade. Veja isso em Jo 8.44.
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VI ? FILHO DA LUZ Ef 5.8; I Ts 5.5

Considerando nosso comentário que fizemos no tópico anterior, falando sobre filho de Deus, é porque existe o que não é filho de Deus. Assim, é evidente que quando se fala filho da luz, é porque existe o filho das trevas. Examinando os textos de I Ts 5.5; Jo 12.35,36; I Jo 2.9,10,11 temos os filhos da luz, cuja luz é o Senhor Jesus. E, existe os filhos das trevas, referindo-se ao diabo e os seus anjos maus Ef 6.12.

VII ? COMO DISCÍPULO Mt 28.19

A Enciclopédia bíblica O. S. Boyer, define discípulo aquele que recebe disciplina, instrução, conselhos ou exemplo de outra pessoa.
Como já dissemos no princípio, o novo convertido nos seus primeiros dias de vida cristã, precisa do alimento (leite espiritual) em dose pequena conforme diz I Co 3.2 e I Pd 2.2, até que com o tempo ele possa se alimentar de alimento sólido de acordo com Hb 5.14.

O novo convertido na medida em que ele participa dos cultos evangelísticos, da doutrina, da escola bíblica dominical e da leitura da palavra de Deus, ele vai crescendo espiritualmente e sendo formado gradativamente confira Js 1.8 e I Pd 2.2 sendo também aprovado diante de Deus II Tm 2.15. O bom discípulo é sempre aquele que aprende de Jesus Mt 11.29. Vejamos alguns procedimentos detalhados do bom discípulo quanto ao traje dele ou dela:

a) Sua roupa Dt 22.5; I Pd 3.3-5
O cabelo do homem ou da mulher I Co 11.5,7,14-16

Abstém de uso de jóias supérfluas I Pd 3.3; I Tm 2.9
Obs. Não consideramos aqui as jóias necessárias tais como: anéis de formaturas ou alianças de compromissos conjugais, pois a Bíblia diz honra a quem honra Rm 13.7. Porém trata-se aqui das jóias como: brincos, pulseiras, colares e outros desnecessários de fins vaidoso. Veja Ef 4.17
O bom discípulo ouve a orientação do Espírito Santo e não ama as coisas do mundo Rm 12.1,2; I Jo 2.15
Tem bom procedimento nos negócios com os irmãos da Igreja e com os de fora dela Rm 14.13; I Co 6.1-9; I Co 10.32; II Co 6.3
Testemunho como bom crente Mt 5.13-16; I Co 14.25; Tt 2.7,8 e I Pd 2.12
Assim viviam os que recebiam a palavra de bom grado e eram batizados:
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Perseveravam na doutrina At 2.42a
Perseveravam na comunhão At 2.42b
Perseveravam no partir do pão At 2.42c
Perseveravam nas orações At 2.42d
Em toda alma havia temor At 2.43a
Entre eles acontecia maravilhas At 2.43b

Viviam sempre juntos (unidos) At 2.44a
Tinham tudo em comum At 2.44b
Perseveravam todos no templo At 2.46
Acrescentava o Senhor os que se haviam de salvar At 2.47. Este deve ser o nosso proceder, pois Jesus não mudou Hb 13.8, se queremos servir ao Senhor.

VIII ? PREPARANDO PARA O BATISMO EM ÁGUAS Mt 28.19,20; Mc 16.15,16

Analisando o que dizem os textos acima, primeiramente a pessoa deve ser evangelizada Mc 16.15, depois de evangelizada ela deve crer Mc 16.16a, após crer deve ser ensinada Mt 28.19b; 20a e, somente após isto, que ela deve ser imergida ou batizada. Leia ainda estes textos: Rm 10.8c; Rm 10.9b; Jo 3.16; Rm 10.11; At 8.35-38 e At 2.41ª. Assim concluímos com estas próvas bíblicas que o discípulo na Igreja primitiva era primeiro instruído isto é, ensinado, para depois ser batizado. E não batizado, para depois crer e ser ensinado. Não podemos jamais esquecer as repreensões de João Batista quando batizava no rio Jordão. Leiamos com atenção o que disse João Batista Mt 3.1-12 e também o batismo de Jesus dando o exemplo se batizando com quase 30 anos de idade. Confira isto em Lc 3.21-23.
O batismo deve ser por imersão (mergulho) At 8.39; Mc 1.10 e não por aspersão (água sobre a cabeça), que neste caso não se tem próvas bíblicas.
Todo batismo não sendo por imersão (mergulho), é um batismo porém, é um batismo pagão ou anti-bíblico. O discípulo só passará a ser membro da Igreja visível após o batismo. E, só após o batismo, é

que ele poderá participar de atividades especiais da Igreja tais
como: assumir cargos, participar de conjuntos, tomar Santa Ceia e outras atividades na Igreja como: corais e bandas, as quais só serão permitidas aos membros batizados. Porém desde o dia em que a pessoa se entregou para Jesus, já é participante da Igreja invisível porque foi gerado pela palavra I Pd 1.3,23; Tt 3.5; Jo 1.12.
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LIBERTAÇÃO:

O discípulo antes de se batizar, deve ter a próva de que está liberto de todos os vícios e costumes do mundo, é o que João Batista exigiu do povo que iam ao batismo no rio Jordão conforme Mt 3.1,2,5-8. Isto porque, se a pessoa se batizar sem ser liberta, estará se complicando mais. Veja II Pd 2.22. A palavra de Deus diz que a pessoa deve produzir frutos dígnos de arrependimento antes de ser batizada Mt 3.8.

IX ? COOPERANDO NA OBRA DO SENHOR Rm 16.3; I Co 3.9

Segundo a Enciclopédia Bíblica O. S. Boyer, quem pratica a cooperação, tem o ato de cooperar. E o cooperador, é aquele que coopera conforme os textos acima que citamos e lemos, estando portanto sempre pronto a ajudar os demais. Assim, o crente após sua decisão por Cristo, entra em um processo de formação espiritual aprendendo Mt 28.20, e que após sua aprovação II Tm 2.15, começa dar sua parcela de cooperação na obra do Senhor conforme lemos a lista de cooperadores da igreja primitiva Rm 16.3,6,9,12. Assim é dever do crente cooperar na igreja onde congrega como sendo:
1) Indo à igreja e participar dos cultos Hb 10.25; Sl 27.4
2) Cantando, louvando, adorando e contribuindo financeiramente Sl 100.2; 29.2; II Co 9.2
3) Cooperando na escola bíblica dominical II Tm 2.15
4) Aprendendo do Senhor e ensinando o que aprendeu Mt 11.29; 28.20
5) Cooperando na evangelização pois é uma ordem do Senhor At 8.25; Mc 16.15
6) Entregando o dízimo do Senhor Ml 3.7-10; Mt 23.23
6.1) Abrão nosso pai na fé, deu o dízimo Gn 14.20; Jacó Gn 28.22
6.2) Quem não dá o dízimo, a Bíblia o qualifica de ladrão Ml 3.8
6.3) É uma pessoa sujeita a maldição Ml 3.9
6.4) A Bíblia diz que o lugar do ladrão é fora do céu Ef 5.5; I Co 6.10; Cl 3.5,6
7) Pelo contrário, quem entrega o dízimo do Senhor será abençoado grandíssimamente Ml 3.10; II Cr 41.4-12
8) Deus manda-nos que lhe demos o dízimo, e ao mesmo tempo se quisermos poderemos fazer provas dele Ml 3.10



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X - DISCÍPULOS E COOPERADORES SIM
DISCÍPULAS E COOPRRADORAS NÃO?

Para responder a esta pergunta, usaremos recursos bíblicos com absoluta certeza que, em nosso assunto tanto se aplicará ao homem como á mulher. Em nosso tópico nº 7, falamos da pessoa como discípulo restringindo unicamente ao homem, e pouco falamos sobre a discípula. Como já vimos, discípulo ou discípula, é quem recebe disciplina ou instrução, conselhos ou exemplos de outrem. Olharemos para a Escritura Sagrada, sobre o que ela diz sobre discípula. É interessante observarmos que a palavra discípula, na Bíblia, não mais a encontra senão em Atos dos apóstolos 9.36. Todavia como esta mulher, todas as demais mulheres que aceitaram Jesus em suas vidas, recebendo instruções e conselhos são também discípulas do mestre, pois também estão aprendendo dele.

Veremos agora sobre cooperadoras:
Como já vimos, cooperador ou cooperadoras é quem tem o ato de cooperar. Neste caso, todos os membros da igreja que estão em comunhão, são cooperadores e cooperadoras na obra do Senhor, pois cremos que foi sem distinção de sexo que Jesus disse: Ide por todo o mundo...Mc 16.15. Como se vê, aqui incluem homens e mulheres para cooperarem no trabalho de pregação do evangelho. Além dessa forma comum de cooperação, há aqueles cooperadores definidos e qualificados para a ajuda do pastor e com cargos específicos conforme lemos em At 6.1-7; Rm 16.3,6,12 ( mulheres ), ainda II Co 8.23. Hoje em nossas igrejas temos temos os cooperadores de cargos específicos como: Secretários, tesoureiros, superintendentes, professores de escolas dominicais etc, não esquecendo-se, do diácono o qual se qualifica também como cooperador porém, em uma posição destaque entre os demais na sua cooperação At 6.1-7.

XI - PRESBÍTERO

A palavra presbítero, quer dizer ancião ou alguém de idade madura e de comprovada experiência na função eclesiástica. Também bispo ( lat. episcopus, gr. episkopos, um vigilante ) I Tm 3.1-7; At 20.28; Fp 1.1. As qualificações do presbítero são:

1- Deve ser irrepreensível;
2- Ser marido de uma só mulher ( não deverá neste caso, ser divorciado se
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3- não por único e exclusivo motivo de Mt 19.9; 5.32

4- Vigilante
5- Sóbrio
6- Honesto
7- Hospitaleiro
8- Apito para ensinar
9- Não dado ao vinho ( é melhor evitar toda bebida alcoólica )
10- Não espancador
11- Não cobiçoso
12- Moderado
13- Não contencioso
14- Não avarento
15- Que governe bem a sua casa
16- Ter seus filhos em sujeição e modéstia
17- Não neófito ( recém convertido faltando conhecimento e maturidade espiritual e moral )
18- De bom testemunho

O presbítero embora não sendo separado ou consagrado á pastor, todavia exerce a mesma função de evangelista e pastor, senão vejamos:
1- At 20.28 ( aos anciões ? presbíteros de Éfeso como pastores )
2- I Tm 5.17,18 ( Paulo á Timóteo sobre os presbíteros )
3- Tg 5.14 ( Tiago aos presbíteros ? dirigentes e auxiliares sobre os enfermos )
4- I Pd 5.1-3 ( Pedro que era também presbítero e pastoreava, aos demais presbíteros ? pastores).
Aos bispos ou presbíteros a recomendação da palavra de Deus, é por demais séria conforme I Tm 3.1-7. E da mesma forma, aos diáconos I Tm 3.8-10,12,13 leia estas passagens com muita atenção.

XII - EVANGELISTA

O sentido correto da palavra evangelista, quer dizer "Mensageiro de boas Novas". O evangelista desempenha a obra de um missionário levando o evangelho a lugares onde ainda é desconhecido. Filipe um dos sete diáconos Atos 6.5, tornou-se um verdadeiro evangelista At 21.8. O evangelista, é uma ordem ministerial distinta e bem caracterizada e separada dos apóstolos, profetas, pastores e mestres. Paulo recomendou à Timóteo para fazer a obra de
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um evangelista II Tm 4.5.

Os escritores dos quatro evangelhos, são chamados de evangelistas. Assim sendo, entendemos que o evangelista ganha a alma, o pastor cuida e pastoreia a alma e o mestre, ensina ou discípula a alma.

XIII - PASTOR

Embora há quem não reconhece o ministério de pastor, todavia quem falou sobre este ministério tão glorioso, foi o próprio Senhor Jesus como vemos em J0 21.15-17, continuidade pelos apóstolos como vemos em Hb 13.17; I Ts 5.1213; At 20.28; I Pd 5.2. Assim cada servo de Deus, que está a serviço de sua obra dando atendimento integral ou mesmo parcial, de membro à evangelista executa a função de pastor, porém vale salientar que o Senhor constituiu o ministério de pastor para o aperfeiçoamento dos santos Ef 4.11,12. Portanto, pastores são homens de Deus, constituídos por Deus, para apascentar as ovelhas, Igreja de Deus. Entendemos então: Jesus o Pastor dos pastores assim como Ele é o Senhor da Seara Mt 9.38. Portanto existe o ministério de pastor, aquele que cuida do rebanho porém, este sempre está subordinado a orientação do Sumo-Pastor - Jesus Cristo I Pd 2.25; 5.4; Hb 13.20.

XIV - DOUTORES E MESTRES

Aqui, trata-se de pessoa douta preparada no sentido intelectual e espiritual. Entendemos como um dom especial de Deus, à pessoa conforme o dom da sabedoria e da ciência I Co 12.8. Conforme ainda Rm 12.7, os doutores e mestres, devem ser aqueles ápitos para ensinarem conforme disse o apóstolo Paulo dando seu exemplo I Tm 2.7. Vale observar aqui, que na igreja não são todos mestres ou doutores I Co 12.29.

C O N C L U S Ã O

Quero parabenizar-lhe por chegarmos juntos até aqui, acompanhando este assunto: O NOVO CONVERTIDO E SEUS PASSOS. Meu desejo e votos ao escrever esta matéria, é que o Senhor fale melhor pela orientação do Espírito Santo, fazendo vasos especiais, úteis em suas mãos, seja qual for o cargo ministerial desempenhado por você. Que Deus lhe abençoe. Amém.

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Pr. Marinho Vieira Rocha




BIBLIOGRAFIA



Bíblia Vida
Bíblia Viva
Enciclopédia Boyer
Discionário Bíblico Boyer
Dicionário Português Ediouro
Apostila do mesmo autor Crí e agóra que farei?























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